Transtorno distímico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Distimia é um transtorno do humor assim como a depressão porém ocorre de uma forma crônica, com a persistência de tristeza por longo tempo (pelo menos dois anos), durando a maior parte do dia, na maioria dos dias.
Além da tristeza pode estar presente também alteração do apetite, do padrão de sono, sensação de diminuição de energia, baixa auto estima, com pensamentos de menos valia, culpa, de não ter valor ou pessimismo intenso.
Trata de uma patologia crônica. Também é conhecida como a doença do mau humor, pois as pessoas que sofrem desta doença são cronicamente mau humoradas.
Muitas vezes está associada a outras doenças como depressão, ataques de pânico e ansiedade, quadros dolorosos, o que leva aos pacientes procurarem vários especialistas sem sucesso.
O tratamento é com medicamento e psicoterapia. Atividade física e cuidados com o sono e alimentação fazem parte do tratamento também.

Especialistas em transtorno distímico

Encontre um especialista em Transtorno Distímico na sua cidade:
João Marcos Panho

João Marcos Panho

Psicólogo

Mangueirinha

Vanessa Martins Lopes Nuevo

Vanessa Martins Lopes Nuevo

Psicólogo

Sumaré

Ana Beatriz Férris

Ana Beatriz Férris

Psicólogo

Niterói

Ricardo Meloni

Ricardo Meloni

Psicólogo

Sertãozinho

Geórgia Neves

Geórgia Neves

Psiquiatra

Jundiaí

Cláudia de Borba Barreto

Cláudia de Borba Barreto

Psicólogo

Pelotas

Perguntas sobre Transtorno distímico

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Transtorno distímico

O tempo de tratamento vai depender da pessoa e da intensidade do transtorno, aconselho você procurar um profissional especializado para poder avaliar a sua situação mais detalhadamente.
4 respostas

Os sintomas das patologias citadas, podem se confundir. Para dirimir suas dúvidas, seria necessário que procurasse um Psiquiatra. Mas mais importante do que nomear os sintomas que sente, seria…
4 respostas

 Thiago de Sousa
Thiago de Sousa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Nenhuma medicação, por mais moderna que seja irá trazer resultados frente ao que você se queixa. Não há pílula mágica que resolva as questões e impasses que nós mesmos nos colocamos.
A…
5 respostas

Especialistas falam sobre Transtorno Distímico

A Distimia é um tipo de depressão que faz parte do grupo dos transtornos mentais que interferem com o humor das pessoas e por isso os psiquiatras chamam esses quadros de "Transtornos do Humor". Ela é diferente porque seus sintomas são mais leves, mas têm uma longa duração. Isso torna difícil que o paciente se perceba deprimido, fazendo com que ele conviva com essa depressão, tentando se sobrepor. Muitas vezes é tida como uma personalidade difícil, pessimismo ou um mal humorado. As pessoas não conseguem sentir prazer nas suas atividades, sente-se pesado, lento, fazendo apenas o que é obrigado. Tem tratamento e a qualidade de vida melhora muito, inclusive dos familiares.

Douglas Motta Calderoni

Psiquiatra

São Paulo


O portador de distimia costuma ter prejuízos em diversas esferas sociais. São pacientes cronicamente deprimidos, que costumam não sentir prazer nas atividades habituais, podem ser irritados, tem uma visão negativa sobre si próprios e sobre os outros, baixa autoestima, sentimento de desesperança, diminuição da energia para as atividades, insônia. Entretanto, com ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo, os pacientes distímicos podem apresentar melhora substancial dos sintomas e ter mais qualidade de vida.

Geraldo Moreira

Psiquiatra

Recife

Quais profissionais tratam Transtorno distímico?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.