Essa técnica de EMDR pode tratar de pessoas com transtortos sexuais, como vicio em pornografia e aversão

8 respostas
Essa técnica de EMDR pode tratar de pessoas com transtortos sexuais, como vicio em pornografia e aversão a sexo.
O motivo pelo qual você esteja substituindo a relação sexual pela recorrentemente visualização pornográfica encobre uma lembrança que você não tem consciência de sua existência mas que está afetando sua vida sexual. Recomendo tratamento com um psicanalista.

O EMDR foi concebido para tratamento de transtornos de estres pós traumáticos. Ou seja quando há um trauma ocasionado por exemplo por um assalto ou sequestro ou algo semelhante, o pensamento do momento fica truncado, sem finalização. Ou seja o caminho neural formado pela lembrança do fato ocorrido fica incompleto na mente, retornando periodicamente para se completar ocasionando o estres. O EMDR faz com que estes pensamentos recebam uma sinalização de que devam ser finalizados e armazenados como fatos do passado. Como se fossem para um arquivo morto.
Os transtornos sexuais, vícios e repulsa sexual, devem ser tratados com uma análise mais profunda para identificar as causas e assim serem tratados. Apenas joga-los em um arquivo morto não resolve a causa. Procure um terapeuta para fazer uma consulta de avaliação para decidir pelo melhor tratamento.
Sim, pode. O EMDR tem uma parte específica que trata de vícios como drogas, sexo, compulsão alimentar, gastos excessivos, etc. Trabalhamos com os disparadores, aquilo que é o gatilho anterior ao vício.
Técnica que normalmente apresenta bons resultados.
Eu compararia o uso dessa técnica como jogar uma caixa com muitos documentos fora, sem olhar o que tem dentro. Podem ser jogadas coisas muito importantes. Se você fizer uma psicoterapia para primeiro identificar as causas da fobia e do transtorno sexual, será de fato benéfico. Sem você entender e ressignificar a sua realidade interna, pode deslocar os mal estares para outros sintomas. Não estou com isso dizendo que sou contra a técnica. Se você encontrar um profissional qualificado para realizar com você essa trajetória será mais exitoso do que aventurar-se a ir "apagando" lembranças difíceis, simplesmente. Eu trataria desse modo. Abraços,
Percebo que existe a necessidade de cuidar do descontrole do impulso e dependência dessas imagens. Importante conhecer se essa dependência refere-se a questões de ansiedade e traumas. A terapia que também se adequam são a cognitivo comportamental e a EMDR. Pois propõe objetivo do que se quer alcançar com sistematização para perceber os resultados da psicoterapia e os exercícios terapêuticos que podes aprender com as sessões.
Que bom o testemunho da Martha Severo que se submeteu a uma sessão com EMDR, mas eu sugiro que um tratamento mais prolongado pode ajudar sim a tratar dos transtornos sexuais, e chegar as causas que levaram à compulsão. O EMDR ajuda na regulação do funcionamento do nosso cérebro e portanto leva a cura, só que precisa paciência, uma sessão não é suficiente.
Vejo que há muita falta de entendimento ao que venha a ser EMDR até por parte dos colegas psicólogos e psiquiatras.
A terapia EMDR foi concebida inicialmente para o tratamento de transtornos pós traumáticos e é terapia indicada como terapia classe A pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para tal.
Porém, o EMDR não é só uma técnica e é também uma terapêutica específica que trata depressão, ansiedade, luto, fobias e inclusive transtorno do comportamento sexual compulsivo. Portanto, o EMDR não exclui a anamnese e análise do paciente, sonhos e dinâmicas.

Então sim, procure um bom terapeuta certificado (alguns não são) em sua cidade no site da associação brasileira de emdr (busque no google). A experiência com este assunto específico é o que vai definir a condição da pessoa te ajudar apropriadamente.
A Terapia EMDR é muito eficaz em casos de traumas. Alguém aí mencionou que é o tratamento "classe A" nos casos traumáticos. Portanto, levemos em consideração que o vício em pornografia e a aversão ao sexo normal e saudável pode ser resultado de um trauma, sofrido quando a pessoa era muito pequena. Neste caso, a Terapia EMDR não só será muito eficaz, como uma das poucas capazes de atingir a área do cérebro onde essas memórias traumáticas ficam armazenadas. EMDR não joga fora o trauma sem tratá-lo, assim como não promete a cura em apenas uma sessão. É um tratamento psicoterápico eficaz e terá a duração necessária para cada caso.