Diferença entre Transt. De Estresse Pós Traumático e Síndrome do Pânico

19 respostas
Qual a diferença entre Transtorno De Estresse Pós Traumático e Síndrome do Pânico?
O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio de ansiedade que se manifesta em decorrência de experiências negativas (atos violentos) ou de situações traumáticas (ex: um acidente, um sequestro relâmpago). Já a Síndrome do Pânico é uma condição associada a crises repentinas de ansiedade aguda, marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais aterrorizantes, geralmente ligados as situações do dia a dia (com crescente grau de intensidade). Os transtornos de ansiedade, incluindo TEPT e Síndrome do Pânico podem coexistir e os sintomas tão parecidos: pensamentos recorrentes e intrusivos que remetem à lembrança do trauma, flashbacks, pesadelos; a pessoa foge de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma; taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância, entre outros.

O Transtorno do Estresse Pós-Traumatico (TEPT) é um quadro que surge em resposta de um episódio traumático, essa situação pode ter acontecido diretamente com a pessoa (foi assaltada), ela pode ter presenciado (ter presenciado um acidente), ou soube do acontecimento por parentes, ou pessoas próximas. Frente a essa situação, a pessoa começa a apresentar um conjunto de sintomas relacionados ao episódio, como, por exemplo, lembranças angustiantes, recorrentes e involuntárias, sonhos com a situação, sofrimento intenso quando se depara com sinais externos (um lugar parecido) e internos (sentimentos similares ao do dia) similares ao acontecimento traumático, além de evitar ao máximo se aproximar de coisas que lembrem a situação.
Já o Transtorno do Panico é um quadro que a pessoa apresenta ataques de panico muito intensos, caracterizados por um medo e desconforto persistente. Esse quadro pode durar de alguns minutos a horas. Durante o período da crise a pessoa pode apresentar sudorese, tremores, aceleração do coração, respiração rápida e ofegante, náusea, medo de morrer, dentre outras coisas. A frequência e intensidade dos episódios variam conforme a pessoa. O desenvolvimento desse transtorno não está relacionado com um episódio traumático.
Esses quadros podem ocorrer juntos, um não exclui o outro.
Recomendo que procure um profissional de psicologia ou psiquiatria para uma avaliação detalhada e cuidadosa para a realização de um diagnóstico diferencial.
Olá! O Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT) assim como o Transtorno do Pânico (TP) são transtornos de ansiedade, por isso eles se assemelham tanto em seus sintomas. Como meus colegas explicaram, a principal diferença está na forma como cada um se origina. Em ambos os casos, o tratamento é feito através de um processo semanal de psicoterapia e na maioria das vezes é necessário o acompanhamento psiquiátrico para potencializar os resultados com o uso da medicação. Cuide-se bem!
O TEPT tem um evento disparador, enquanto que o Pânico pode simplesmente surgir "do nada". Ambos são transtornos de Ansiedade, e ambos possuem tratamentos específicos. Caso esteja sofrendo de algum deles, procure um Psicólogo para te auxiliar.
Ambos fazem parte dos chamados transtornos de ansiedade, no entanto o TEPT está correlacionado a um evento traumático e o TP não. Os sintomas são parecidos e em geral a forma de tratamento são terapia medicamentosa e psicoterapia cognitivo comportamental.
Ambos são quadros de Ansiedade e precisam ser diagnosticados e/ou diferenciados a partir do acompanhamento de psiquiatra e psicóloga (o).
Poderíamos mencionar apenas, como já tratado por colegas, que o TEPT tem sua causa associada a 1 evento, 1 episódio, que pode culminar em 1 trauma e os sintomas ansiogénicos como consequência; já o transtorno de pânico, não necessariamente contou com 1 evento específico para o seu surgimento.
Olá! Provavelmente você está sentindo sintomas físicos semelhantes (taquicardia, sudorese) e pensamentos negativos de temor com a necessidade de se proteger. A diferença é que no Estresse Pós-Traumático esses sintomas físicos e emocionais são decorrentes de algo vivenciado como um assalto, acidente, violência física e instintivamente é acionado seu sistema de defesa, deixando o organismos pronto para "lutar" ou "fugir" de algo que você já vivenciou. Na Síndrome do Pânico são seus pensamentos que desencadeiam os sintomas e não está atrelado a uma situação específica vivida. Em ambos os casos - que já atendi no consultório - a Terapia Cognitiva Comportamental pode aliviar os sintomas e criar uma "musculatura emocional" para viver com mais qualidade.
Olá, as respostas dos colegas estão excelentes. No entanto fico intrigado nos porquês de trazer esta questão. Vc percebe sintomas de ansiedade em vc e está em busca de uma maneira de lidar com eles? Vc foi diagnosticado com um ou ambos ós transtornos? De qualquer forma, reflita bem sobre si mesmo e encontre soluções ou ferramentas para lidar com sua mente e emoções na psicoterapia. Não hesite em buscar ajuda, se achar necessário. Qq coisa estou aqui! Abs
O transtorno de estresse pós-traumático é um tipo de transtorno de ansiedade que pode se desenvolver em pessoas que vivenciaram um evento traumático, como por exemplo um assalto,violência física, abuso sexual, tortura, acidentes, são alguns exemplos de eventos que podem levar o paciente a desenvolver o distúrbio. Já a síndrome do Pânico não se sabe a causa exata,não está vinculada a uma situação específica vivida, causando sintomas físico e Psicológico na pessoa.
Caso você esteja vivenciando algum sintoma ou foi diagnosticado com qualquer um desses transtornos, busque ajuda! Estou à disposição.
Boa tarde,
O primeiro precisa do episódio traumático, o segundo não!
Seria muito bem vinda uma avaliação e acompanhamento psicológico...
Att,
Para essa resposta você pode fazer uma pesquisa no google porém, se o que você estiver procurando for tratamento, é importante você agendar uma consulta médica e psicológica. Pesquisas no google sobre sintomas podem ser procrastinação do que realmente irá te beneficiar, que é o tratamento clínico.
Olá!
O TEPT está relacionado a algum episodio traumático, já o TP não. Porém é importante uma avaliação com um profissional psicólogo para um maior entendimento da queixa atual, vale ressaltar que tem tratamento para ambos. Qualquer dúvida estou a disposição.
Ambos são transtornos de ansiedade, porém o TEPT caracteriza-se por se desenvolver em pessoas que passaram por um evento traumático. Já a Síndrome do Pânico esta mais associada a crises repentinas de ansiedade forte, apontada por muito medo e desespero, das quais tem associação de sintomas físicos e emocionais apavorantes, dos quais tem ligação com situações do dia a dia.
Se esta vivenciando alguns sintomas que o faz acreditar que possa estar com algum desses transtornos ou tem o diagnostico em mãos, procure por ajuda especializada.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Olá, tudo bem?

O Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um tipo de ansiedade que se apresenta após a ocorrência de algum evento estressante ou traumático, que pode gerar intensas recordações ou flashbacks das cenas, causando extrema ansiedade. Esse estresse é vivenciado ao serem recordadas imagens do momento estressante, traumático.
Já a Síndrome do Pânico, por sua vez, é um conjunto de sintomas ansiosos que se apresentam de forma persistente e recorrente, em forma de crises de ansiedade e/ou pânico.
Se essas crises de ansiedade, que ocorrem de maneira súbita e intensa, começam a se fazer presentes de forma recorrente, pode-se dizer, então, que foi desencadeada uma síndrome do pânico. Crises únicas e isoladas não são consideradas como síndrome.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
Olá. O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e a Síndrome do Pânico (SP) são dois distúrbios psicológicos que podem afetar significativamente a vida de uma pessoa. O TEPT é causado por um evento traumático que envolve ameaça à integridade física ou psicológica, como um acidente de carro, assalto ou guerra. Os sintomas incluem flashbacks, pesadelos, evitação de gatilhos que lembram o trauma e hiperatividade autonômica. Já a SP é caracterizada por ataques de pânico recorrentes, com sintomas físicos e psicológicos intensos, como palpitações, sudorese, sensação de sufocamento, medo intenso de morrer ou perder o controle.

A principal diferença entre os dois distúrbios é que o TEPT é desencadeado por um evento traumático específico, enquanto a SP não está relacionada a um evento específico. Além disso, os sintomas da SP geralmente ocorrem sem aviso prévio e são recorrentes, enquanto os sintomas do TEPT podem ser desencadeados por gatilhos específicos relacionados ao trauma.

Embora haja diferenças claras entre os dois distúrbios, eles também podem apresentar alguns sintomas sobrepostos, como ansiedade, medo e evitação. É importante buscar ajuda profissional para avaliar e tratar qualquer um desses distúrbios, já que ambos podem causar sofrimento significativo e prejudicar a qualidade de vida. O tratamento inclui terapia específica para cada transtorno, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para o TEPT e para a Síndrome do Pânico.
Olá! Ambos são transtornos de ansiedade... Sobre as diferenças dos transtornos mencionados, em resumo: enquanto o Transtorno de Estresse Pós-traumático é desencadeado por um evento traumático específico e seus sintomas estão relacionados a esse evento, a Síndrome do Pânico é caracterizada por crises súbitas e intensas de ansiedade que podem ocorrer sem um estímulo específico. Espero ter contribuído para sua compreensão. Fico à disposição!
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e a Síndrome do Pânico são dois transtornos de ansiedade distintos, mas com algumas diferenças importantes. O TEPT ocorre após a exposição a um evento traumático, como um acidente, violência ou desastre natural, e é caracterizado por flashbacks, pesadelos e evitamento de gatilhos relacionados ao trauma. Já a Síndrome do Pânico envolve ataques de pânico recorrentes e inesperados, acompanhados por sintomas físicos intensos, como palpitações, falta de ar e medo intenso de ter outro ataque. Embora ambos os transtornos possam ser debilitantes, o TEPT está mais diretamente relacionado a eventos traumáticos específicos, enquanto a Síndrome do Pânico pode ocorrer de forma recorrente.
A principal diferença entre o TEPT e a Síndrome do Pânico é a causa subjacente dos sintomas. O TEPT está relacionado a um evento traumático específico, enquanto a Síndrome do Pânico envolve ataques de ansiedade intensa e imprevisível sem uma causa evidente. Ambos os transtornos podem ser debilitantes e requerem tratamento adequado, que pode incluir terapia cognitivo-comportamental, medicamentos e outras intervenções, dependendo da gravidade e das necessidades individuais.
Olá. O Transtorno de estresse pós-traumautico surge como uma resposta a um evento traumático, que pode voltar a acontecer, mas está relacionado ao evento. Na síndrome do pânico, as causas nem sempre são claras ou previsíveis.