Eu questiono a realidade a todo momento, é péssimo. O que eu posso fazer para me livrar desses pensa

14 respostas
Eu questiono a realidade a todo momento, é péssimo. O que eu posso fazer para me livrar desses pensamentos e viver tranquilamente?
Seria importante avaliar as causas mas o principal é como lidar com os pensamentos automáticos e intrusivos. A terapia cognitivo comportamental tem ferramentas importantes para essa situação, vale a pena conhecer.

Olá! O que é a realidade para você? Existe sim dois tipos de realidade, a exterior e a interior. Quando temos ideias sobre o mundo, fantasias, desejos, sonhos, estamos alimentando a nossa realidade interior, este mundo ideal e único que só existe na mente. Quando nos identificamos muito com esta realidade “de dentro” e observamos a realidade “de fora” completamente diferente, nos frustramos. E isto causa sofrimento! Trabalhe a sua mente e perceba que é necessário uma flexibilidade e resiliência do que temos como expectativa e de como é o mundo em si. Qualquer coisa estou à disposição para conversarmos mais. Agende
Questionar as situações que ocorrem a sua volta é extremamente natural, porém você precisaria avaliar quais questionamentos estariam interferindo diretamente nas sua maneira de se relacionar e conviver na sua realidade social, modificando o que esta associado a esses pensamentos que te geram angustia. Técnicas de terapia cognitiva comportamental ajudam bastante nesse processo mudança de pensamentos.
Olá. Depende de qual realidade você está se referindo. Se você estiver analisando a realidade social e econômica que estamos vivendo acredito que de fato deve estar sendo péssimo, haja visto que estamos vivendo tempos sombrios. Mas se você está questionando se o que você está vivendo é real, aí seria interessante procurar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica.
Olá! Ter uma visão crítica da nossa realidade é importante e numa certa medida até saudável. Agora o que me parece a partir do seu relato é que essa medida talvez esteja excessiva e isso tem causado um sofrimento importante. O aconselho a buscar um psicólogo para entender melhor esses questionamentos e possivelmente te gerar a diminuição desse sofrimento. Abraços e fico a disposição.
Olá, pela usa descrição, isso parece estar interferindo bastante em sua vida, uma opção é procurar ajuda para entender bem esses conteúdos dos seus pensamentos, e todo o contexto que acontecem, então se puder busque ajuda psicológica, qualquer coisa fico a disposição, abraço!!!
Olá! Se lhe tem causado algum tipo de sofrimento ou incomodo as questões que você elabora sobre a realidade, seria interessante procurar um psicanalista, psicólogo para poder falar sobre. Assim, pode se investigar e entender a complexidade desses sentimentos. Me coloco à disposição.
Olá! O primeiro passo é buscar por ajuda psicológica para que você possa descobrir a função desse comportamento. Entender a natureza das questões que tem apresentado é fundamental para que você possa desenvolver estratégias para se relacionar de uma maneira mais saudável com os seus pensamentos e ter mais qualidade de vida. Invista em você e inicie o quanto antes o processo. Você merece viver bem! Cuide-se bem!
Olá, saiba que refletir/questionar, são comportamentos que acompanham a humanidade há séculos, mas quando esses pensamentos se tornam obsessivos e atrapalham nosso dia a dia é hora de buscar ajuda. Pelo seu relato, é possível compreender que isso lhe causa sofrimento. Nesse caso, seria muito interessante você conversar com um profissional da psicologia para compreender porque esses pensamentos são constantes e perturbadores. A análise é uma ferramenta poderosa que pode te auxiliar a lidar com essas emoções. É muito interessante quando você começa esse processo de autoconhecimento, você transforma a sua vida para melhor!

Espero ter ajudado.
Abraços.
Olá! Talvez seja interessante uma análise para entender melhor qual a origem desses questionamentos e pensamentos, a serviço de que estão no seu funcionamento psíquico.
Se dar conta de algumas coisas pode te ajudar a construir outros caminhos para lidar com a realidade.
Olá! Questionamentos fazem parte natural da vivência, mas pelo seu relato parece que tem incomodado. É importante saber de qual realidade você fala. Da sua vida? Realizações? Projetos? Ou da realidade geral do mundo. Observe se as suas expectativas estão muito altas e como lidar com isso. Se achar necessário faça uma avaliação psicológica para compreender melhor os seus pensamentos e sentimentos. O processo psicoterapêutico é de autoconhecimento. Fico à disposição para contribuir. Abraço
Olá. Sinto muito pelo momento difícil que você está passando. Quando você diz "questiono a realidade a todo momento" estou com poucas informações para te ajudar, pois existem diversas formas de questionar a realidade e nem todas são preocupantes. Mas... A partir do momento que você está procurando ajuda imagino que isso deva estar ocupando um espaço considerável da sua vida. E, nesse caso, sugiro que busque uma ajuda psicológica, para que possa entender melhor o que está acontecendo e tratar.
Oi! sinto muito pelo que voce está passando. Mas só de vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
Concordo com os colegas, e recomendo a busca por ajuda profissional.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi
Boa noite! Busque um médico e um psicólogo. Lidar com isso sozinha não irá te trazer resultados.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!