É possível o TEPT ter sido desencadeado por um episódio de abuso sexual na infância e persistir na v

18 respostas
É possível o TEPT ter sido desencadeado por um episódio de abuso sexual na infância e persistir na vida adulta? Sempre fui diagnosticada com Síndrome do Pânico e hoje um novo médico me diagnosticou com TEPT mas o episódio em questão aconteceu há quase 20 anos atrás.
Olá! Sinto muito pelo seu relato.
Sim, o TEPT pode persistir durante todo o curso de vida do indivíduo se não tratado. Assim como o Transtorno do Pânico, o TEPT é um dos transtornos de ansiedade. É importante que você realize um tratamento comportamental para lidar com os gatilhos que ativam seu estresse.
Espero que fique bem!

Olá !
Sim, o transtorno de estresse pós traumático é desencadeado por um episódio traumático, e sofrer um abuso na infância pode desencadear inúmeros transtornos, inclusive esses que você citou.
Caso ainda não faça, recomendo que inicie uma análise, pode ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 170
Olá!
Para realizar o diagnóstico diferencial é importante saber em que momemnto surgiram os sintomas que você apresenta. Se esses sintomas se desencadearam nos seis meses subsequentes ao abuso e persistem ao longo da vida a hipótese diagnóstica é de TEPT. Se os sintomas se manifestaram anos mais tarde, provavelmente seja outro transtorno. Assim, é necessária a realização de avaliação psicológica para o diagnóstico diferencial. O que é certo é que, independente do diagnóstico, a psicoterapia se faz necessária.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! É possível que ainda fiquem sintomas sim, apesar de fazer tempo, cada caso tem um curso diferente... Também é possível que sejam transtornos comórbidos: TEPT e Síndrome do Pânico. Caso esteja em dúvida também sugiro perguntar ao especialista que te avaliou e deu o diagnóstico!
Olá, tudo bem?
Sim, é possível que um evento traumático siga por tanto tempo gerando consequências em nossas vidas. Sinto muito pelo fato relatado! Que bom que você já está buscando ajuda, com certeza, isso fará toda a diferença. Boa sorte!
Um abraço,
Letícia Andrade.
Ola, boa tarde, sinto muito que tenha passado por esta situação, imagino o impacto emocional que trouxe para você. Primeiramente sinta-se acolhida.
Respondendo sua pergunta, sim possível ter sido desencadeado pelo abuso, e se não tratado perdurar até a vida adulta, neste caso dizemos ser um quadro crônico pela duração, mas com tratamento é possível reduzir os sintomas de forma eficaz, e te possibilitar estratégias e habilidades para ter uma vida com mais qualidade. Procure um psicólogo que se identifique e sinta-se acolhida, priorize você e sua qualidade de vida. Sou psicologa e me coloco a disposição para que possa me mandar uma mensagem e conhecer meu trabalho. Um abraço @psiluanamarys
Apesar de ambos serem transtornos de ansiedade, possuem características bem distintas. Se as crises de ansiedade só estiverem relacionadas as questões do abuso pode significar um trauma persistente. Caso apareça em situações diversas aí já caracteriza o quadro do Transtorno do Pânico.
O TEPT pode sim ser diagnosticado anos após o evento traumático e alguns sintomas são parecidos com a Síndrome do Pânico, por isso os psiquiatras podem ter chegado a diagnósticos diferentes. Com certeza essa avaliação é muito importante e acredito que tenha impacto significativo na sua vida, mas é mais importante ainda que você busque acolhimento e escuta se ainda for algo que te traga vivências negativas. Eu não sei como você se sente com isso hoje em dia, mas eu sinto muito que tenha passado por isso e espero que possa buscar ajuda qualificada!
Sim. Sendo especialista em traumas de infância e abuso diria que é um padrão do inconsciente. Sugiro fazer uma psicoterapia de base junguiana, com hipnoterapia.
Olá, bom dia, tudo bem?

Sim, os traumas podem permanecer durante toda a vida, e há grande possibilidade de desencadear o Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT). Há pessoas que podem ter episódios de TEPT durante toda a vida, sendo necessário o tratamento adequado com profissionais da Saúde Mental, ou seja, psicólogo e psiquiatra.

Procure auxílio de um profissional especializado.
Espero ter esclarecido, pode contar comigo.

