Eu tomo o lítio a algum tempo com controle e acompanhamento tudo certo, porém esses dias de correria

3 respostas
Eu tomo o lítio a algum tempo com controle e acompanhamento tudo certo, porém esses dias de correria fiquei quatro dias tomando 450mg sem ser CR e tomo o CR doisss comprimidos, percebi que estava passando muitoooo mal no terceiro para o quarto dia quando me dei conta, muito enjoo e ânsia e fraqueza, até estado febril e dores de cabeça. Voltei a tomar certo. Ainda estou sentindo enjoo mas acho que estou melhorando, pode ter sido por conta disso msm?
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Sim, é bem provável que o mal-estar que você sentiu tenha sido consequência dessa troca acidental na formulação do lítio. O lítio de liberação controlada (CR) e o de liberação imediata (sem CR) têm perfis de absorção diferentes, o que pode impactar significativamente os níveis séricos da medicação no sangue.

Ao trocar dois comprimidos de 450 mg CR por apenas um de 450 mg não-CR, você não só reduziu a dose total pela metade (de 900 mg para 450 mg), como também alterou a forma de liberação — o que pode gerar picos mais abruptos no sangue, além de queda no nível basal, afetando o equilíbrio geral. Isso pode causar efeitos colaterais como náusea, vômito, dor de cabeça, fadiga, sensação febril e até instabilidade emocional. O organismo, que já estava adaptado à liberação mais lenta e constante do CR, pode ter reagido mal à flutuação.

Agora que você voltou ao uso correto, os sintomas devem melhorar gradativamente. Mas se os enjoos persistirem ou os sintomas voltarem, o ideal é conversar com sua psiquiatra e, se possível, verificar os níveis séricos de lítio, eletrólitos e função renal — principalmente se houver desidratação envolvida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, esses sintomas podem ter sido causados pelo uso incorreto do lítio, embora o estado febril não seja algo esperado, especialmente pela dose e forma errada. É importante voltar a tomar certinho, manter hidratação e, se os sintomas persistirem ou piorarem, procurar seu médico para avaliação e exames.
Sim, a medicação que está acostumado a usar, CR, é de liberação prolongada, ou seja, a medicação é liberada e absorvida aos poucos, causando menores efeitos colaterais, pois não há picos do remédio no organismo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 343 perguntas sobre Carbolitium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.