Fiz o exame de Intolerância à lactose e deu-Jejum(BASAL)87 mg; 30min 107mg,60min 98mg sou intolerant

8 respostas
Fiz o exame de Intolerância à lactose e deu-Jejum(BASAL)87 mg; 30min 107mg,60min 98mg sou intolerante?
Olá! Os resultados dos testes de tolerância devem ser avaliados juntos com as informações do exame clínico (sinais e sintomas associados), as queixas, entre outros. Dessa forma, é prudente agendar consulta com Nutricionista para realizar um planejamento alimentar e nutricional adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Juliana Veloso
Nutricionista
Uberlândia

Olá, excelente pergunta!
A primeira impressão a resposta é: Não! Porém...
Em pacientes com absorção normal de lactose, observa-se aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais* em pelo menos um dos intervalos medidos no teste.
Pacientes intolerantes geralmente apresentam sintomas durante a realização do teste.
Recomenda-se uma avaliação clínica multidisciplinar e constante nos resultados dos exames.
É importante também, indagar os hábitos alimentares, estilo de vida, padrão alimentar, ocorrência de disbiose intestinal por meio de uma anamnese cuidadosa junto com nutricionista para ter uma vida leve, equilibrada e muito saudável.
Dra. Bianca Caroline
Nutricionista
Pouso Alegre
Avaliando somente essa informação, de fato o resultado é negativo para intolerância à lactose. Porém, muitas pessoas podem inclusive ter o mesmo resultado que você, e ainda assim não tolerar bem leite ou derivados, fica o questionamento. Inclusive, seria interessante você identificar junto com seu nutricionista qual ou quais são esses alimentos e de fato testar. Geralmente ao consumir o leite em si, você pode sentir mal, mas ao consumir um pedaço de queijo minas, por exemplo, você pode não ter sintoma algum. Converse com nutri!
Com suas informações, o resultado para intolerância a lactose deu negativo.
Porém, os seus sintomas devem ser avaliado em consulta com nutricionista para, se for o caso, ir introduzindo certos alimentos com quantidade específica para você, para ver se tolera.
Exemplo: você pode não tolerar o leite e ter sintomas diversos, mas ao consumir queijo minas padrão ou outro queijo com menos lactose, não ter tantos sintomas. Ou nenhum.
Isso tudo tem que ser avaliado, até mesmo se o teste dos alimentos será realizado
Abraço
 Camila Danzicourt
Nutricionista
Aracaju
Com base nos resultados que você forneceu, o aumento de glicose no sangue foi de 87 mg/dL (jejum) para 107 mg/dL (30 minutos), e depois caiu para 98 mg/dL (60 minutos). Esses resultados indicam um aumento relativamente modesto e não tão duradouro, o que pode sugerir uma possível intolerância à lactose.
Dra. Leonice Fernandes
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá, o aumento no nível de glicose no sangue foi exatamente 20 mg/dL aos 30 minutos, o que está no limite inferior da tolerância normal. No entanto, o aumento não foi sustentado até os 60 minutos, onde a glicose subiu apenas 11 mg/dL em relação ao basal.

Esses resultados sugerem que você pode ter alguma dificuldade na digestão da lactose, mas eles não são conclusivos para intolerância severa.


Se você apresenta sintomas após o consumo de lactose (inchaço, gases, diarreia, dor abdominal), isso reforça a possibilidade de intolerância.
Se não há sintomas, pode ser apenas uma resposta individual ligeiramente mais lenta à lactose, ou a quantidade no teste seja maior do que você tolera.
Próximos passos:
Monitorar os sintomas: Observe como seu corpo reage ao consumo de alimentos com lactose.
Consulta nutricional: Um especialista pode te ajudar fazer ajustes na alimentação para adicionar outros alimentos fontes dos nutrientes que podem ficar em deficiência.

Se precisar de mais ajuda, estarei aqui
Dra. Maria Clara Sanjuliani
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá, tudo bem? Provavelmente sim! Mas o ideal é saber como é a sua rotina com esses alimentos, se há outros sinais clínicos. Enfim, não é só o teste que prova o diagnóstico.
Com base nesses números, é muito provável que você seja intolerante à lactose. O baixo aumento aos 60 minutos é um forte indicativo de que seu corpo não está digerindo a lactose de forma eficiente.
Mas é fundamental que você leve esses resultados ao seu médico. Ele fará a interpretação final considerando não apenas os números do exame, mas também seus sintomas clínicos (se você sente desconforto, gases, inchaço ou diarreia após consumir laticínios) e seu histórico de saúde.

Especialistas

Ana Paula Duarte Thereza

Ana Paula Duarte Thereza

Enfermeiro

Santo Antônio Da Platina

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 526 perguntas sobre Prova de tolerância à lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.