Eu sou diagnosticado com síndrome de asperger, e as vezes quando oiço ou vejo algo, isso fica se rep

22 respostas
Eu sou diagnosticado com síndrome de asperger, e as vezes quando oiço ou vejo algo, isso fica se repetindo diversas vezes na minha mente, e eu para aliviar tenho que ouvir ou ver de novo diversas vezes (normalmente é uma cena ou uma frase de um filme), as vezes escrevo, e as vezes acabo por repetir a frase
Isto é ecolalia?
Ecolalia e como um eco da própria fala,ocorre com frequência em TEA transtorno do espectro autista.
Se você já possuí o diagnóstico de Asperger essa pode ser a causa.

Ecolalia é um termo psicopatológico utilizado para descrever uma alteração da linguagem que se refere a repetição, como um eco, das ultimas palavras que chegam ao ouvido do entrevistado. É uma fenômeno comum em diversos tipos de patologias, não sendo patognomônico de nenhum transtorno mental. Converse com seu médico para avaliar a presença de obsessões ou compulsões.
A ecolalia está relacionado a forma de afasia em que o paciente repete mecanicamente palavras ou frases que ouve. Está repetição está presente no autismo e por isso você está se percebendo com esta característica, sugiro um acompanhamento com um psicólogo comportamental para te auxiliar. Abraços!
Olá,
Primeiro é importante entender exatamente como isso acontece, pode ser relacionado ao próprio transtorno, mas se isso vem acontecendo recentemente, é importante avaliar com mais profundidade.
Procure seu médico e ajuda psicológica
Isso pode estar presente sim no Asperger, mas também em outros transtornos mentais. Faça Avaliação !
Olá. Pela que descreve o fenômeno descrito não se enquadra como ecolalia. Entretanto indico uma investigação mais detalhada para que seja investigado se não se trata de pensamento intrusivo e egodistônico. Por vezes ocorre de uma idéia se fixar no psiquismo, se fazendo necessário acompanhamento psicanalítico.
Sobre a Síndrome, acredito que todos os colega que aqui se pronunciaram o fizeram de forma ética e com com verdadeiro conhecimento científico bastante solido. Como meu querido mestre diza : ..."conheça todas as teorias, viva-as a fundo cada uma dela. Mas ao estar diante da alma de um cliente, seja apenas uma alma.
Olá! Complementando as respostas dos colegas, a ecolalia pode ser definida como a repetição de sílabas, palavras e até mesmo frases já ouvidas. Quando a repetição ocorre logo após ser ouvida é chamada de imediata, quando acontece depois de um tempo é chamada de tardia. Pessoas com síndrome de Aspeger podem apresentar ecolalia, porém através do seu breve relato é difícil confirmar ou não, sugiro uma avaliação com neuro, psicólogo ou fono. Espero ter ajudado. Abraços.
Ecolalia é um transtorno de linguagem onde há repetição das ultimas palavras ouvidas , não
entendo o que vc. descreve como sendo Ecolalia, sinto mais como pensamentos intrusivos . Mesmo que voce tenha o diagnosticado
de Síndrome de Asperger, seria interessante pedir a seu psicologo para realizar um estudo mais aprofundado , sugiro procurar um profissional com atuação ou especialista em EA, ( espectro autista ) , para melhor lhe orientar e criar técnicas que lhe possibilite atuar mesmo quando os gatilhos desencadeam este processo . Espero ter ajudado
Olá!
A ecolalia não é uma característica apenas das pessoas com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela pode estar associada à outros diagnósticos. É importante saber sobre o diagnósticos, sintomas, mas, principalmente entender como você está lidando com isso e se há formas de amenizar esse incomodo, visto que você refere uma necessidade de alívio.
Assim, sugiro que procure um profissional que possa te auxiliar e proporcionar melhoras do seu quadro atual. Espero ter ajudado.
A ecolalia caracteriza-se pela reprodução repetitiva de palavras, sílabas ou frases. A criança fica repetindo aquilo que ela ou o interlocutor acabou de falar. É um distúrbio de desenvolvimento da fala e da linguagem. A ecolalia patológica é contínua e persistente, enquanto que ecolalia normal tende a desaparecer com o desenvolvimento da linguagem. Sugiro que procure um neuropsicólogo para fazer uma avaliação.
Aconselho a relatar ao seu psiquiatra o q esta acontecendo ou fazer uma avaliação com psicologo
No TEA, é comum estes sintomas, mas a ecolalia se refere a repetição da fala .Muito importante que além dos medicamentos prescritos ,que vc busque acompanhamento com psicólogo clínico. Estou a disposição.
Uma das características da Síndrome Asperger são os padrões repetitivos. Você disse que às vezes repete falando as frases, então isso é ecolalia. Ela pode ser imediata ou pode acontecer depois de um tempo e ainda repetir o que foi dito.
Pelo o que descreve entendo que você tem pensamentos intrusivos recorrentes e que geram sofrimento psíquico. Você já conseguiu encontrar algumas estratégias para lidar com eles, como por exemplo a escrita. Mas, parece não estar sendo suficiente. É importante entender quais emoções estão "coladas" a esses eventos que acabam gerando esses pensamentos repetitivos. Assim, criar espaço para expressão desses afetos e emoções. Você também pode fazer o esforço mental de se distrair com outra atividade, em vez de ficar focado nesses pensamentos egodistônicos; pode colocar a sua consciência ativa para deixar eles passarem naturalmente; outra alternativa é iniciar a prática de meditação guiada. O mais importante seria começar um processo terapêutico com um profissional qualificado, só assim você terá a oportunidade de conhecer seu próprio funcionamento, as causas desse distúrbio e como lidar com sua emoções.
sugiro que seja necessário a avaliação por uma equipe multidisciplinar (que deverá incluir um Neuropsicologo) para estudo adequado das competências cognitivas, funcionais, desenvolvimento psicomotor e eventual patologia co-mórbida. Por vezes, está indicado o recurso a exames auxiliares de diagnóstico (testes de audição e visão, estudos genéticos, EEG, RNM, avaliação psicológica), cuja pertinência se deve avaliar caso a caso, eh bom que você tenha uma laudo com seu perfil cognitivo e peculiaridades singular de seus sintomas detalhado para você se conhecer melhor.

