existe algum tratamento alternativo pra quem tem transtorno bipolar tenho medico de tomar as medicações

5 respostas
existe algum tratamento alternativo pra quem tem transtorno bipolar tenho medico de tomar as medicações por ser pelo resto da vida?
O TB envolve fatores neuroquímicos, psicológicos, afetivos e funcionais, sendo considerado um transtorno crônico. Devido a todos os riscos associados, o acompanhamento a longo prazo é indispensável. Atualmente os métodos mais reconhecidos são o de terapia farmacológica (medicamentos) e psicoterapia comportamental, que tem mostrado os resultados mais sólidos e consistentes ao longo do tempo. Um processo conjunto bem desenvolvido pode trazer qualidade de vida com a quantidade mínima necessária de medicação e suporte de psicoterapia, mas ela ainda deve estar presente. O único tratamento alternativo que tem resultados comprovados é a eletroconvulsoterapia, que nos dias de hoje é eficaz, rápida e indolor para o paciente. Pela grande influência de fatores biológicos/neuronais, o tratamento do transtorno bipolar deve ser encarado como um processo contínuo ao longo da vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Léa Michaan
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
você precisa desenvolver a capacidade de dominar a mente e deixar de ser dominado pelos seus pensamentos. Discernir os pensamentos úteis, produtivos que são em prol do seu desenvolvimento, desses que trabalham em prol de manter você refém da bipolaridade,
O caminho é a psicoterapia,
Um abraço,
Léa
 Thiago de Sousa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Quem sabe buscando uma escuta psicanalítica você poderia elaborar as questões que te fazem hora, estar eufórica e hora, em tristeza.
Não deixe de procurar um profissional da área em sua região, pois após avaliação poderão chegar em consenso sobre a necessidade ou não da inclusão de um medicamento no tratamento.
Dra. Raquel Noronha
Psicólogo
Fortaleza
Olá! Devido ao fato da bipolaridade ser um transtorno psiquiátrico de forte base biológica, requer tratamento farmacológico para a vida toda.
A psicoterapia de base cognitivo-comportamental é um tratamento que complementa a farmacoterapia, pois através da terapia os pacientes aprendem a respeito da importância do uso contínuo da medicação, sobre a dinâmica do seu transtorno, a monitorar alterações de humor, a avaliar e modificar suas interpretações subjetivas, dentre outros aspectos.
Quando entendemos o funcionamento do que acontece conosco e somos acompanhados por um profissional qualificado, nossos medos e inseguranças vão embora. Procure um profissional de saúde mental especializado em nome de sua qualidade de vida.
Boa Sorte!
Atenciosamente!
Dr. Marcos Piovan
Psiquiatra
Belo Horizonte
Não existe tratamentos alternativos comprovados para o tratamento da TB , uma vez que se trata de uma patologia neuroquimica . Existe tratamentos coadjuvantes como adversas formas de psicoterapia . Hoje o tratamento desta patologia deve ser feito por um longo período, podendo -se falar " que é para a vida toda ", embora exista casos de remissao do sintomas, porém não podemos falar em cura . abraços Dr Marcos Piovan

Especialistas

Karina Abunasser Pereira Leite

Karina Abunasser Pereira Leite

Psiquiatra

São Paulo

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.