Abraços!
Olá, sim, no TEPT não ocorre somente imediatamente após o evento traumático, podendo ser diagnostico anos após o ocorrido. Abraço.
Oi, como você está? Primeiro, sinto muito que tenha passado por isso. Segundo, mais importante do que falarmos em diagnóstico, parece que o que você sofreu te afeta até hoje de forma muito intensa (o que é muito comum em casos como esse). É muito importante que você tenha um espaço de acolhimento para falar, elaborar e, eventualmente ressignificar algumas das questões que te geram sofrimento ainda hoje. Eu costumo falar que nossas emoções não seguem o tempo do relógio, por esse motivo, algo que aconteceu há anos e não foi elaborado, tratado, acolhido, ainda dói da mesma forma. É impossível passar uma borracha no que você viveu, mas tem formas de viver com menos dor, com menos impacto dessas questões. Espero ter ajudado de alguma forma, e espero que fique bem. Caso queira conhecer mais do meu trabalho, @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Sim. Quando você vive alguma experiência traumática ou mesmo a presencia, o T.E.P.T pode se desenvolver. Alguns sintomas são insônia, ansiedade, agitação psicomotora, pesadelos, sudorese, isolamento social, dor de cabeça além de lembranças intrusivas que aparecem com grande frequência, tais como os flashbacks. A repercussão desse trauma em seu psiquismo pode não ser imediata, tal como você menciona em seu relato já que o fato se deu há 20 anos. É preciso investigar o gatilho que o provocou ,bem como tratar o seu sofrimento psíquico para melhores condições de vida. Abraços e estou à disposição para lhe ajudar.
Olá, como tem passado?
A questão é bom complexa, eventos que causam algum tipo de trauma ou estresse pós traumático podem se manifestar de várias formas ao longo de anos ou se manifestarem após anos das mais variadas formas, então sim o TEPT pode ter sido desencadeado na vida adulta por algo que esteja associado a esse evento na infância.
Pode ser interessante e importante em casos assim buscar uma terapia com um(a) psicólogo(a) para elaborar essa questão e outras mais que aconteceram a tantos anos, mas que se manifestam nos dias mais atuais. Há coisas aí para serem faladas, ouvidas e elaboradas sobre esse trauma.
Espero ter ajudado.
Olá, como você está? Sinto muito pela situação que passou. Sim, é possível que o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) seja desencadeado por um episódio de abuso sexual na infância e persista na vida adulta. O TEPT é uma condição de saúde mental que é desencadeada por um evento terrível - seja experimentando-o ou testemunhando-o. Os sintomas podem incluir flashbacks, pesadelos e ansiedade severa, bem como pensamentos incontroláveis sobre o evento.

O abuso sexual na infância é um evento traumático que pode levar ao desenvolvimento de TEPT. Em alguns casos, os sintomas podem não aparecer até anos após o evento. Além disso, é possível que o TEPT seja inicialmente mal diagnosticado como outra condição, como a Síndrome do Pânico, especialmente se os sintomas do TEPT estão relacionados a um trauma que ocorreu há muitos anos.

No entanto, é importante lembrar que cada indivíduo é único e a maneira como cada pessoa responde a um trauma pode variar amplamente. O diagnóstico e o tratamento do TEPT devem ser feitos por um profissional de saúde mental qualificado. Fico à disposição, abraços. @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá! Sim, é possível que o TEPT seja desencadeado por um episódio de abuso sexual na infância e persista na vida adulta. Traumas vivenciados durante a infância podem ter impactos significativos na saúde mental ao longo da vida. O diagnóstico recente de TEPT destaca a importância de explorar e abordar adequadamente essa experiência traumática passada. Estou aqui para oferecer apoio e discutir estratégias de tratamento para ajudar você a lidar com essas questões. Vamos juntas?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá. O TEPT, costuma ser desencadeado por um evento traumático, entenda-se trauma como o que você relatou (abuso sexual), os sintomas de ansiedade e ou pânico podem ser comorbidades, precisaria avaliar. Essa violação de direito, imagino empaticamente como deve ser difícil, infelizmente não há uma dica que possa te ajudar, além do tratamento com profissional capacitado para psicoeducar sobre o transtorno e a partir da conceitualização cognitiva do seu caso elaborar o melhor plano de tratamento para a remissão dos sintomas.
Olá! Sinto muito por ter vivenciado uma experiência como essa, é realmente algo que ninguém deveria passar.
Olhando para sua pergunta, acho importante trazer para você que no nosso desenvolvimento psíquico e emocional, toda experiência que vivemos nos constitui a medida que vamos sentindo-as e dando a elas sentidos, e sempre levando em conta o contexto e o meio onde essa experiência ocorreu. Qual foi a experiência? Como ela é entendida por mim? Em qual contexto isso ocorreu? Eu fui cuidado(a)? Quais foram meus movimentos frente a experiência que vivi?
O Diagnóstico pode apontar para os sintomas que te aparecem, mas é extremamente importante olhar para a experiência e os sentidos construídos a partir dela, o sintoma é o sintoma, mas o que o está produzindo também precisa de cuidados.
Em todo caso, acho fundamental que você busque uma ajuda psicoterapêutica para poder cuidar disso, eu acredito que sempre há uma maneira de cuidar das nossas feridas, e eu posso te ajudar nesse processo. Estou à disposição.
@psialexsouza
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 250