O ideal é marcar uma consulta com seu psiquiatra e junto ter um acompanhamento psicológico para ser avaliado mais de perto, assim sendo eles te indicarão o melhor a fazer é vc começa a ter uma melhor qualidade de vida emocional.:)
É importante uma avaliação com uma equipe multidisciplinar para ter um diagnóstico preciso.
Ecolalia é uma alteração da linguagem que se refere a repetição, como um eco, das ultimas palavras que chegam ao ouvido da pessoa. É uma fenômeno comum em diversos tipos de patologias, mas como você tem o diagnóstico de Asperger o ideal é que você converse com seu médico para avaliar a presença de obsessões ou compulsões.
Olá! A ecolalia é a nomenclatura de um sintoma psíquico. Estar com este sintoma, já descrito acima pelos colegas, pode estressar o acometido, elevar a ansiedade, desconforto pelo abalo de não conseguir evitar ou parar de repetir. É importante ir ao médico psiquiatra, fazer uma avaliação e acompanhamento, em conjunto com atendimento da psicologia para psicoterapia. Sendo multidisciplinar e de valor para o equilibrio da saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
O melhor a fazer é procurar um profissional que possa fazer uma análise completa do seu caso e poder lhe ajudar.
Olá, A ecolalia é um tipo de esteriotipia muito característica do TEA; sendo um disturbio da linguagem; lalia é fala; então seria um eco da fala; existem alguns tipos diferentes; ela pode ser imediata, repertir o som ou fala do outro imediatamente ou tardia após algum tempo. Repetir a frase pode sim ser ecolalia, no entanto a imagem não necessariamente. Isso me parece mais um sintoma Obsessivo Compulsivo (uma mania) que também é comum no TEA, mas que acomete outros quadros também.