eu sou bipolar maníaco,ou seja, não tenho episódio depressivo, então porque eu tenho tantos pensamen
23
respostas
eu sou bipolar maníaco,ou seja, não tenho episódio depressivo, então porque eu tenho tantos pensamentos positivos?
Pensamentos positivos ou impulsivos? Pois há uma diferença importante: não é porque que deixam "para cima", sendo o contrário da depressão, que são positivos. Os impulsos podem vir como busca pela satisfação momentânea e serem confundidos com motivação. O ideal seria um acompanhamento Psicológico junto ao Psiquiátrico para saber identificar o conteúdo de seus pensamentos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Como disse o colega acima, é importante compreender a natureza/função destes pensamentos. O que você escreveu pode ser também a sua vontade de viver, o que te liga e chama para a vida, mas talvez de uma forma desproporcional. No processo psicoterápico, vamos olhando e compreendendo o funcionamento dessas dinâmicas, para que você encontre o seu jeito de transitar e permanecer na vida (realidade) de forma que lhe traga mais satisfação. Espero ter lhe ajudado em algo. Abraços.
O que chama de pensamentos positivos são parte da mania. Pensamentos acelerados e comportamento impulsivo. Procure um psicólogo da abordagem cognitivo comportamental especialista em transtornos afetivos
Olá, é importante entender que o bipolar tem seus episódios de mania, neste episódio os pensamentos é de cunho positivo.
Em todo caso, é necessário o acompanhamento com psicólogo e psiquiatra.
Abraços!
Em todo caso, é necessário o acompanhamento com psicólogo e psiquiatra.
Abraços!
A grandiosidade, alta excitação, irritação e pensamentos positivos exagerados, muitas vezes fora da realidade, são sintomas característicos da fase maníaca. Você deve estar se referindo a bipolaridade tipo 1, onde apenas um episódio maníaco constitui o diagnóstico. Essa fase é perigosa, a sua avaliação de segurança fica prejudicada. Busque principalmente acompanhamento psiquiátrico, a medicação é a primeira linha de tratamento do transtorno, a segunda linha é o psicólogo cognitivo comportamental, ambos são o padrão ouro de tratamento na atualidade. Se cuide, abcs!
Olá! Partindo do pressuposto que você foi diagnosticado corretamente, tendo em vista que o diagnóstico de bipolaridade, muitas vezes, é difícil de ser dado com precisão, teríamos que entender o que você está chamando de "pensamentos positivos". Na mania, a pessoa pode ter um "otimismo tóxico", pensamentos que para você soam como positivos, mas que contêm doses de irresponsabilidade e inconsequência, ou até mesmo serem irreais, como nos delírios de grandiosidade, o que pode gerar muitos prejuízos para a pessoa, em alguns casos, colocando em risco a própria vida. A sua pergunta tem pouca informação, mas tentando respondê-la, o aumento de pensamentos positivos pode ser derivado de um dos sintomas centrais do episódio maníaco: o humor muito elevado. Outros sintomas da fase maníaca são: comportamento impulsivo e expansivo, aumento da atividade e da energia, autoestima elevada, sentimento de grandiosidade, baixa necessidade de sono, pensamento acelerado, distrabilidade, hiperfoco nos objetivos e compulsão. Entender seu funcionamento particular durante a mania é muito importante para que você consiga identificar padrões destrutivos e possa quebrá-los. A psicoterapia é fundamental nesses casos. Fico à disposição para outra dúvidas!
O estado maníaco nos faz acreditar que podemos fazer muito mais do que está ao nossa alcance... Parece controverso, mas esse tipo de pensamento se torna perigoso quando misturado a sensação de euforia quem vem com estes pensamentos, pois nos incentivam a tomar atitudes impulsivas que podem nos colocar em risco de vida, ser preso, prejudicar alguém (na pior das hipóteses), prejudicar o convívio social (na menor das hipóteses)...
É como acreditar em uma fantasia de "superhomem", mas sabemos conscientemente que somos humanos finitos e com limitações.
É como acreditar em uma fantasia de "superhomem", mas sabemos conscientemente que somos humanos finitos e com limitações.
Olá. Não entendi muito bem a sua pergunta. Mesmo assim vou tentar responder: se você possui o transtorno bipolar e tem pensamentos positivos (talvez de grandiosidade) pode ser uma hipomania, que é um quadro mais leve da mania. Mas independente disso faça terapia para acompanhar melhor seu transtorno e também a medicação para estabilizar. Atenciosamente.
Se em demasia podem estar relacionados com a mania. Oposto dos negativos relacionados com a depressão. Você pode se beneficiar ou se atrapalhar com escessos, compulsões. Tente iniciar um processo de cuidado e reavaliação de seus pensamentos e comportamentos em ambiente de psicoterapia , a fim de fortificar seu entendimento de si e auto confiança acertiva nas atitudes.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Precisamos entender o que vc quer dizer com "pensamentos positivos", pois um pensamento pode te trazer sentimentos positivos, mas ser um pensamento distorcido e boicotador.
