Eu presenciei um problema familiar em 2017, no ano seguinte não presenciei nada de problemas psicoló

29 respostas
Eu presenciei um problema familiar em 2017, no ano seguinte não presenciei nada de problemas psicológicos, mas daí pra frente em 2019 venho sentindo tristeza chorava por tudo em 2020 comecei a ficar pensante pelo ocorrido de 2017

sinto dores musculares nós ombros especificamente, preocupações em relação ao futuro em que profissão vou exercer após sair da
escola ps: tenho 15 anos. E de uns tempo pra cá não houve situações igual essa somente a vontade de chorar por qualquer coisa. Gostaria de saber se é normal.
Que tal seria procurar um clínico geral e um psicólogo?

Sim, os sintomas são normais, porém eles estão indicando que algo que precisa ser cuidado em você, acredito que se beneficiaria de atendimento psicológico (terapia).
Olá! É comum traumas repercutirem no corpo de algumas formas específicas. Há uma abordagem de trabalho que certamente poderá te beneficiar: Terapia EMDR + Pain Management (Dor). Agende sua consulta e vamos tratar do seu alívio. Um grande abraço!
Olá! Como está?
Bom, nós psicólogos temos certa limitação para dizer muito sobre seu relato, por ser um espaço limitado e exposto, mas vou tentar ajudar com algo.
Algo aconteceu que, somado a outras experiências da sua infância, podem retornar mais tarde, como sintomas de tensão, ansiedade e tristeza. A adolescência é um período da vida um tanto conturbado. Mas se há desconforto, se você se queixa, não pode ser considerado normal. Procure psicoterapia para entender e poder falar abertamente sobre o que houve. Atualmente os psicólogos estão atendendo online, o que facilitaria a procura. Um abraço!
Olá !
Os traumas podem influenciar em nossa vida sem percebermos. O psicólogo pode te auxiliar a identificar o que você está sentindo e te ajudar a ressignificar o que já aconteceu, possibilitando que você tenha uma maior qualidade de vida.
Olá!
Buscar um Psicólogo poderia lhe ajudar a compreender melhor o que está levando aos sentimentos de tristeza e ansiedade, além dos sintomas físicos. Certamente ocorreram situações que mobilizaram pensamentos e crenças que não estão sendo funcionais e saudáveis neste momento da sua vida. A terapia cognitivo comportamental pode te ajudar a investigar quais são esses pensamentos e crenças envolvidas e ajudar a promover a ressignificação mental. Também pode te apoiar com técnicas e estratégicas para lidar com os sintomas de ansiedade. Fico à disposição caso queira mais informações.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá,
Não é normal sentir se constantemente angustiada, a ajuda de um psicólogo seria ideal para que você entendesse qual a interpretação que você fez sobre estes acontecimentos, se te fez duvidar da própria capacidade de lidar e de enfrentar as adversidades.
Olá! Entendo que o problema ocorrido em 2017 tenha sido difícil de presenciar. Somado a esta questão familiar, você é um adolescente, que já tem as suas próprias questões pessoais para aprender a lidar, como por exemplo, o que fazer depois da escola. Os problemas familiares ocorridos no passado e a vivência da adolescência podem estar te deixando mais sensível, fazendo aparecer esta vontade de chorar. Acho que você poderia procurar por uma ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a lidar melhor com tudo isso.
A pergunta mais adequada não é bem a respeito de ser normal ou anormal mas qual nível de prejuízo/incômodo esses eventos trouxeram a sua vida. No caso há que se analisar e "tratar" queixas distintas que podem estar repercutindo na sua saúde mental: o problema familiar de 2017 ; as queixas relacionadas à incerteza quanto a escolha profissional e possíveis sintomas de tensão muscular que podem ser de ansiedade. No mais são queixas muito comuns e possíveis para um adolescente da sua idade.
Olá e obrigado pela sua pergunta. Parece que você mesmo fez uma relação entre os acontecimentos familiares há alguns anos atrás e essa tristeza que relata, mesmo não entendendo muito bem o que causou tudo isso. Junto com um profissional você poderia investigar o motivo desse sofrimento.
É necessário falar e falar e falar sobre isso, tendo como contrapartida o que Freud chamou Atenção Flutuante, aquela que abstém de todo tipo de julgamento (moral, religioso e, até, clínico!).
