Eu sinto que vivo uma vida automática desde minha infância.Me sinto desprovido de vontade própria

13 respostas
Eu sinto que vivo uma vida automática desde minha infância.Me sinto desprovido de vontade própria para realizar ações,mas não sinto nenhuma nova sensação.Senti muita semelhança com o que li sobre a situação do protagonista de "O estrangeiro" de Albert Camus.Será apenas solidão?
Olá. Para você entender essas questões sugiro que procure um psicólogo. Juntos vocês poderão detalhar melhor o que acontece com você. Não deixe de procurar ajuda. Com as informações que você passou é difícil dizer o que pode ser. Apenas numa avaliação será possível ter esse esclarecimento.

Isso lhe trás angustia? A partir do momento que você trás isso como uma questão que lhe acompanha a tanto tempo, pode ser interessante buscar formas de ressignificar tal experiência. Isso lhe permitirá um pouco mais de autonomia frente ao que se queixa. Procure um/a psicanalista para que juntos possam trabalhar essa questão lhe causa incomodo.
Olá! procure um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Olá, tudo bem?
É interessante você pensar se isto te gera algum tipo de desconforto ou angústia.
No caso em que estes fatores estiverem reduzindo sua qualidade de vida, sugiro que busque orientação e acompanhamento de um profissional da psicologia, pois este será capaz de compreender melhor seu contexto, suas cognições e, assim, fechar um diagnóstico mais certeiro para que você desenvolva as habilidades sociais que anseia.
Espero ter ajudado e até breve!
Pelo seu curto relato não me parece apenas solidão. Mas há indícios de alguns tipos de transtorno de humor. Para uma avaliação precisa é necessária uma conversa mais detalhada. Por isso recomendo que procure um psicólogo. Vejo sofrimento no seu relato e você está vivendo isso há muito tempo, é hora de procurar ajuda.
Você já pensou em ter um espaço para poder falar sobre como se sente? Sou psicóloga clínica da abordagem psicanalítica e observo em minha prática os efeitos desse trabalho nos meus pacientes. A possibilidade de falar à alguem que irá te fazer despertar para uma percepção sobre você tem resultados libertadores. Acredito que você chegará à resposta da sua perugunta e poderá fazer novas escolhas a partir desta apropriação. Estou à disposição!
Camus, Dostoievski são escritores que nos entregam detalhes preciosos das cenas da vida humana. Certamente muitas pessoas se sentem como um estrangeiro na própria vida. A literatura e outras produções artísticas alcançam um significado certeiro do que vivemos e que não poderíamos expressar de outra forma. Estamos falando de símbolo e de inconsciente. De valores profundos e paixão pela vida viva. A solidão faz parte do processo criativo, como também a angústia, a necessidade do novo, o inconformismo constante. Pessoas que têm estes sintomas precisam falar, relatar, refletir, anotar os sonhos. A psicoterapia é muito importante e caso você queira, ajudará a conhecer, acolher e escolher como lidar com os fatos de sua vida.
Olá. Pelo que você conta, mesmo que seja "apenas solidão" , parece que você sente uma insatisfação ou falta de realização pessoal. Vale a pena tentar a psicoterapia para identificar e buscar o que lhe ajudaria a viver melhor. Perceber isto que você conta ja é um primeiro passo para percorrer esse caminho, que é mesmo de auto-conhecimento e reescolhas. Boa jornada!
Me parece uma situação que lhe causa algum tipo de sofrimento. Estou certa? Se sim, isso merece alguma atenção de sua parte.
A melhor forma para entender o que está acontecendo com você parece que é buscando uma psicoterapia cognitiva comportamental junto à um psicólogo.
Dessa forma, você poderá contar abertamente sobre a situação que vem passando e pensar junto com o terapeuta como resolvê-la.
Espero mesmo ter ajudado vc!

Abr
Alguma das coisas que você descreveu na sua pergunta remetem a sintomas depressivos, a falta de prazer, motivação, existem outros sintomas que você pode estar tendo que não foram postos na pergunta e que devem ser avaliados por um médico Psiquiatra.
A distinção entre tristeza, solidão, que são sentimentos comuns a todo ser humano e depressão devem ser feitos por um Psiquiatra, podendo assim ser feito o diagnóstico correto e a indicação terapêutica, como algumas medicações e psicoterapia.
Em consulta Psiquiátrica você poderá distinguir estes sintomas e ter uma proposta terapêutica individualizada que será seu caminho para a sua melhora e recuperação.
Abraços
Dr. Allan Santos
Olá.

Sugiro que também procure um psiquiatra.
Alguns remédios podem ajudar --> junto à psicoterapia.
Tudo na vida tem um motivo e um Princípio, o que nos motiva é o nosso PRINCÍPIO DO PRAZER....o que te motiva ? ou o que NADA te motiva?

Saiba que isso também tem solução, mas tem que procurar um Psicanalista, se for necessário ele junto com vc irá te encaminhar a um Psiquiatra.

Tenha Paciência, COM VC e SIMMMM, Procure um Terapeuta para te ajudar

VC vai sair dessa

Até logo
A busca pelo sentido dá vida talvez seja um dos maiores enigmas que desafiam o humano, embora seja uma busca extremamente subjetiva, profissionais como psicólogos e psicanalistas são pessoas capacitadas para empreender este trabalho junto às pessoas. Não necessariamente em busca de respostas fechadas mas principalmente para lhe ajudar a enxergar aspectos importantes do caminho que sozinhos nos passam desapercebidos. Não sei se você já procurou por um psicólogo ou mesmo psicanalista para conversar sobre estes seus sentimento. Marque uma primeira conversa, passe pela experiência para poder decidir se é uma boa possibilidade para você. Boa sorte e conte comigo se precisar