Existe um exame único que mostra todas as vitaminas e minerais do corpo ao mesmo tempo? Um exame úni

4 respostas
Existe um exame único que mostra todas as vitaminas e minerais do corpo ao mesmo tempo? Um exame único? Ou existem vários e cada um mostra uma vitamina diferente?
Há alguns exames genéticos que, baseados em estudos científicos, são capazes de identificar deficiências nutricionais, que podem esta presentes, não só pela insuficiência na ingestão desses nutrientes, mas sobretudo por alterações chamadas polimorfismos, ou seja alterações que ocorrem de pessoa para pessoa, porque somos diferentes.

A investigação de possíveis deficiências ou excessos nutricionais deve ser feita por vários exames, e não somente por um único, até porque, alguns são avaliados no sangue, outros no plasma, outros no soro, outros na urina, enfim.... Busque um profissional com conhecimento para lhe auxiliar nessa investigação e evite suplementações desnecessárias, faça algo específico para você!!!
Existem exames que combinam a avaliação de várias vitaminas e minerais ao mesmo tempo, mas estes geralmente não são muito confiáveis, pois o metabolismo de cada nutriente é diferente. Alguns se acumulam mais no sangue, outros nas células vermelhas (hemácias), outros não têm muita validade se avaliados de forma direta e faz-se necessário analisar a atividade de enzimas que dependem desses nutrientes para, então, suspeitar de sua deficiência. A predisposição genética, analisada principalmente por meio da avaliação de polimorfismos de nucleotídeo único (SNP) e mutações, também é outro fator que impacta na necessidade nutricional. Contudo, os exames genéticos não avaliam o estado nutricional no momento atual, mas apenas uma maior ou menor chance - que será sempre igual ao longo da vida - de ter falta ou excesso de um ou outro nutriente, podendo ser compensada por certos alimentos ou suplementos.
Infelizmente, não há um único para todos as vitaminas e minerais. Mas, através de um hemograma completo já dá para saber muita coisa de como o seu corpo está....