Estresse pode me causar pressão alta? Até que ponto tenho que optar por medicação ?

9 respostas
Estresse pode me causar pressão alta? Até que ponto tenho que optar por medicação ?
O estress pode ter como consequências diversos sintomas, entre eles, pressão alta. Antes de tomar qualquer medicamento para tratar do stress recomendo procurar um(a) psicólogo(a), que é o(a) profissional indicado(a) neste primeiro momento. Um abraço!

O stress é um quadro clínico e emocional cada vez mais comum. É importante vc avaliar além da pressao alta outros sintomas como: ansiedade, descontrole emocional como ataque de ira, sono irregular, sensaçao de cansaço constante, irritabilidade, necessidade de alimentos com índice glicêmico elevado, entre outros. A psicoterapia juntamente com uma mudança de estilo de vida: proximidade com a natureza, alimentaçao menos tóxica, exercícios como yoga, meditaçao e pilates podem trazer o alívio da tensao e melhora do seu quadro clínico geral. O medicamento pode ser utilizado em um processo inicial, caso sua pressao esteja em descontrole, mas só um especialista clínico poderá avaliar. Mas isoladamente dificilmente promoverá a cura.
Sim, o estresse influencia a reatividade cardiovascular e, caso seu nível permaneça intenso por tempo prolongado, pode alterá-la definitivamente, o que influenciará o aumento da pressão.

Busque a orientação de um cardiologista para acompanhar sua pressão arterial.

Um psicólogo pode auxiliar no tratamento não medicamentoso do estresse. Algumas orientações que auxiliam para a diminuição dos sintomas e nível do estresse são:

- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Alimentação saudável;
- Aprender técnicas de relaxamento (e utilizá-las, claro);

Por último está o que será o foco do trabalho psicológico, que é justamente investigar e compreender a sua maneira de pensar e de se relacionar, o que geralmente é a nossa maior fonte de estresse.
Procure primeiro um clínico geral que peça exames e que afaste quaisquer causas clínicas para o aumento de pressão. Apenas depois de um check up clínico é que deveria procurar um psicólogo. Atividades físicas também podem ajudar muito a regular o stress.
Olá,
O estresse é um processo de desgaste do organismo que em exaustão não consegue lidar de forma saudável com as exigências da rotina diária. Pode influenciar na desregulação da pressão arterial, pois o estresse ocasiona diversos sintomas físicos como fadiga, enxaquecas, ardência nos olhos dentre outros. Sugiro que busque avaliação do psiquiatra para verificar se o diagnóstico é adequado e a necessidade de medicação. E também auxílio do psicólogo para aprender estratégias para lidar com as suas dificuldades e melhorar sua qualidade de vida. Abraços
Sim, o estresse pode causar pressão alta mas pode não ser a única causa. Uma investigação com um clinico geral também é aconselhável Já atendi uma pessoa que a alteração de pressão estava sendo desencadeada por problema relacionado à tireoide.Mas descobrimos isso juntas através do processo terapêutico quando ela se deu a oportunidade de parar e pensar no seu cotidiano, nas suas relações e reações frente a vida.
O estresse pode ser compreendido como um estado de prontidão emocional e fisiológica, produzido por estímulos que causam desconforto, já que prepara o organismo para enfrentar uma condição percebida pelo indivíduo como ameaça à sua integridade física e/ou mental. Uma situação estressante que se torna permanente, potencializada por outras características pessoais, como o sedentarismo, pode levar o indivíduo a desenvolver hipertensão.
O mais aconselhável, inicialmente, é a consulta com um clínico geral, que irá realizar os exames necessários para avaliar a sua higidez. Em seguida, a busca de um psicoterapeuta, se faz necessária para que sejam trabalhadas as questões ligadas aos sentimentos e emoções que têm desencadeado esses desagradáveis sintomas.
Estresse acabou sendo um termo generalizado para situações de tensão excessiva e constante e de certa forma todos nós passamos por isso em algum momento.
Todas as questões de variação emocional, e o estresse é uma delas, pode trazer sintomatologia física, como enxaquecas, estafa e alterações de sono e apetite. Como nosso corpo é todo relacionado, algo vivido mental ou emocionalmente pode afetar todo o organismo, incluindo o sistema circulatório.
Sendo mais específica, situações de estresse tendem a liberar substâncias no nosso organismo e isso pode também alterar a pressão sanguinea, principalmente quando já há uma predisposição à hipertensão.
O uso de medicação deve ser avaliado pelo seu médico cardiologista que tomara não de exames e avaliação clínica para afirmar a necessidade medicamentosa. Por outro lado, um profissional psicólogo pode te ajudar a avaliar as situações causadoras ou potencializadores de estresse, ajudando você a lidar melhor com elas.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá! O estresse pode gerar inúmeras consequências se não for administrado, e entre elas está a pressão alta.
Para saber se há ou não necessidade de medicação e a posologia correta, procure um médico para fazer a avaliação e em paralelo, consulte um psicologo para iniciar a terapia e desenvolver estratégias de enfrentamento para administrar de maneira adequada o estresse que você está vivenciando.