O meu filho tem 11 anos,tem dificuldade d atenção, d concentração, baixo rendimento escolar é muita falta de interesse! Pode ser tdh???
Olá;

O quadro de dificuldade escolar precisa ser avaliado minunciosamente. O TDAH cursa com dificuldades de atenção/concentração, geralmente em meninos da mesma faixa etária, a hiperatividade também está presente e em muitos casos é a principal característica. A falta de interesse, percebida pelos pais ou relatada pelos professores, pode ser secundária a diversos fatores. O TDAH é apenas um desses. Outras causas precisam ser examinadas: relaciondas ao ambiente escolar, à dinâmica familiar e ao seu próprio filho. Minha sugestão é que seja feita uma avaliação por um psiquiatra da infância. Ressalto que existem hoje muitos recursos e intervenções das quais seu filho poderá beneficiar-se.
Atenciosamente;

 Luzlaine Araújo de Carvalho
Luzlaine Araújo de Carvalho
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
O baixo rendimento escolar e a falta de concentração podem ter diversas causas e avaliação delas pode ser feita através de um psicodiagnóstico por um psicólogo. Já as possíveis causas organicas devem ser descartadas por uma avaliação médica.
Estou a disposição para maiores informações.
Att, Luzlaine Araújo de Carvalho.

 Eduardo Fortkamp
Eduardo Fortkamp
Psicanalista
Florianópolis
Prezado(a), o quadro relatado pode ter diversas causas.
Pode ser simplesmente um início de dificuldade de visão, como miopia ou astigmatismo. Caso não se encontre nenhuma causa física/orgânica, pode ser procurado então um psicólogo ou psicanalista para uma investigação de outras causas. Abraço..

 Nihil Scarpine Malheiros
Nihil Scarpine Malheiros
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!
Dificuldade de atenção, de concentração e baixo rendimento escolar, podem ser sinais de diversas situações.
Uma avaliação Neuropsicológica poderá te dar mais informações a respeito destes sinais, e nortear quanto aos próximos passos a serem dados.
Atenciosamente
Psicólogo Nihil Scarpine Malheiros

Olá, sugiro que antes de pensar na dificuldade de seu filho como se ele fosse portador de um transtorno verifique como anda a vida dele de uma maneira geral, importante que o ponto de partida seja a partir da perspectiva dele. É muito comum que as crianças apresentem um comportamento muito agitado quando vivem intensos conflitos emocionais, às vezes em casa, às vezes na rua, na escola, negligência, abusos de qualquer ordem, bullying. A falta de atenção e a agitação podem ser a maneira como a criança está tentando evidar o sofrimento. Se for esse o caso, não há nada de patológico nisso. Um psicólogo infantil pode ajudar. Boa sorte

 Aline Costa Simões
Aline Costa Simões
Psicopedagogo
São Paulo
Apenas com estas informações não é possível fazer um diagnóstico de TDAH. A falta de concentração e de atenção nem sempre vem de um fator cognitivo, nem o baixo rendimento. Super dotados podem apresentar essas características por simples falta de interesse. Além disso o baixo rendimento de um estudante pode estar ligado a questões pedagógicas, a forma de ensinar, ao interesse do estudante pelo conteúdo apresentado e pela forma como é ensinado. Pode ser dificuldade de aprendizagem do estudante, mas também pode ser uma dificuldade de ensinagem da escola. Pra se fazer um diagnóstico especifico de TDAH é necessária uma avaliação mais precisa, conhecer o estudante, partir da queixa apresentada.
Uma avaliação psicopedagógica seria ideal neste caso, para se verificar as causas deste baixo rendimento escolar e dos sintomas apresentados em sua queixa. Se for o caso de suspeita de um transtorno, o psicopedagogo faz os encaminhamentos necessários, mas antes disso é necessário investigar melhor os sintomas.
Coloco-me a disposição!
Espero ter ajudado.

Olá, recomendo que o seu filho visite um pediatra para conduzir uma verificação geral incluindo visão e audição. Após os exames, ele poderá indicar o encaminhamento adequado.

Olá, tudo bem ?

Pode ser que sim, pode ser que não. Acredito que o primeiro passo que precisa ser tomado é inserir seu filho em um acompanhamento com um psicólogo ou psicopedagogo para que juntos possam investigar a causa dessas questões e se assim acharem necessário, encaminharem para uma avaliação.

Obg.

Dra. Thatiana Guimarães Fraga
Dra. Thatiana Guimarães Fraga
Psicólogo
São Paulo
Pode ser diversas coisas. Nessa idade o desenvolvimento social da criança começa a ter bastante relevância, então o meio em que ele vive pode influenciar suas atitudes (seja seu relacionamento com os colegas, ou alguma questão em casa). Além disso, como meus colegas apontaram, ele pode estar com alguma dificuldade física ou psicológica. São muitos fatores e o ideal é levá-lo a um psicólogo, médico, ou outro profissional da saúde para ter uma avaliação adequada. Também vale ver com a escola, qual a visão eles têm sobre isso. Boa sorte! E cuidado com a forma como você lida com isso, mesmo que seja falta de interesse, algum motivo tem e ele pode estar precisando muito da sua ajuda e compreensão.

Prof. sandra borborema
Prof. sandra borborema
Psicopedagogo
Brasília
Olá!! A psicopedagogia pode auxiliar a criança e a família a compreender o processo de aprendizagem da criança através de avaliações específicas para a queixa apresentada e intervenções adequadas.

Dra. Julia Sereicikas Loyola
Dra. Julia Sereicikas Loyola
Psicólogo
São Paulo
Sim, pode ser TDAH. No entanto, pode ter outros motivos ou causas que levem a este rendimento e falta de concentração. Por isto, o melhor antes de se colocar um diagnóstico é levar para especialista para descartar hipóteses diagnósticas, Oftalmologista, Ortorrino, Fonoaudióloga, Neuropediatra, Neuropsicólogo para depois traçar um perfil neuocognitivo mais assertivo e conduta.

 Taciane Motta Marconato
Taciane Motta Marconato
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Boa noite,
Sugiro que busque um profissional da psicologia ou um neuropediatra para que possa fazer o diagnóstico correto. Esses sintomas que você comenta são alguns característicos do TDAH, no entanto, também estão presentes em outras condições psíquicas ou neurológicas. Logo, uma investigação seria interessante para um bom diagnóstico ou para descartar um diagnóstico de transtorno.

 Danielle Assis Borges Gonçalves
Danielle Assis Borges Gonçalves
Psicopedagogo
Goiânia
Olá! Os principais sintomas do TDAH de acordo com DMS-V são: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há indivíduos que possuem déficit de concentração, porém sem hiperatividade por exemplo... É de extrema relevância procurar um profissional para avaliar de forma precisa e fazer a intervenção necessária.

Postei no Youtube um vídeo que explica melhor esse quadro... Basta pesquisar por Danielle Assis Borges Gonçalves.

Só é possível ter certeza, após avaliação psicológica. Não deixe de agendar uma consulta com um psicólogo da sua confiança

Especialistas em Orientação Escolar

Betânia Tassis

Betânia Tassis

Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Bárbara Alves

Bárbara Alves

Psicólogo, Psicopedagogo

Bragança Paulista

Agendar uma visita
Deborah Mantovani Machado

Deborah Mantovani Machado

Psicanalista, Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Eugênia Correia

Eugênia Correia

Psicólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Orientação Escolar

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.