Em se tratando de desenvolvimento cognitivo e social, que sequelas um adulto pode ter se não tratar

4 respostas
Em se tratando de desenvolvimento cognitivo e social, que sequelas um adulto pode ter se não tratar o transtorno distímico na infância? (com sintomas iniciados aos 7-11 anos de idade)
Ola,
a relação entre alterações de humor e dificuldades cognitivas é muito estudada na literatura.
Todos os transtornos de humor apresentam prejuizos cognitvos em várias esferas, tanto nos momentos de piora do humor, como nos momentos em que o paciente está melhor.
As principais alterações cognitvas nesses quadros envolvem problemas de atenção, de memória e de funções executivas.
Assim, a visão mais moderna do tratamento dos quadros de humor envolvem não só uma melhoria dos sintomas físicos e emocionais, mas, também, uma melhora na funcionalidade profissional e social.
Um abraço.

Transtorno distímico você quer dizer Distimia? Qualquer sintoma psiquiátrico isolado ou descontextualizado torna-se pura descrição de abstração psicopatológica.
Olá, distimia uma forma de rebaixamento crônico do humor, persistindo por aproximadamente 2 anos e não preenchendo os critérios para depressão. Apresenta sintomas de falta de interesse, fadiga, falta de perspectiva no futuro, um percepção deprimida e pessimista dos acontecimentos da vida. Oscilações de humor, isolamento, irritabilidade, dificuldades relacionadas a concentração e tomadas de decisão são presentes no quadro clínico.
Em relação a data de aparecimentos dos sintomas, não é incomum surgir na infância. Precisamos ficar atentos ao cotidiano e se este está impactado por emoções e comportamentos disfuncionais. Os processos cognitivos e sociais podem ser estimulados. Importante construir elementos de apoio que favoreçam o desenvolvimento emocional e uma rotina diária funcional. Encontrar um lugar para além do transtorno ou da falta de prazer. Encontrar independente da idade um estado de satisfação possível em ser quem se é.
Espero ter ajudado.
Abs, Betânia Tassis. .
Se não tratados, os sintomas tendem a continuar e com o passar dos anos podem levar ao isolamento, devido ao nervosismo e impaciência típicos do distímico. A pessoa prefere se isolar do que interagir. Isto na fase da adolescência pode gerar muitas perdas sociais. Um acompanhamento terapêutico pode ajudar a pessoa a melhorar sua condição e levar a vida de forma mais leve. Um grande abraço!