Fiz uma endoscopia e fui diagnosticado com Esofagite de refluxo, venho tomando um medicamento que se

8 respostas
Fiz uma endoscopia e fui diagnosticado com Esofagite de refluxo, venho tomando um medicamento que se chama "Divena", já tomei ele durante mais ou menos 4 meses, mesmo seguindo a dieta recomendado pelo médico os sintomas de bolo na garganta e arroto constante não sumiu, já voltei ao médico e ele disse que eu deveria parar de fumar e continuar tomando o medicamento, gostaria de saber se tem alguma receita caseira e eficaz que alivie os sintomas desconfortáveis dessa doença?
Dra. Lícia D'Ávila
Nutricionista
São Caetano do Sul
É preciso seguir uma alimentação bem planejada, restrita, e mudar alguns hábitos como por exemplo não beber junto com a comida, não deitar-se após comer por pelo menos 2 horas após, reduzir o peso da refeição, fazendo refeições pequenas e mais curtas. Há alguns suplementos importantes para ajudar na inflamação gastrointestinal, fitoterápicos naturais, que melhoram consideravelmente os sintomas. Se precisar de ajuda, fique à vontade para me contatar pelo Doctoralia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Renata Oliveira
Nutricionista
Salvador
É importante considerar também alterações nutricionais que vão além da retirada da cafeína, alimentos ácidos e picantes, chocolates e outros, normalmente recomendados, para o tratamento das doenças gástricas. Cuidados gerais como número de refeições por dia, horários, volume dos alimentos, entre outros também devem ser levados em consideração. Dessa forma, uma avaliação nutricional completa se faz necessária para te ajudar a controlar os sintomas e tratar adequadamente a Doença do Refluxo.
Dra. Bianca Caroline
Nutricionista
Pouso Alegre
Olá, infelizmente não existe uma receita ou milagre para dar fim nesses sintomas, mas existe sim algumas práticas a se fazer que ajudam e muito, como, evitar:
1. Café e bebidas que contenham cafeína (chá-verde, chá-preto, chá-mate, refrigerantes e bebidas energéticas);
2. Bebidas açucaradas (refrigerante, achocolatado, suco industrializado);
3. Álcool, principalmente as bebidas fermentadas, como cerveja e vinho;
4. Cigarro;
5. Estresse;
6. Refeições muito grandes e volumosas;
7. Comer de 2 a 3 horas antes de deitar-se;
8. Ganho de peso em excesso;
9.  Alimentos ácidos (avalie sua tolerância);
10. Chocolates também podem desencadear refluxo (avalie sua tolerância);
11. Ingerir líquidos durante a refeição;
12. Bebidas gaseificadas;
13. Comer muito rápido, sem horários regulares e pular refeições. E o principal que eu sempre oriento meus pacientes: "NÃO ADIANTA FAZER CERTO A DIETA ERRADA!" Somente o Nutricionista é capaz de ajustar sua dieta de forma inteligente, não adianta fazer a dieta da prima, amiga, ou vizinha, é preciso de uma dieta pensada para VOCÊ.
Olá!
A esofagite é uma condição provocada pelo refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago. Podemos definir a esofagite como a inflamação do esôfago, que é o órgão de forma tubular que conecta a boca ao estômago.

Abaixo, algumas sugestões:
Fazer as refeições devagar e mastigar bem os alimentos; Evitar refeições volumosas, principalmente à noite; Preferir fazer pequenas refeições ao longo do dia (6 a 8 vezes por dia); Evitar beber líquidos durante as refeições; Evitar bebidas alcoólicas e tabagismo; Manter o peso corporal adequado e saudável.

* Sugiro marcar consulta para avaliação do caso clínico geral, da sua rotina, do seu estilo de vida, marcação de exames e suplementação CASO haja necessidade.
Olá!
O refluxo gastroesofágico geralmente é desencadeado por certos comportamentos alimentares, além da composição e escolha dos alimentos. Algumas estratégias são interessantes para o controle dos sintomas e diminuição das crises, como fracionamento alimentar, redução de ácidos e substâncias picantes, fracionamento de proteínas, controle de antinutrientes, cuidado intestinal, manejo do estresse, controle da composição corporal e diversos outros pontos importantes. Me coloco a disposição para poder te ajudar da melhor maneira e contribuir para sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, o ideal é que além da dieta específica, como evitar alimentos ácidos, alguns alimentos como pães, refrigerantes, bebidas alcoólicas, devem ser seguidas algumas medidas para evitar o refluxo, como, elevação da cama a cerca de 45º, evitar alimentação por 2 horas antes de dormir, líquidos, chás, sopas, entre outros que possam provocar o refluxo. E também manter a dieta específica é muito importante, marque uma avaliação com especialista em Nutrição. Espero ter ajudado.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
Seu médico está correto. Fumar fará mal para sua saúde e irá retardar qualquer melhora em qualquer aspecto da sua saúde.

Após cessar o fumo e se os sintomas persistirem, você poderá verificar o que mais pode estar acontecendo.

Especialistas

Mauricio Giusti Calderon

Mauricio Giusti Calderon

Cirurgião geral, Cirurgião pediátrico

São Paulo

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Kelton Silva Sena

Kelton Silva Sena

Generalista

Taubaté

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1064 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.