Existe algum transtorno de qualquer especie que possa ter relação com abandono do pai na infância

8 respostas
Existe algum transtorno de qualquer especie que possa ter relação com abandono do pai na infância?
Olá. A figura paterna, ou daquele que a substitui é muito importante para a estruturação do psiquismo. Porém, cada um reage de uma forma diferente a fatos da vida. Não há uma relação direta entre o abandono do pai e o aparecimento de um transtorno. Entretanto, se aquele que foi abandonado percebe de alguma forma que isto esteja causando algum tipo de transtorno, seria bom ele recorrer à ajuda psicoterápica ou psicanalítica para falar e tratar sobre isso, assim como de quaisquer outras questões que surgirem.

O abandono na infância pode ser um fator influente na hora do surgimento de algum transtorno. Entretanto não existe um transtorno específico relacionado a isso pois cada indivíduo vai ver esse abandono de maneiras diferentes gerando consequências diferentes
Diversos são os fatores traumáticos que podem ou não funcionarem como gatilho para o "surgimento" de um transtorno mental.
O abandono pela figura parental ou relação disfuncional com esta figura poderá gerar traumas e marcas, que poderão precisar de acompanhamento profissional.
Deste modo a importância de ser acompanhado por psicólogo, e outros profissionais quando houver necessidade de outras avaliações.
Abraço!
O papel paterno é muito importante, ou um representante deste na infância, principalmente a fatores de desenvolvimento, constituição do sujeito, porém cada um vai construir a partir desta falta ou presença seus significantes e lidar com esta situação e assim cada construção podendo ser satisfatória ou angustiante a respostas que possam ajuda lo a lidar com esta falta. Importante se notar alterações caso nota se esta muito angustiante para a criança procurar um profissional para que ouvir e ajudar.
Situações de abando podem fragilizar o emocional daquele que passa por este tipo de vivência, tanto no período de curto a longo prazo.
Porém, não há transtorno mental ou diagnóstico em que pontue o "abandono paternal" como causa específica.
De qualquer forma, diante de uma vivência de abandono, é importante segui-la com o acompanhamento de um profissional da saúde mental, para melhor ajudar perante o reconhecimento dos sentimentos e a criação de novas formas de se relacionar diante do contexto vivido.
Caso isso aconteça, se a criança não tiver um figura masculina que faça esse papel é possível que desenvolva alguns esquemas relacionados como de desvalor, desamparo, e carregue isso para a vida adulta. claro que depende do contexto de cada indivíduo. Mas um transtorno específico não. Cabe salientar que com terapia é possível elaborar essas questões.
O abandono ou perda de uma das figuras parentais está entre os grandes estressores na infância. Pode sim ter consequências na sáude mental, ainda mais se outras figuras não puderem substituir esse papel. Por outro lado, quando outros cuidadores dão conta de suprir esse papel, pode não haver prejuízos importantes. Ainda, é comum que esse abandono parental tenha impacto nos relacionamentos íntimos e amorosos no adulto. Por isso é importante que se busque terapia para elaborar esse abandono e ressignificar para que não afete outras relações de vínculos dessa pessoa.
O abandono paterno pode ocasionar alguns transtornos na fase adulta. O paciente pode criar um medo muito grande de ser abandonado, se tornar hiper sensível a acontecimentos que remetam a um possível abandono. Mas cada caso é um caso e deve ser avaliado por um psicólogo. Porém, importante dizer que não necessariamente essa criança vai desenvolver um transtorno. Existem alguns fatores protetivos como um vínculo saudável, seguro com a figura materna e também com outros cuidadores, um ambiente estável e amoroso, bem como um temperamento mais calmo e otimista da criança em si. Importante dizer que a visão mais otimista e resiliente perante a vida também pode ser treinado em psicoterapia.