Orientação escolar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em orientação escolar

Encontre um especialista em Orientação Escolar na sua cidade:
Stefano Caberlon

Stefano Caberlon

Psicólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita
Marilene Zignani

Marilene Zignani

Psicanalista, Psicólogo

Jundiaí

Agendar uma visita
Rosane Padilla

Rosane Padilla

Psicanalista, Psicólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita
Roberta Holtz Rachid Ferreira Lima

Roberta Holtz Rachid Ferreira Lima

Psicólogo, Psicopedagogo

Sorocaba

Agendar uma visita

Perguntas sobre Orientação escolar

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Orientação escolar

Sua filha vai se adaptar a um outro método e uma outra escola, peça orientação da coordenação da nova escola e da sua nova professora. Acompanhe ela com mais atenção até ela se adaptar a nova…
5 respostas

A adolescência é um período de grandes descobertas e transformações, além de um momento de inserção do adolescente em grupos que compartilham os mesmos interesses e gostos. Ha um afastamento…
9 respostas

Olá;

O quadro de dificuldade escolar precisa ser avaliado minunciosamente. O TDAH cursa com dificuldades de atenção/concentração, geralmente em meninos da mesma faixa etária, a…
6 respostas

Especialistas falam sobre Orientação Escolar

Dentro do escopo da Avaliação Neuropsicológica, destaco o campo infantil e sua importância. Tal processo envolve os aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e à maturação neurológica, além da escolarização, fatores culturais e sociais. Sua grande utilidade está no auxílio no diagnóstico da infância, como os Transtornos de aprendizagens, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros (Salles, et al, 2011). O objetivo é a intervenção precoce dos transtornos cognitivos e de desordens do desenvolvimento que possam comprometer a aquisição das habilidades (Hamdam, Pereira & Riechi, 2011).

Uma orientação escolar envolve muitos aspectos, desde o desempenho do paciente no âmbito escolar até decisões referentes a escolha de cursos para o vestibular, também abordamos questões referentes a bullying, dificuldades de socialização com outros colegas, e tudo aquilo que envolve questões fundamentais para o melhor aproveitamento e desenvolvimento escolar.

Daniel Rodrigues Da Silva

Psicanalista, Psicólogo

Araraquara

Agendar uma visita

Prezo por visitar a escola do meu paciente, a fim de ouvir as dificuldades da criança e/ou adolescente, bem como da equipe docente. Desse modo, juntos, podemos traçar um plano terapêutico na escola, com metas, que serão reavaliadas numa consultoria escolar subsequente. É papel do psiquiatra infantil ajudar a escola a olhar e a estar atento às especificidades de cada criança.

Na Escola é possível perceber que alguns alunos (a) apresentam diversos tipos de dificuldades, como por exemplo, dificuldades de aprendizagem, socialização, interação, inclusão, participação, entre outras situações que não correspondem com os objetivos esperados propostos pela Escola. Através das experiências que a Escola promove, são capazes de aprender conteúdos disciplinares, educacionais e sociais que carregarão consigo para o resto da vida. Por isso a importância de trabalhar e elaborar possíveis situações que possam vir a marcar a vida psíquica e emocional do escolar.

Fernanda Sá

Psicólogo

Porto Alegre

Quais profissionais realizam Orientação escolar?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.