Existe alguma diferença entre a Olanzapina e a Quetiapina ou seria trocar 6 por meia dúzia? A Quetia

3 respostas
Existe alguma diferença entre a Olanzapina e a Quetiapina ou seria trocar 6 por meia dúzia? A Quetiapina tem um efeito melhor sobre o sono? E quanto a questão do ganho de peso?
Boa noite.
Embora ambas as medicacoes sejam classificadas como antipsicoticos atipicos de segunda geracao , existem diferencas importantes entre elas, que devem ser discutidas diretamente com seu medico assiste para que possa ser decido a melhor opcao para seu caso.
Em relacao ao questao do sono a quetiapina tende a ter uma melhor resposta, lembrando que essa resposta vai depender da dose utilizada, da patologia e do metabolismo do paciente.
No que se refere ao ganho de peso, ambas as medicacoes potencializam essa questao, com uma incidencia e proporcao maior para a olanzapina.
Como.ambas as medicacoes possuem multiplas indicacoes de uso e uma vasta gama de efeitos distintos, uma avaliacao junto a seu medico qual a melhor indicao para seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ambos os medicamentos tem um perfil muito semelhante em termos de efeitos e eficácia terapêutica. Ambos podem causar sonolência e ganho de peso. No entanto, esses efeitos variam muito de um paciente para outro. Alguns pacientes toleram melhor e obtém mais benefício com o uso de Quetiapina e outros se adaptam melhor ao uso de Olanzapina. Não há como saber de antemão como cada pessoa vai reagir, a única forma de saber como cada paciente reage a cada medicamento é fazendo uso de um ou de outro por algum tempo para avaliar qual deles oferece melhor relação entre os efeitos terapêuticos desejados e os efeitos colaterais indesejados.
Ambos são psicóticos modernos, de segunda geração, mas ambos podem causar sonolência e alterações metabólicas ao longo do tempo. Se você estiver indicando uma medicação simplesmente por sua eficácia, elas são semelhantes, mas há outros antipsicóticos sem risco metabólico e de ganho de peso, como aripiprazol, lurasidona e ziprasidona.

Em termos de tratamento, estas podem ficar mais caras, mas eu acredito que é necessário ver o tratamento medicamentoso como um investimento, e não um gasto. Medicações mais baratas, com mais efeitos colaterais, podem ter um prejuízo grande para sua qualidade de vida no longo prazo, como acontece com a sedação diurna ou ganho de peso.

Finalmente, depende. Antipsicóticos podem ser usado como primeira linha para transtorno bipolar, esquizofrenia, adjuvantes para depressão, e mesmo em outras condições. Depende qual seu diagnóstico. Mesmo assim, sempre há outras opções com menor carga de efeitos colaterais, motivos pelos quais eu não costuma iniciar com estas medicações antes de esgotar a tentativa com outras mais seguras.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 162 perguntas sobre Olanzapina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.