Em transtornos dissociativos entra a tal da despersonalização?

4 respostas
Em transtornos dissociativos entra a tal da despersonalização?
O que é chamado de transtorno dissociativo por classificações clínicas usadas pelas psiquiatria como o DSM-5 e o CID 10 que são os manuais de referência na área da saúde para diagnósticos na área médica, para a psicanálise é entendido como um quadro clínico dentro do campo da psicose, onde podemos encontrar quadros como a esquizofrenia, a paranoia e a melancolia. Dependendo da história de vida do paciente e foi processo de formação de seu quadro clínico, no caso de um quadro de psicose, a despersonalização pode surgir como parte do conjunto de sintomas do quadro clínico deste paciente. Em casos de quadros de psicose, o mais aconselhável é passar por uma avaliação psiquiátrica em caso de necessidade de prescrição de medicamentos para contenção de crises e/ou surtos e o início de um processo psicoterapeutico capaz de acolher o paciente como um todo e não apenas um sintoma, como fazemos nos processos de psicanálise.
Espero ter ajudado
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A despersonalização se enquadra dentro dos transtornos dissociativos (Transtorno de Despersonalização/Desrealização, segundo o DSM V). Os episódios de despersonalização podem ser recorrentes ou persistentes. É um transtorno com tratamento desafiador, não havendo um tratamento padrão em psicoterapia ou com medicação psiquiátrica bem estabelecida. Estudos tem avançado na área e, embora ainda não existam medicamentos seguros e eficazes, a abordagem psicoterapêutica sobre eventos ambientais e pessoais tem mostrado bons resultados a longo prazo. Nesse caso a psicoterapia visa trabalhar na identificação dos gatilhos para as crises de despersonalização e no manejo de situações que possam levar à crise. Geralmente é um transtorno associado ao estresse intenso e ansiedade em níveis bastante elevados, assim como regras bastante inflexíveis sobre seu próprio comportamento. É um tratamento com objetivos a longo prazo.
Pode ocorrer várias comorbidades. O aspecto dissociativo é visto como um mecanismo de enfrentamento, a pessoa literalmente se dissocia-se de uma situação ou experiencia traumática ou dolorosa para assimilar com a sua mente consciente.
A despersonalização é uma sensação de estar separado do corpo e muitas vezes referida como fora do corpo e pode acontecer de se sentir em desrealização, sentimento de que o mundo não é real.
Procure por um psiquiatra de confiança para analisar o caso e lhe dar um encaminhamento e um diagnostico preciso. Fazer uma psicoterapia irá ajuda-lo para entrar em contato consigo mesmo.
Pode ocorrer sim a despersonalização, que é de uma forma geral caracterizada por experiências de sensação de irrealidade, ruptura da personalidade. Pode ser traço, sintoma de várias outras desordens (uso de drogas, transtorno depressivo, transtorno bipolar, esquizofrenia e até mesmo de estresse pós traumático, dentre outros).

Especialistas

Filomena Wolff

Filomena Wolff

Psiquiatra

São Paulo

Melissa Fernandes

Melissa Fernandes

Psicólogo

Recife

Ionice Neves

Ionice Neves

Psicólogo

Belo Horizonte

Lucas de Freitas Silva

Lucas de Freitas Silva

Psicólogo

Ribeirão Preto

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos Dissociativos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.