Existe oscilação de autoestima? Ou seja, um dia a pessoa está com a autoestima boa e outros dias ou

28 respostas
Existe oscilação de autoestima? Ou seja, um dia a pessoa está com a autoestima boa e outros dias ou horas com a autoestima em baixo. Isto pode significar transtorno bipolar?
A oscilação da auto estima é comum e normal. O transtorno bipolar é uma alteração grave do humor, variando entre depressão e mania ou hipomania com periodos minimos de dias. Não se deve confundir a oscilação da auto estima com essa doença.

Oscilar sobre autoestima pode significar que você esteja falseando um estado que ainda não alcançou de fato. Autoestima tem haver com o amor próprio, sendo assim, não é opcional, é desenvolvido. Transtorno bipolar é grave envolvendo muitos sintomas complicados e prejuízos a vida do indivíduo. De qualquer forma, se tem sentido que isso é importante e procure ajuda profissional para melhorar sua qualidade de vida!
Bom dia, a oscilação de autoestima não é devida especificamente a oscilação de humor e ou bipolaridade, ela pode estar atrelada a insegurança. Em muitos casos quando a pessoa duvida da aceitação de si por outrem se sente insegura, quando a baixa autoestima a faz sentir pior que os outros, ou incapaz de confiar nas pessoas, até em si mesma pode experimentar esse sentimento. Procure um psicologo/a para te ajudar a discernir o que está vivendo nesse período ele com certeza irá te ajudar a se conhecer melhor.
Bom dia! Socialmente, na atualidade, existe uma disseminação fantasiosa de que, ser saudável significa se sentir satisfeito e pleno de alegrias, todos os dias. Considerando a condição humana em sua essência, e, opostamente a este imaginário social, pessoas em estado saudável, oscilam entre estados de alegria e tristeza, amor e ódio, entre outros. É preciso tomar muita cautela com diagnósticos, principalmente relacionado à saúde mental, que não se faz embasado em uma lista de quadro sintomáticos.
Sugiro que, inicie uma análise pessoal individual, para auxílio na compreensão do que ocorre com você e no descobrimento de recursos internos, para uma vida mais condizente com o almejado. Lembrando que, oscilações são parte integrante de estados saudáveis.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá! É comum alteração de autoestima porquê está relacionada à segurança e há dias que pode se sentir ótima e outros não, mas não está relacionada à bipolaridade. Tem aspectos com os quais lidamos melhor e nos sentimos mais fortes, situações desconhecidas também podem causar insegurança. Observe a periodicidade deste sentimento e caso esteja interferindo no seu-a-dia busque um psicólogo para avaliação. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição.
Olá! Isso existe sim e são muitas as variáveis envolvidas. Por isso, o mais indicado é você procurar um acompanhamento psicoterapêutico para identificar a origem desse comportamento e trata-lo para que você viva mais feliz e com mais qualidade de vida. Fique tranquila(o), pois com base no seu relato, não há indício de transtorno bipolar. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Entendo sua preocupação, mas desnecessário você encontrar um nome
para essa variação, já que num dia normal, podemos nos sentir com a autoestima la em cima e outra hora pode estar no pé, basta que nos permitamos aceitar um julgamento negativo de outra pessoa. Acredite em você e no seu potencial, as variações de autoestima são normais.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá, essas alterações de humor existem e são suas, no processo terapêutico facilita o seu contato com os seus sentimentos e a forma de como você lhe dá com eles, proporcionando a aceitação da sua autoestima baixa e a autoestima boa.Abraço Maristela Botelho.
O conceito de autoestima e até mesmo o de transtorno bipolar, como muitos outros conceitos da psicologia e da psiquiatria, sofrem muitas variações quando assimilados pelo senso comum. O que você chama de autoestima pode ter outro nome e é isso que os colegas estão tentando explicar. Existe a autoestima, existe o transtorno bipolar, existe a labilidade afetiva... enfim, o correto é você buscar ajuda de um profissional, entender o que está acontecendo com você. Boa sorte.
A autoestima não é algo estável, ela deve ser regada diariamente, pois a baixa autoestima trás muitas consequências na rotina e nas decisões. O transtorno bipolar é algo sério que tem vários sintomas em seu diagnóstico. Mas de modo geral, ter oscilação na autoestima é comum e não significa bipolaridade.
Olá, essa oscilação existe sim, é bem comum, pois também está atrelado a fatores externos e internos, bem diferentes aos sintomas de um quadro de bipolaridade, que consistem um uma alteração muito grave no humor.
O acompanhamento psicológico, seria uma oportunidade de entender essa questão da autoestima e se sentir melhor.
Auto-estima está relacionado a amor próprio. TAB é orgânico. Procure um psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental para lhe ajudar a enfrentar seu “eu critico”. As avaliações de faz de si e dos outros tendem as alterações do humor com base em crenças limitantes
Essas oscilações a respeito da maneira como nos enxergamos e como achamos que os outros nos enxergam são perfeitamente normais. O transtorno bipolar é um transtorno psiquiátrico grave que causa mudanças incomuns no humor, na energia, nos níveis de atividade e na capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia, que para ser diagnosticado precisa cumprir vários critérios diagnósticos. Portanto, bem diferente das oscilações da autoestima comum a todos. Espero ter ajudado, abraços.
A autoestima pode oscilar sim, é algo común nas pessoas, mas isso não significa que estamos diante de um quadro de transtorno do humor bipolar. Em um processo terapêutico você conseguirá trabalhar a sua autoestima e se sentir melhor.

