Em transtornos dissociativos entra a tal da despersonalização?

4 respostas
Em transtornos dissociativos entra a tal da despersonalização?
O que é chamado de transtorno dissociativo por classificações clínicas usadas pelas psiquiatria como o DSM-5 e o CID 10 que são os manuais de referência na área da saúde para diagnósticos na área médica, para a psicanálise é entendido como um quadro clínico dentro do campo da psicose, onde podemos encontrar quadros como a esquizofrenia, a paranoia e a melancolia. Dependendo da história de vida do paciente e foi processo de formação de seu quadro clínico, no caso de um quadro de psicose, a despersonalização pode surgir como parte do conjunto de sintomas do quadro clínico deste paciente. Em casos de quadros de psicose, o mais aconselhável é passar por uma avaliação psiquiátrica em caso de necessidade de prescrição de medicamentos para contenção de crises e/ou surtos e o início de um processo psicoterapeutico capaz de acolher o paciente como um todo e não apenas um sintoma, como fazemos nos processos de psicanálise.
Espero ter ajudado
Abraços

A despersonalização se enquadra dentro dos transtornos dissociativos (Transtorno de Despersonalização/Desrealização, segundo o DSM V). Os episódios de despersonalização podem ser recorrentes ou persistentes. É um transtorno com tratamento desafiador, não havendo um tratamento padrão em psicoterapia ou com medicação psiquiátrica bem estabelecida. Estudos tem avançado na área e, embora ainda não existam medicamentos seguros e eficazes, a abordagem psicoterapêutica sobre eventos ambientais e pessoais tem mostrado bons resultados a longo prazo. Nesse caso a psicoterapia visa trabalhar na identificação dos gatilhos para as crises de despersonalização e no manejo de situações que possam levar à crise. Geralmente é um transtorno associado ao estresse intenso e ansiedade em níveis bastante elevados, assim como regras bastante inflexíveis sobre seu próprio comportamento. É um tratamento com objetivos a longo prazo.
Pode ocorrer várias comorbidades. O aspecto dissociativo é visto como um mecanismo de enfrentamento, a pessoa literalmente se dissocia-se de uma situação ou experiencia traumática ou dolorosa para assimilar com a sua mente consciente.
A despersonalização é uma sensação de estar separado do corpo e muitas vezes referida como fora do corpo e pode acontecer de se sentir em desrealização, sentimento de que o mundo não é real.
Procure por um psiquiatra de confiança para analisar o caso e lhe dar um encaminhamento e um diagnostico preciso. Fazer uma psicoterapia irá ajuda-lo para entrar em contato consigo mesmo.
Pode ocorrer sim a despersonalização, que é de uma forma geral caracterizada por experiências de sensação de irrealidade, ruptura da personalidade. Pode ser traço, sintoma de várias outras desordens (uso de drogas, transtorno depressivo, transtorno bipolar, esquizofrenia e até mesmo de estresse pós traumático, dentre outros).