O psicólogo clínico que acompanha o meu filho, de 9 anos com (THDA) propôs que fizesse algumas sessões

9 respostas
O psicólogo clínico que acompanha o meu filho, de 9 anos com (THDA) propôs que fizesse algumas sessões de EMDR, em alternativa à medicação (Ritalina) com a qual não concordo.
Em geral qual a sua opinião da eficácia do EMDR no transtorno da hiperactividade e defice de atenção ?
EMDR está indicada para quadros traumáticos. Não há qualquer evidência científica para sua indicação no tratamento do TDAH. Imagino que possa ajudar seu filho se ele tem uma história de trauma e isso, de alguma forma, exacerbe os sintomas do TDAH.

O tratamento padrão para TDAH envolve psicoterapia comportamental ou cognitivo-comportamental, acompanhamento psicopedagógico e orientação familiar. Quanto à medicação, existem outras opções além da Ritalina - e seria interessante uma conversa franca com um psiquiatra para conversarem sobre as indicações, os benefícios e os potenciais efeitos adversos dos diferentes medicamentos.

Importante ressaltar que, no TDAH, é fundamental que o paciente, a família, os profissionais envolvidos e a escola estejam em constante diálogo para formularem as melhores estratégias para lidar com esse problema.

Como os colegas acima, desconheço o uso de EMDR para TDAH.

Respeitosamente,
Sou Psicóloga e trabalho com casos parecidos com o do seu filho.Os melhores resultados são alcançados através da terapia Cognitivo-Comportamental , pois possui técnicas que quando associada com a medicação adequada(medicação indicada por Psiquiatra),é a linha terapeutica que demonstra excelentes resultados em Transtornos como o TDA ou TDAH.
Espero ter ajudado!
Nosso amigo geilson foi preciso. Não há evidência alguma na academia sobre o EMDR neste caso.
Boa tarde, os sintomas que seu filho apresenta podem ser entendido como uma comunicação de que ele passa por algum sofrimento.Devemos ouvir qual a necessidade dele no momento.Avaliando inclusive a escola,amigos e o ambiente que vem frequentando.O medicamento pode aliviar os sintomas mas não concordo em medicar crianças.Hoje temos substâncias mais naturais.Indico psicoterapia com um bom profissional,algumas sessões de terapia familiar e uma investigação cuidadosa na alimentação dele.Espero ter podido ajudá-la.Abraços!
Complementando e reafirmando o que alguns colegas disseram acima, caso realmente seja TDAH o que o seu filho tem, a melhor orientação é a medicação e Terapia Cognitivo Comportamental. O que acontece é que há estudos que afirmam que muitos casos de Déficit de Atenção ocorrem em situações de estresse, que na verdade não é o transtorno. Quando vivenciamos situações estressantes e traumáticas, como uma forma de enfrentar essa situação, utilizamos uma estratégia de enfrentamento que é a evitação cognitiva e emocional. O problema é que o cérebro não consegue fazer a diferenciação do que são emoções dolorosas a e as que não são. Dessa forma, é como se ocorre um "desligamento" emocional e cognitivo, que pode ser confundido com TDAH. Então, é interessante observar se o seu filho não não vem passando por nenhuma situação estressante ou vivenciou alguma situação traumática. Se caso houver algum desses fatores, seria bom rever o diagnóstico de TDAH, que muitas vezes pode ser confundido nos casos mencionados acima.
O EMDR ajuda o cérebro a processar de forma adaptativa situações estressantes e traumáticas para que a pessoa não precise utilizar defesas que causam prejuízos em outras áreas da vida.
Bom dia sou psicologa que trabalha com EMDR e Brainspotting e trato de transtornos traumáticos, a sugestão do colega psicologo de fazer algumas sessões de EMDR está correta, pode ter percebido algo em seu filho que é mais profundo e com dificuldade de controlar suas emoções; o EMDR ajuda a regular e a liberar essa sobrecarga que leva a criança a ter dificuldade de focar no que é preciso para aprender. Confie na sugestão do psicologo que acompanha o caso do teu filho.
Eu concordo com o que falou a colega Maria Annunziata porque também trabalho com EMDR E BRAINSPOTTING e tem muitos colegas que trabalham com esta abordagem com crianças com Tda ou Tdah e tem obtido bons resultados. Eu trabalho com.esta abordagem um cliente que tem deficiência intelectual e estou obtendo resultados. E não podemos esquecer que estas duas abordagens faz parte da neurociência e muitos colegas do Brasil e de outros países estão trabalhando para esta comprovação.
Espero ter ajudado.
A Terapia EMDR é muito mais eficaz do que alguns colegas disseram. Nota-se que não conhecem nada sobre esta fantástica Terapia, que atua diretamente no cérebro e que já tem muitos estudos comprovando a sua eficácia. EMDR não funciona apenas em memórias traumáticas, mas também em muitos outros casos, inclusive com crianças hiperativas. O ideal é que você procure uma Terapeuta EMDR que tenha comprovada experiencia no tratamento de crianças. Os resultados irão surpreender você!