A técnica do EMDR pode ser feita de forma online?

10 respostas
A técnica do EMDR pode ser feita de forma online?
O tratamento EMDR é muito complexo para ser trabalhado de forma on line, pois precisa primeiro traçar o perfil clínico do paciente de forma precisa para que a técnica funcione e por isso tem que ser presencial, estamos lidando com medos e traumas o assunto é muito delicado .

EMDR,é uma técnica onde trabalhamos com a redefinição de um trauma.A presença é necessária pois envolve o corpo onde com estímulos bilaterais vamos aos poucos entrando em contato com cenas vividas pelo paciente onde este sofre de profundos sentimentos e que o terapeuta cautelosamente vai acompanhando.
Após esses atendimentos ,que podem durar de 2 a 5 encontros podem ser acompanhados via internet ( online) .
Olá! O ideal da técnica é fazê-la no consultório. É um modelo de tratamento que envolve muito a presença do terapeuta junto do paciente e portanto é importante que seja feita no consultório. Depois de várias sessões, dependendo como evolui o caso, é possível fazer online (se por acaso o paciente não mora na cidade do terapeuta). Abs, Sandra Romão
Prezado(a),
Não. Deve ser presencial.
Abç.!
Olá! Seu problema é o deslocamento? É uma técnica como qualquer outra mas já havendo contatos presenciais pode-se traçar maneiras online. A hipnose por exemplo, depois do signo sinal pode ser feita online. Paz e bem!
Concordo com os colegas a cima, a terapia com EMDR pode ser feita online muito apos um período de atendimentos presenciais, é importante que antes se instale uma relação de confiança com o terapeuta e com a técnica, para compreender a se perceber durante o reprocessamento dos traumas. Somente depois de ter aprendido a compreender o reprocessamento e superado os traumas mais profundos se pode manter uma relação online com o terapeuta espaçando as consultas presenciais. Espero ter esclarecido um pouco mais.
O EMDR é um método para tratamento de traumas (simples e complexos) com estimulação bilateral, podendo ser ocular, tátil ou auditivo. A indicação é que seja presencial no consultório por ser um método complexo que demanda muito cuidado, continência e acima de tudo muita responsabilidade com a dor e o sofrimento do paciente.
Concordo com os colegas, por focar e tratar de situações traumáticas através da estimulação bilateral a exigência do terapeuta está presencialmente com o paciente é maior para que aja um controle das memorias que surgirão e com elas as sensações e reações do paciente.
Olá! A Terapia EMDR não deve ser feita online, devido aos movimentos bilaterais e à dissociação que pode ocorrer durante as sessões. Mas, é possível fazer o Brainspotting, que atua na mesma região do cérebro e, melhor ainda, a Hipnose. Eu já tenho bastante experiência com isso e vejo bons resultados. Certa vez, hipnotizei uma amiga, que estava em Portugal e que precisava voltar ao Brasil. Ela estava temerosa da viagem de avião e conseguiu retornar bem tranquila.
Olá, com todo respeito aos profissionais a cima, discordo totalmente quanto ao que foi respondido sobre os atendimentos online. O EMDR PODE SER FEITO DE FORMA ONLINE, NORMALMENTE. Nós, profissionais da saúde, estamos em constante atualizações e no momento em que convivemos com uma pandemia, precisamos nos readaptar, criando novos ambientes de trabalho e de acolhimento. Como terapeuta de EMDR, readequamos nossa forma de trabalhar com reprocessamentos, recursos e estímulos, para que a terapia ocorra com a mesma eficácia e qualidade de um atendimento presencial. Ressalto que a principio é necessário a segurança do próprio profissional para lidar com situações que poderiam ocorrem durante um atendimento presencial.
Sugiro que procure por um profissional que possa transmitir a segurança necessária para construírem um ambiente virtual terapêutico, colocando em prática todos os cuidados e manejos que são necessários em qualquer atendimento, seja ele online ou presencial.