Faço uso de Depakote ER 500 mg para tratamento do transtorno bipolar 2 comprimidos a noite antes de

3 respostas
Faço uso de Depakote ER 500 mg para tratamento do transtorno bipolar 2 comprimidos a noite antes de dormir. Posso tomar uma taça de vinho 200 ml no decorrer do dia e tomar o medicamento a noite como de costume? Não é para virar hábito, apenas um almoço com minha esposa.
Olá! Se o uso for esporádico, ou seja, menos de uma vez por semana, não haveria um problema maior. Tomar diariamente não é recomendado, assim como uma vez por semana ou mais, primeiro porque tanto depakote como álcool são metabolizados no fígado (e isso por si só já poderia ser problemático a você, inclusive fazendo com o depakote já não o proteja bem contra recaídas), e, segundo, pelo risco de dependência química ao álcool que pode se desenvolver, independente do uso de medicamentos. Mesmo que vinho, e em dose baixa como você descreveu, pareça inofensivo, seu risco de levar a dependência é semelhante ao de outras bebidas alcoólicas. Se ainda houver dúvidas, fale com seu(sua) médico(a). Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Thiago Reis
Psiquiatra
Teresina
No geral, o uso esporádico não vai interferir no tratamento e mesmo o uso contínuo demoraria algumas semanas para interferir no metabolismo do Depakote ER. Mesmo assim, essa é uma situação mais complexa do que se esperaria e vale a pena ser abordada com seu médico com regularidade: por um lado, a maioria das pessoas não desenvolverá dependência alcoólica, sendo que o uso de álcool aumenta a sociabilidade, é associado a rendas maiores e seu uso reduzido é associado a prevenção cardiovascular; por outro, mesmo usos esporádicos podem ser uma abertura ao uso abusivo (seja contínuo ou episódico, ambos com consequências semelhantes à saúde geral) e deflagrar crises relacionadas ao TAB
Dr. Henrique do Prado Cabral
Psiquiatra
Goiânia
Olá! Talvez o uso único ou esporádico não traga muito efeito, mas o uso diário de bebidas alcoólicas pode trazer problemas em seu tratamento

Especialistas

Karina Abunasser Pereira Leite

Karina Abunasser Pereira Leite

Psiquiatra

São Paulo

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.