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua dúvida. Minha recomendação inicial é que você converse sobre o assunto com um adulto com quem você tenha proximidade ou confiança. Pode ser os seus pais, avós, tios, alguém da escola onde você estuda (pedagogos, professores, coordenadores, psicólogos escolares, se houver). É muito importante que você faça esse caminho de conversa, pois para buscar ajuda profissional e entender o que está acontecendo com você será necessária ciência e autorização de seus responsáveis. Minha recomendação é que você solicite o acompanhamento com psicólogo. Certamente esse profissional lhe oferecerá um lugar de escuta muito bacana, onde você poderá compartilhar suas questões e pensar em caminhos para lidar com elas. Então, não deixe de conversar com um adulto de confiança a respeito. Um abraço!
Tudo isso precisa ser avaliado por um psicólogo ou outro clínico. Você mencionou que de 2019 a 2020 começou a sentir tristeza e chorar por tudo. Como é essa tristeza, é persistente? Está presente a maior parte do dia por longos períodos? Muitas coisas precisam ser avaliadas para entendermos se estamos diante de um quadro patológico ou uma adversidade real da vida que precisa ampliar as habilidades de enfrentamento. Busque ajuda! Converse com alguém próximo. Chorar por tudo não é o habitual. Desejo melhoras! Abraço.
Olá! Muitas vezes passamos por situações muito difíceis e no momento não temos recursos para lidar/cuidar dos "machucados" que elas nos causam da forma como seria necessário. Isso nos faz colocar como se fosse "um curativo" por cima, para conseguirmos seguir em frente. Contudo, com o passar do tempo, esse machucado começa a dar sinais de "infecção", e pode "latejar, sangrar"... Geralmente, quando já apresentamos um pouco mais de recursos para retomar este cuidado o corpo dá sinais, vem a sensação de fragilidade, emoções à flor da pele, entre outras formas. Costumo dizer que é a vida nos fazendo um convite para olhar para trás, cuidar e se fortalecer, para continuar seguindo em frente com mais leveza. Talvez a sua preocupação com o futuro seja devido, além da cobrança social, ao fato de: "como seguir em frente se eu tenho me sentido assim?". Bom, o que me ocorreu foi isso, e a psicoterapia é um espaço para ir tratando destes "machucados" do nosso corpo emocional. Caso sinta que posso lhe ajudar neste processo, estou à disposição. Abraços!
Boa tarde!
Não é normal. Acredito ser importante trabalhar esta questão que você mencionou que aconteceu em 2017.
Ela está reverberando ainda e você traz outras questões também.
Procure um profissional sem hesitar!
Um abraço!
É muito comum quando ocorre um fato marcante negarmos qualquer reação emocional até para proteção mesmo, mas com o tempo isso pode vir a tona através de sintomas no corpo e no estado emocional. Mas é necessário investigar através da psicoterapia, do processo de autoconhecimento e entender a raiz, quais gatilhos esse fato desencadeou em você que agora não está suportando. Trabalhando isso vc se sentirá mais segura para prosseguir.
Olá. Vejo e reconheço o seu sofrimento. Esta fase de escolha profissional pode ser difícil para alguns adolescentes e é natural ter dúvidas sobre o futuro. Porém, seria ideal se sentir apoiado (a) pela família. Se sentir necessidade de entender as suas experiências, fico à disposição.
Olá! Parece que o ocorrido há alguns anos atrás ainda te afeta de maneira significativa. Acredito ser essencial entender o quanto isso te afetou e ainda afeta, para que assim possamos compreender o que tem se passado no seu caso. A psicoterapia é uma ferramenta essencial! Caso se sinta confortável, estou a disposição.
Olá, é interessante que você possa procurar por um psicólogo, e através do processo terapêutico, falar e elaborar o fato que mencionou em seu relato.
Entendo o seu sofrimento e ao que parece, os sintomas específicos citados estão relacionados a transtorno de ansiedade. Neste caso, um tratamento precoce com psicoterapia é o mais adequado para que você consiga viver de uma maneira mais autônoma e aliviar essa sensação. Acredite, existe alternativa para lidar com isso! Sou Psicóloga que atua com foco em Ansiedade e falo muito sobre o assunto nas redes sociais. Fique à vontade para passar por lá para tirar todas as suas dúvidas. Estou à disposição para qualquer esclarecimento.
Olá! Na sua idade, em que as funções mentais já estão mais amadurecidas, entendo que você possa ter se sentido impotente perante o ocorrido, ou se cobrado ter resolvido algo que estava fora de seu controle na época. Fazer entendimento do passado também passa por compreender a situação e as suas potencialidades e limites da época. Preocupar-se de forma excessiva com o futuro também está fora de seu controle, e isso gera muita ansiedade!!!! Podemos nos preparar para o futuro, fazendo nossa parte...mas não temos garantia de que tudo será como desejamos. Para entender o que aceitar como está e lutar pelo que precisa, recomendo psicoterapia.