Boa tarde! como os colegas de profissão sinalizaram, é muito importante compreender o que você quer dizer com pensamentos positivos.
dentro da fase maniaca existe um humor eufórico, se seus pensamentos positivos forem desmedidos, grandiosos, excessivos e desproporcionais como se nada pudesse te atingir, não está dentro do âmbito do saudável.
No contrário, se seu pensamentos positivos forem apenas uma motris de força para você se reerguer, dentro de um contexto que te traga calma, serenidade, é de fato positivo.
Busque investigar isso junto com um psicólogo!
dentro da fase maniaca existe um humor eufórico, se seus pensamentos positivos forem desmedidos, grandiosos, excessivos e desproporcionais como se nada pudesse te atingir, não está dentro do âmbito do saudável.
No contrário, se seu pensamentos positivos forem apenas uma motris de força para você se reerguer, dentro de um contexto que te traga calma, serenidade, é de fato positivo.
Busque investigar isso junto com um psicólogo!
Olá. Aquilo que você está chamando de pensamentos positivos podem ser apenas pensamentos sem filtro. Ou seja, você acredita que eles estão te levando para um aspecto interessante da vida, que são incentivadores de atitudes grandiosas e que isso não tem problema, mas, na verdade, você acaba esquecendo dos detalhes práticos para a realização dos seus projetos e, em vez de parar para refletir sobre o que deu errado, você parte para outro projeto com o mesmo "entusiasmo", acreditando estar sendo positivo. Com isso, nem dá tempo de ficar deprimido. Fez sentido? Converse com um psicólogo. Boa sorte!
Busque um psicólogo . E , converse com ele mais a fundo . Isso será de supra importância .
Seria bom ter mais dados, talvez numa consulta para pode nomear de forma mais clara, o que seriam estes pensamentos positivos que você menciona.
Olá, boa tarde. Por si só, diagnósticos não impedem ninguém de ter pensamentos positivos, mais construtivos. Uma pessoa que fosse muito deprimida, trabalhando a depressão, poderia passar a ter pensamentos mais otimistas e construtivos, após o trabalho psicoterapeutico com ela. O mesmo para qualquer diagnóstico. A possibilidade permanece com a pessoa. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
Primeiramente teríamos de entender a que você se refere como pensamentos positivos. Ou seja, se esses pensamentos provocariam uma autoconfiança e otimismo exagerados, com ideias grandiosas, desproporcionais com a realidade. Também teríamos de verificar se esses pensamentos são acompanhados de alta agitação e impulsividade, dentre outras características, gerando consequências na sua vida. Seria interessante que você procurasse um profissional para que ele pudesse avaliar a sua queixa. Em caso de diagnóstico para algum transtorno bipolar é importante realizar acompanhamento psiquiátrico (primeira linha) e psicológico.
Olá! Primeiramente é importante você conceituar esse pensamento positivo que diz ter. Será que realmente é positivo ou é um pensamento advindo da fase maníaca da bipolaridade? Talvez por você estar na fase maníaca não se dê conta de que esse pensamento faz parte da doença bipolaridade. Recomendo se consultar com um psicólogo e psiquiatra!
Olá! Fico em dúvidas quanto a "bipolaridade" de um polo só! Estou me questionando se estou desatualizada. Como o próprio nome diz; dois polos. Sugiro que busque uma segunda opinião, com psiquiatra e um psicanalista/psicólogo! Muito embora, o que está posto não seja o diagnóstico e sim o tratamento. Mas, para tanto é importante um bom diagnóstico
Olá, sugiro procurar um psicólogo. Penso ser necessário entender melhor algumas questões. Quem te deu o diagnóstico foi um Psiquiatra? Há quanto tempo? Toma medicação? Qual a incidência desses pensamentos? De que natureza são? O objetivo não é te "sabatinar" mas entender melhor para apoiar de forma assertiva. Abraços
Quando estamos com funções mentais altercadas no polo pra cima , comumente os pensamentos podem acompanhar. Assim se estivesse com seu humor para baixo seus pensamentos estariam congruentes a ele. Inclusive isso é um bom sinal prognóstico.
Bom dia! Provavelmente esses pensamentos positivos estão ligados a fase de mania. Muitas vezes podem ser confundidos com pensamentos positivos. Mas importante saber avalia-los e identificar quando podem estar te prejudicando. A terapia auxilia muito. Por exemplo, tem dificuldade controlar gastos, direção impulsiva ou ate mesmo dificuldade de terminar projetos. Os impulsos podem vir como busca pela satisfação momentânea e serem confundidos com motivação. O ideal seria um acompanhamento Psicológico junto ao Psiquiátrico em conjunto. espero ter lhe ajudado
Olá. Os pensamentos positivos fazem parte dos sintomas da mania. Atualmente a Terapia Cognitivo Comportamental é o tipo de terapia com maior comprovação cientifica para o tratamento do TAB. Busque ajuda! Um forte abraço
Olá, tudo bem?
Essa é uma pergunta muito interessante — e cheia de nuances. Quando você diz que é bipolar do tipo maníaco e não tem episódios depressivos, isso levanta uma questão importante: será que o diagnóstico foi feito como Transtorno Bipolar tipo I, com episódios maníacos predominantes? Ou há possibilidade de se tratar de outro quadro, como hipomania crônica ou até mesmo traços de temperamento que se confundem com estados de humor mais elevados?