Quanto mais você ter autoconhecimento, compreender porque pratica alguns comportamentos e aprender sobre si, pode te ajudar a buscar ajuda mais rápida e específica, ou até mesmo indicar os motivos que você observa essas alterações de sua aparência.

Quebrar o preconceito É melhor considerar ter uma vida com mais qualidade, do que viver no sofrimento pelo medo do julgamento dos outros e de si mesmo.

Fazer a psico-educação com seu psicólogo sobre como se sente sobre sua aparência essencial do que idealizar transtorno bipolar é essencial para entender o quadro, desenvolvimento e processo de tratamento. A terapia pode te ajudar identificar e analisar as mudanças que ocorre, pois cada personalidade tem um desenvolvimento diferente. O Psicólogo poderá te auxiliar nas estratégias para modificar os pensamentos irreais, desorganizados.
São coisas distintas. A alteração da autoestima pode estar presente em inumeros transtornos (ansiedade, depressao, etc). Tem relaçao com a opiniao que voce tem de voce mesma, autoconfiança, aceitação e o quanto se sente adequada ou não. Dai ela pode oscilar quando nos comparamos com o outro ou conforme o que acontece no dia quando nao somos muito seguros e confiantes. Já o TAB é uma doença e uma alteraçao do humor geral de pelo menos duas semanas de sintomas de depressão ou de euforia e irritabilidade.
Olá, a alteração da autoestima poderá estar relacionada com a visão que possui sobre você mesmo, há momentos que poderá se sentir mais confiante e em outras situações não e isso é completamente normal. O desenvolvimento de sua autoestima é um processo gradual e irá depender das experiências que se permite experimentar, irá perceber que terá sucessos e insucessos, essa oscilação é que irá promover um estimulo para ser alguém melhor. Quando não conseguimos algo é importante compreender que há diferentes formas de se conquistar seus objetivos e que poderá experimentar formas diferentes para isso, assim que crescemos emocionalmente e melhoramos nossa autoestima. Com relação ao Transtorno Afetivo Bipolar, trata-se de um problema grave com vários comportamentos disfuncionais que deverão ser diagnosticados por um Médico Psiquiatra, o qual deverá ser tratado de forma medicamentosa e psicológica. Espero ter ajudado.
Olá, vale a pena diferenciar os conceitos, a autoestima diz respeito do sentimento que você tem em relação a si mesma, gosta ou não da pessoa que você é, um conceito de auto valor, agora o transtorno afetivo bipolar diz respeito a oscilação de humor, ou seja, oscilando entre depressivo - eufórico e que acarretam prejuízos e sofrimento significativos na vida da pessoa. A baixa autoestima pode está presente como sintoma em vária psicopatologias como Depressão, Ansiedade e até mesmo no Transtorno Bipolar, no entanto, a baixa autoestima não é uma doença em si.
A oscilação da autoestima é totalmente aceitável, da mesma forma que você fica em dúvida se gosta ou não de alguém de acordo com que ela fez para você, ás vezes você poderá ter a autoestima abalada.
Apenas cuide-se para ter uma boa relação com você mesma e com os demais.