Seria muito bom uma terapia com um psicólogo. Vai te ajudar bastante, não hesite em cuidar de você mesma pois você merece.
Você precisa buscar uma ajuda profissional, através da psicoterapia você poderá cuidar melhor de suas emoções.
Oi, tudo bem? Imagino que seja muito doloroso para você enfrentar essas questões a tanto tempo! Os traumas e outras questões psicológicas podem sim interferir diretamente no nosso estado fisico, no entanto pra saber se esses sintomas são decorrentes do acontecimento que você vivenciou, é necessário um acompanhamento e conhecimento um pouco maior do seu caso. A terapia pode te ajudar muito a ressignificar esse acontecimento e aliviar esses sintomas. Me coloco a disposição caso queira conversar mais.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 100
Oi, tudo bem? Não, não é normal, quando o corpo vai dando sinais de que algo não está bem e você vai sentindo esse mal-estar, essas são as maneiras de lhe mostrar e pedir ajuda. Muitas pessoas ainda permanecem com um certo preconceito em procurar um profissional da Psicologia, mas somente ao compreendermos a nós mesmos que conseguimos viver com mais tranquilidade e saúde mental. Forte abraço, Dra. Monica
Olá! Pelos sintomas que você relatou, é necessário fazer uma avaliação psicológica para se ter dados do seu contexto e as variáveis que interferem no seu dia a dia. Sintomas de ansiedade, estresse e depressão podem estar associados a diversos fatores, por isso é importante buscar um profissional especializado para atendê-lo(a)! Não deixe de buscar auxílio profissional. Espero tê-lo(a) ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 130
Olá, parece que você está se sentindo sensível e mobilizada emocionalmente. Na nossa vida passamos por algumas dificuldades que influenciam na nossa maneira de pensar, sentir e agir. Além disso, a adolescência por si só é um período delicado e de transição, onde vivenciamos crises e experienciamos situações desafiadoras. A psicoterapia pode auxiliar na elaboração dos acontecimentos passados e atuais, beneficiar no desenvolvimento estratégias saudáveis no enfrentamento das situações, e auxiliar na escolha do caminho que deseja trilhar no futuro. Espero ter ajudado. Fico à disposição.
Não é normal sentir vontade de chorar por qualquer coisa. É importante você entender melhor suas emoções e o que está acontecendo contigo. Converse com um adulto que você confia e peça ajuda. Abraço
Olá, tudo bem? Compreendo como pode ser difícil lidar com esses sentimentos e preocupações que você está enfrentando. É bastante comum que experiências passadas, como o problema familiar que você presenciou em 2017, possam ter um impacto significativo em nosso bem-estar emocional, mesmo que inicialmente não percebamos isso.
O fato de você ter experimentado tristeza e chorar frequentemente em 2019, seguido por preocupações e dores musculares nos ombros em 2020, sugere que pode haver uma conexão entre esses eventos e seus sintomas emocionais e físicos atuais. É possível que a situação familiar que você testemunhou em 2017 tenha desencadeado uma resposta de estresse em seu corpo, que se manifestou de diferentes maneiras ao longo do tempo.
Porém, tem um outro lado, outros fatores, como, por exemplo, mudanças hormonais podem gerar alguns sintomas. E quando não estamos bem nossa memória nos trás lembranças de momentos que não estivemos bem. E nem sempre tem conexão com os fatos, mas com as emoções. Momentos difíceis no presente traz lembranças e pensamentos de outros momentos difíceis.
Quando escreveu aqui, você era menor de idade (digo isso, pois não temos acesso a data que você fez seu comentário), então, sendo menor de idade (se ainda for) é fundamental que você tenha o apoio e a presença de um responsável ao buscar ajuda profissional.
É perfeitamente normal sentir-se triste, preocupado e confuso em relação ao futuro. A adolescência é uma fase de transição muito importante, e é natural ter perguntas e incertezas sobre sua vida e seu futuro profissional.
No entanto, se esses sentimentos estão interferindo em sua vida diária e bem-estar, pode ser útil considerar a busca de apoio adicional. Inclusive, para compreender e se libertar da vivência de 2017. A terapia pode ser um espaço seguro e acolhedor onde você pode explorar seus pensamentos, emoções e preocupações, desenvolver habilidades para lidar com o estresse e a ansiedade, e encontrar maneiras saudáveis de se relacionar consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. E se necessário um olhar para estudos e carreira.
Havendo interesse, estou aqui para lhe ajudar. Fale com seus pais ou responsáveis e, juntos, entrem em contato comigo para agendar uma consulta. Estou aqui para lhe apoiar nesta jornada. Sucesso naquilo que busca e até breve! Psicóloga Adriana de Araújo.