Tenho distimia diagnosticada por psiquiatra e psicologa cognitivo-comportamental. É possivel fazer algum

5 respostas
Tenho distimia diagnosticada por psiquiatra e psicologa cognitivo-comportamental. É possivel fazer algum exame que dosifique a quantidade de serotonina e dopamina? Como se dá o mecanismo de redução desses neurotransmissores?
A serotonina e a dopamina são agentes químicos que se encontram nas sinapses. Diversos fatores situacionais podem aumentar ou diminuir seus níveis. Não existem instrumentos que mensuram a quantidade desses agentes químicos. No tratamento medicamentoso, o profissional médico analisará a eficácia do medicamento mediante a relato dos sintomas pelo paciente. Dessa forma, ajusta-se a dosagem do medicamento. O tratamento da depressão necessita de acompanhamento psicoterápico também, pois possibilitará uma maior compreensão sobre seu funcionamento psicológico e, por consequência, uma melhor qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Me parece que a sua preocupação com o diagnóstico em si é muito grande e com isso você sente a necessidade de quantificar a serotonina e a dopamina no seu corpo. Para você é importante entender todo o processo da depressão para que você consiga lidar com ela.
Os exames da atividade cerebral são chamados de PET (tomografia por emissão de pósitrons) e SPECT (tomografia por emissão de fótons). São utilizados em pesquisas sobre diversos transtornos mentais e verificam níveis de atividade em áreas distintas do cérebro, ou seja o funcionamento cerebral. Não é uma contagem desses neurotransmissores, mas a avaliação do funcionamento como um todo. Na prática clínica esse não é um recurso solicitado, é um recurso muito utilizado em pesquisas científicas. Para o paciente os sinais de melhora são facilmente verificados na melhora do estado clínico. Os psiquiatras são capazes de avaliar os progressos de várias medicações através da melhora dos sintomas.
Sendo a distmia uma depressão de longa data, não se pode afirmar, com precisão, quais fatores podem ter influenciado no processo de rebaixamento dos níveis de serotonina e dopamina. Nesse momento, o mais importante é você buscar acompanhamento com psiquiatra e psicólogo. A psicoterapia irá te oferecer suporte para passar por esse processo.
Não existe um exame que dosifique a quantidade de serotonina e/ou dopamina existentes nas sinapses. E a quantidade desses neurotransmissores está relacionada a influencias multifatoriais. Se você está de acordo com o quadro diagnóstico apresentado por seu psiquiatra e psicóloga, siga as orientações deles com perseverança e paciência. A distimia é uma forma crônica da depressão e o tratamento adequado o ajudará a ter mais qualidade de vida.

Especialistas

Caroline de Araújo

Caroline de Araújo

Psicólogo

Balneário Camboriú

Silvia Bloisi

Silvia Bloisi

Médico clínico geral

Salvador

Renata Nunes Pedras

Renata Nunes Pedras

Psicólogo

São Paulo

Ricardo Dantas

Ricardo Dantas

Psicólogo

Juazeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Transtorno Distímico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.