Tenho distimia diagnosticada por psiquiatra e psicologa cognitivo-comportamental. É possivel fazer algum

5 respostas
Tenho distimia diagnosticada por psiquiatra e psicologa cognitivo-comportamental. É possivel fazer algum exame que dosifique a quantidade de serotonina e dopamina? Como se dá o mecanismo de redução desses neurotransmissores?
A serotonina e a dopamina são agentes químicos que se encontram nas sinapses. Diversos fatores situacionais podem aumentar ou diminuir seus níveis. Não existem instrumentos que mensuram a quantidade desses agentes químicos. No tratamento medicamentoso, o profissional médico analisará a eficácia do medicamento mediante a relato dos sintomas pelo paciente. Dessa forma, ajusta-se a dosagem do medicamento. O tratamento da depressão necessita de acompanhamento psicoterápico também, pois possibilitará uma maior compreensão sobre seu funcionamento psicológico e, por consequência, uma melhor qualidade de vida.

Me parece que a sua preocupação com o diagnóstico em si é muito grande e com isso você sente a necessidade de quantificar a serotonina e a dopamina no seu corpo. Para você é importante entender todo o processo da depressão para que você consiga lidar com ela.
Os exames da atividade cerebral são chamados de PET (tomografia por emissão de pósitrons) e SPECT (tomografia por emissão de fótons). São utilizados em pesquisas sobre diversos transtornos mentais e verificam níveis de atividade em áreas distintas do cérebro, ou seja o funcionamento cerebral. Não é uma contagem desses neurotransmissores, mas a avaliação do funcionamento como um todo. Na prática clínica esse não é um recurso solicitado, é um recurso muito utilizado em pesquisas científicas. Para o paciente os sinais de melhora são facilmente verificados na melhora do estado clínico. Os psiquiatras são capazes de avaliar os progressos de várias medicações através da melhora dos sintomas.
Sendo a distmia uma depressão de longa data, não se pode afirmar, com precisão, quais fatores podem ter influenciado no processo de rebaixamento dos níveis de serotonina e dopamina. Nesse momento, o mais importante é você buscar acompanhamento com psiquiatra e psicólogo. A psicoterapia irá te oferecer suporte para passar por esse processo.
Não existe um exame que dosifique a quantidade de serotonina e/ou dopamina existentes nas sinapses. E a quantidade desses neurotransmissores está relacionada a influencias multifatoriais. Se você está de acordo com o quadro diagnóstico apresentado por seu psiquiatra e psicóloga, siga as orientações deles com perseverança e paciência. A distimia é uma forma crônica da depressão e o tratamento adequado o ajudará a ter mais qualidade de vida.