O que é alexitimia?

6 respostas
O que é alexitimia?
Olá! É uma dificuldade que o indivíduo tem em expressar através da fala sobre seus sentimentos e emoções,por vezes parecendo não compreendê-los, como se fosse uma "cegueira emocional".Seu tratamento psicológico auxilia a aprender novas crenças, reconhecer suas emoções e lidar com elas, etc. À disposição !

A alexitimia trata-se da incapacidade ou dificuldade em reconhecer os próprios estados emocionais ou sentimentos.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição
A Aleximia é um distúrbio neurológico que provoca no indivíduo a incapacidade de controlar e reconhecer suas emoções, levando-o a ter dificuldades de expressar seus sentimentos, suprimindo suas emoções e sensações dolorosas como forma de defesa, de autoproteção, de negação de possíveis traumas, provenientes do TEPT (transtorno do estresse pós-traumático) ou de conflitos diversos. O tratamento psicoterápico auxiliará na identificação e elaboração das emoções. A terapia EMDR é bastante indicada. Fico a disposição.
O alexitimico costuma confundir sentimentos a sensações físicas. Ex; Após algum episódio traumático poderá reclamar de dor de cabeça ou fadiga, mas não saberá relatar de forma precisa o que realmente sentiu. Normalmente esse indivíduo tem grande dificuldade para usar uma linguagem apropriada ao descrever sentimentos e emoções, além de uma capacidade de imaginação fantasiosa e empobrecida . Att/
A Alexitimia é um transtorno psicológico que faz com que a pessoa não consiga expressar as emoções, mas por dentro está sentindo uma agitação emocional.
Algumas vezes quando essas pessoas tentam demonstrar sentimento, dizem que estão com dor ou com outra sensação física. Essas pessoas têm dificuldade em transformar emoções em palavras.
Alexitimia são déficits no processamento cognitivo de emoções., devido a uma desordem psicológica inadaptada, que é caracterizada pela incapacidade de identificar e descrever verbalmente emoções e sentimentos em si mesmo, bem como em outros.

A palavra significa literalmente “sem palavras para a emoção”, e vem do grego lexis “falta” e timia para “emoção”.

Portanto, a característica principal da alexitimia é uma falta de consciência emocional, falta de ligação social e relacionamentos interpessoais deficientes.

Além disso, aqueles que sofrem de alexitimia têm dificuldade em reconhecer e entender as emoções dos outros.

Psicólogo Domingos Fernandes