Estou muito preocupada com meu filho mais velho, tem 25 anos e nunca namorou. Os outros dois namoram

17 respostas
Estou muito preocupada com meu filho mais velho, tem 25 anos e nunca namorou. Os outros dois namoram e ele não. Eu quero ajudá-lo nessa questão. Ele é muito calmo e introvertido.
Bom dia!
É bem comum é natural que você como mãe tenha essa preocupação é lhe chame a atenção no comportamento do seu filho. Há muitas maneiras de podermos pensar sobre essa questão. No entanto, somente ele pode dizer sobre. Quais seus anseios, seus desejos, seus medos. Talvez você já tenha tentado conversar com ele sobre, embora possam ter uma boa relação, há certos assuntos que não nos sentimos muito confortáveis em falar toda a verdade com alguém muito próximo. Sugiro que você coloque essa sua observação a ele e se precisar de ajuda, estou à disposição!

Olá. Por ele ser uma pessoa intrometida pode ter mais dificuldade em iniciar um relacionamento. Isso é uma preocupação dele ou somente sua? Se for dele também seria importante fazer terapia com psicólogo da TCC para avaliação de algum possível transtorno e/ ou trabalho com essa dificuldade de relacionamentos aprendendo técnicas para melhorar essa condição.
Olá! Entendo a sua preocupação em relação ao seu filho mais velho, mas cada indivíduo possui um caminho único de desenvolvimento e crescimento.

A introversão e a calma do seu filho podem influenciar a forma como ele se relaciona com os outros. Pessoas introvertidas tendem a valorizar conexões mais profundas e significativas em comparação com relacionamentos superficiais. Isso pode significar que ele está buscando um relacionamento que seja genuinamente significativo para ele.

Como mãe, você pode oferecer apoio ao seu filho ao demonstrar interesse genuíno em sua vida, ouvindo-o e permitindo que ele compartilhe seus pensamentos e sentimentos. Encoraje-o a explorar seus próprios interesses e paixões, o que pode eventualmente levar a oportunidades de conhecer pessoas com interesses semelhantes. O importante é que seu filho esteja se sentindo feliz e realizado em sua jornada, independentemente das expectativas externas.

Espero ter ajudado! Abraços!
Bom dia! Primeiramente é importante lembrar que cada pessoa é diferente e tem o seu tempo. Mesmo que recebam a mesma educação da mãe, cada filho é diferente e não necessariamente seguirão o mesmo caminho. O fato do seu filho ser mais calmo e introvertido pode influenciar na forma como ele se relaciona com o outro. É importante conversar com ele e entender se essa é uma preocupação só sua ou também dele. É preciso entender por exemplo, se ele se sente inseguro ou se ele ainda não quer se envolver em um relacionamento. Se for uma preocupação também do seu filho, ou se ele está se sentindo prejudicado e infeliz seria interessante a conversa dele com um profissional.
Converse com ele e veja se isso é uma preocupação dele também ou se ela está bem assim.
É natural que, como mãe, você esteja preocupada com o bem-estar e felicidade do seu filho. Inicialmente é importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo e maneira de lidar com relacionamentos.
Respeite a individualidade dele, porque é essencial lembrar que a vida amorosa de cada pessoa é única. Não há um roteiro a ser seguido. Algumas pessoas preferem passar mais tempo sozinhas, enquanto outras são mais extrovertidas. Respeitar a personalidade dele é fundamental para que ele se sinta confortável com si mesmo.
Fale abertamente com ele. Busque sempre ser empática e agir sem julgar. Pergunte como ele se sente em relação ao namoro e explique que sua preocupação vem de um lugar de carinho e apoio, não de pressão. Ouça atentamente o que ele compartilha e tente entender os sentimentos dele.
A autoconfiança é um ponto importate a ser encorajada nele, para isso você pode ajudá-lo a reconhecer suas qualidades e pontos fortes. Uma autoestima saudável pode ajudá-lo a se sentir mais seguro em relação a si mesmo e, consequentemente, nas interações sociais.
Uma outra ação importante é promover oportunidades sociais, como incentivá-lo a participar de atividades ou grupos que possam interessá-lo. Isso pode aumentar as chances dele conhecer pessoas com interesses similares e estabelecer conexões.
E nunca se esqueça de apoiar o crescimento pessoal dele. Incentive-o a buscar hobbies, interesses e metas pessoais. Quanto mais ele se envolver em atividades que ama, mais confiante e realizado ele se sentirá, o que pode influenciar positivamente suas interações sociais.
Também é importante lembrar que relacionamentos não podem ser apressados. Ele pode estar focado em outras áreas de sua vida no momento, como estudos ou carreira. É importante permitir que ele desenvolva relacionamentos no seu próprio ritmo.
E, jamais hesite em oferecer ajuda profissional de uma psicóloga.Se você sentir que as preocupações dele estão afetando negativamente sua vida emocional e social, pode ser útil sugerir a possibilidade de procurar a terapia, para que ele se sinta acolhido e tenha oportunidade de explorar questões pessoais e desenvolver estratégias para lidar com qualquer ansiedade ou insegurança.
Lembre-se de que, no final das contas, o objetivo é apoiar seu filho em sua jornada pessoal e emocional, independentemente das escolhas que ele faça em relação aos relacionamentos.
Te aconselho a também buscar a terapia para ter mais apoio diário nestas e outras questões. Conte comigo!