Sim, existe oscilação de autoestima! Estas oscilações de autoestima se referem muito as oscilações de humor e aos conteúdos emocionais associados. As psicoterapias podem ajudar bastante. Grande abraço!
Olá. Pode ser, como pode não ser. É necessário uma avaliação psicológica para descobrir. O transtorno bipolar na fase da mania faz com que a pessoa fique mais expansiva e até com mania de grandeza. Então, pode-se dizer que há uma oscilação na autoestima. A autoestima é uma característica que varia. Atenciosamente
Oscilações na auto-estima é algo comum e que acontece no nosso dia-a-dia conforme fatores externos e internos pessoais de cada um, e que não é necessariamente patológico. É bastante diferente de um quadro de bipolaridade, que envolve a variação de um quadro de depressão e um quadro de mania, de forma acentuada.
Olá! Pode acontecer oscilações na nossa autoestima sim. Isso é comum, diante dos nossos conflitos internos, diante da visão que temos sobre nós mesmo ou crenças que carregamos ao longo da vida. Porém, te indico fazer uma terapia para trabalhar as bases que a autoestima são calcadas; como autoconfiança, autorrespeito, autoconhecimento, autoimagem e amor-próprio. Assim,a grandes chances dessas oscilações diminuírem e a autoestima é o princípio para uma boa qualidade de vida. A bipolaridade é bem diferente de uma oscilação na autoestima. Esta envolve alterações no humor variando entre a depressão e a mania.Espero ter ajudado! Fico à disposição. Abraços!
Olá!
Existe oscilação de autoestima sim, principalmente com tanta influência da mídia e dos padrão de beleza. Na psicoterapia você irá trabalhar os pilares da autoestima e a lidar com suas emoções. Um abraço!
Olá! A oscilação da autoestima é comum e pode estar relacionada a fatores externos (como reconhecimento do outro) ou internos (pensamentos), por exemplo. Isso é normal e não caracteriza transtorno bipolar, pois as mudanças de humor nessa condição são mais duradouras (dias a semanas) e atrapalham muito o curso normal de vida, além de considerar sintomas além da autoestima alta ou baixa. Abraços!
Olá! A oscilação de autoestima é comum, todos nós passamos por isso. Ela é como uma moeda frágil e instável, que aumenta quando respeitamos os nossos valores e que diminui quando distorcemos a nossa percepção. A autoestima pode ser ampliada ao longo da vida e a psicoterapia pode te auxiliar no sentido de se aceitar e perceber a si mesmo(a) com êxitos e fracassos. Já o transtorno bipolar é uma doença, a pessoa tem prejuízos no afeto e no humor e alterna entre dois estados emocionais opostos (extrema tristeza e intensa euforia). Espero ter esclarecido a sua dúvida. Um abraço!
Olá!
O transtorno bipolar não se trata de oscilação de autoestima e sim de uma alternância de fases entre euforia(humor expandido) e depressão. Já a autoestima diz de uma percepção de sim, está relacionada com a certeza de possuir valor enquanto pessoa. A oscilação da autoestima pode está relacionada a crenças limitantes, insegurança, conflitos internos, etc. É importante a pessoa ficar atenta o quanto essa oscilação está impactando nas suas relações.
Sim, autoestima pode oscilar e não tem relação com transtorno de bipolaridade, já que este é um transtorno de humor.
A oscilação da autoestima é comum. O transtorno bipolar é uma alteração grave do humor, variando entre depressão e mania. Não há relação entre a oscilação da autoestima e do transtorno de bipolaridade.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150