É verdade que, durante os episódios maníacos, o cérebro pode acelerar bastante, criando uma enxurrada de pensamentos — muitos deles com teor positivo, ideias grandiosas ou até mesmo com uma sensação de “iluminação” ou otimismo extremo. Do ponto de vista da neurociência, isso acontece porque há uma desregulação nos circuitos que controlam a dopamina, especialmente nas áreas relacionadas ao prazer, recompensa e tomada de decisão. É como se o cérebro passasse a operar em um modo “turbo”, onde tudo parece possível, estimulante e cheio de energia. Mas o detalhe é: nem sempre pensamentos positivos significam bem-estar genuíno.
Você já observou se esses pensamentos vêm acompanhados de agitação, impulsividade ou dificuldade de manter o foco? Já se pegou fazendo planos grandiosos ou tomando decisões que depois pareciam exageradas? Já se perguntou se esses pensamentos positivos te fortalecem ou, de certa forma, mascaram algo que você evita sentir? Às vezes, o excesso de positividade pode ser o próprio sintoma — e não um sinal de equilíbrio emocional.
O mais importante é manter esse olhar curioso que você demonstrou na pergunta, porque isso mostra um movimento interno de autocompreensão. E quando essa investigação acontece dentro de um processo terapêutico, é possível não apenas entender o funcionamento do seu humor, mas também desenvolver estratégias para lidar com ele com mais autonomia e segurança.
Caso precise, estou à disposição.
Essa é uma pergunta muito interessante — e cheia de nuances. Quando você diz que é bipolar do tipo maníaco e não tem episódios depressivos, isso levanta uma questão importante: será que o diagnóstico foi feito como Transtorno Bipolar tipo I, com episódios maníacos predominantes? Ou há possibilidade de se tratar de outro quadro, como hipomania crônica ou até mesmo traços de temperamento que se confundem com estados de humor mais elevados?
É verdade que, durante os episódios maníacos, o cérebro pode acelerar bastante, criando uma enxurrada de pensamentos — muitos deles com teor positivo, ideias grandiosas ou até mesmo com uma sensação de “iluminação” ou otimismo extremo. Do ponto de vista da neurociência, isso acontece porque há uma desregulação nos circuitos que controlam a dopamina, especialmente nas áreas relacionadas ao prazer, recompensa e tomada de decisão. É como se o cérebro passasse a operar em um modo “turbo”, onde tudo parece possível, estimulante e cheio de energia. Mas o detalhe é: nem sempre pensamentos positivos significam bem-estar genuíno.
Você já observou se esses pensamentos vêm acompanhados de agitação, impulsividade ou dificuldade de manter o foco? Já se pegou fazendo planos grandiosos ou tomando decisões que depois pareciam exageradas? Já se perguntou se esses pensamentos positivos te fortalecem ou, de certa forma, mascaram algo que você evita sentir? Às vezes, o excesso de positividade pode ser o próprio sintoma — e não um sinal de equilíbrio emocional.
O mais importante é manter esse olhar curioso que você demonstrou na pergunta, porque isso mostra um movimento interno de autocompreensão. E quando essa investigação acontece dentro de um processo terapêutico, é possível não apenas entender o funcionamento do seu humor, mas também desenvolver estratégias para lidar com ele com mais autonomia e segurança.
Caso precise, estou à disposição.
Perguntas relacionadas
- Tem um ano que tomo respiridona 2mg hj não encontrei pra comprar.vou ficar sem tonar essa dose da noite que eu faço?só vou tomar a dose de amanhã a noite algum problema?
- Quanto tempo leva para passar o efeito colateral da rispiridona? No caso da minha filha diarréia.
- Minha Esposa iniciou o tratamento com Risperidona 1 mg e sente dores nas pernas. O que devo fazer para passar essas dores?
- oq fazer para destravar a mandíbula por causa do risperidona?
- Tomo risperidona 3mg , depakene 500 mg e clonazepam 2mg ... , estou querendo voltar a fumar maconha .. será que tem contra indicação?
- Minha filha toma litio, aripiprazol, carbamezapina, lamitor, putant4 e pregabalina. Tem autismo fibromialgia e provavel bipolaridade. Tem 18 anos e 110kg. Ja nao sei mais o que fazer quanto ao peso....cada vez esta maior. Ela tem muita fome. Mas admito que a medicacao ta fazendo bem (psicologicamente…
- Boa tarde minha tem 30 anos estava fazendo uso de respiridiona clonzepan depois de um mês só que agora ela eu parei de dar ela porque ela não aceita que tem depressão então eu colocava no feijão clonzepan nã água mais tem 15 dias que eu parei de dar ela essa semana ela começou ter tremura nas mãos
- 1 mês tomando risperidona começou sai líquido do peito é normal?
- Tomo risperidona há 10 anos. E agora comecei o desmame. Estou emagrecendo bastante. Isso é normal?
- Boa noite, pode tomar risperidona quando está febril?Obrigada.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Risperidon 3Mg-C/20Cps.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.