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online
Olá. Converse com seu filho, fale sobre seus sentimentos e pergunte como você pode ajudar, ele é a melhor pessoa para te responder isso. Abraço
Olá! Há pessoas que demoram mais tempo para amadurecer, querer relacionamentos afetivos. Entendo a sua preocupação como mãe, mas é importante saber dele o que pensa sobre este tema, se tem interesse, dificuldade, enfim o que acontece com ele. Se tiver abertura para conversar seria o ideal e caso ele entenda que precisa de ajuda profissional fico à disposição. Abraço
Temos uma tendência a seguir padrões sociais. Isso muitas vezes pode ser prejudicial e gerar muitas preocupações como essa. Pode ser que seu filho realmente não queira namorar e isso não é um problema, fique tranquila. Além disso, cada um funciona de uma forma diferente e talvez ele ainda não encontrou a pessoa ideal.
Não ocupe sua mente com pré ocupações que so irão te deixar mais ansiosa.
Se puder, busque ajuda profissional para que você entenda melhor sobre o assunto.
Lembre-se sempre que este canal não substitui um acompanhamento médico e/ou psicológico.
Um beijo.
Olá, ser mãe é um desafio diário, mesmo quando os filhos já estão crescidos, é comum uma mãe continuar se preocupando. Um processo psicoterapêutico pode te ajudar a lidar melhor com as questões da maternidade e também outros desafios que você enfrenta no seu dia a dia.
Concomitantemente seu filho pode fazer o processo psicoterapêutico dele, para que ele possa se compreender melhor, descobrir seus objetos e desejos na vida amorosa e também em outras áreas.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 250
É muito comum você como mãe ter essa preocupação com seu filho, porém somente ele poderá te dar uma resposta sobre esse assunto, se ele também se preocupa com isso. Seria importante você buscar ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá, boa tarde. Entendo que possa ser uma preocupação sua, mas é preciso ponderar se ele tem o desejo de se relacionar com outras pessoas. Por isso é importante que você tenha uma conversa franca com ele. Se ele expressar que essa situação o incomoda, então seria interessante procurar alguma psicóloga que possa auxiliá-lo nessa questão.
Olá! Namorar ou não namorar não é indicativo de saúde emocional. Existem pessoas que namoram e estão em relações extremamente adoecidas. Converse com ele e pergunte se isso é um incômodo pra ele e se ele gostaria de compreender o porque não namora. Talvez ele mesmo possa responde-la. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição. @psibrunamachado
Oi mãe , entendo sua preocupação. Mas não se preocupe tanto , esteja disponível para quando ele quiser falar sobre esse assunto. Também não julgue e não compare com os irmãos . Simplesmente acolha !!!! Ele precisa saber que ele é amado do jeito que ele é.
Cada pessoa tem seu próprio tempo e maneira de lidar com questões de relacionamento. Ele pode estar focado em outros aspectos de sua vida no momento. No entanto, se ele expressar o desejo de buscar relacionamentos, talvez seja útil considerar o apoio de um profissional para orientação.
Olá! Vamos pensar juntos?
Eu entendo que enquanto mãe, você tenha suas preocupações com relação a vida de seu filho. Porém, são questões muito particulares da experiência que ele está vivenciando no momento, só ele mesmo quem poderia dizer sobre o que se passa e como é para ele a questão de relacionar-se com outras pessoas.
Porém, ao trazer esse questionamento, podemos também pensar e cuidar de como está sendo para você a experiência de ser mãe, de alguém que nunca se relacionou, e de que maneiras isso te atravessa. Estou à disposição para marcarmos uma sessão para que eu possa entende-la melhor e poder ajudar a cuidar disso que talvez seja uma questão sua frente ao filho.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 250
Olá, como está?
Seria interessante saber se namoro é importante para ele antes de tentar ajudar, pois parece ser mais importante para você do que para ele, contudo caso não tenha conversado com ele pergunte como ele se sente ao pensar nessa ideia, por que nunca namorou, como que ele vê a possibilidade de namoro e caso ele queira, pode ser interessante que ele busque alguma ajuda profissional se junto a essa questão do namoro existirem outras questões de vida, sintomáticas ou que trazem algum sofrimento.
Espero ter ajudado em algo, até mais.