Fui diagnosticado com transtorno Bipolar. Estou tendo falha de memoria e esqueço o que eu estudo, .Tenho

4 respostas
Fui diagnosticado com transtorno Bipolar. Estou tendo falha de memoria e esqueço o que eu estudo, .Tenho 45 anos , será por causa do transtorno ou da idade?
Ola, nessa idade perda de memória está mais associada a ansiedade e sintomas depressivos uqe ocorrem no trastorno bipolar

O esquecimento pode sim ser devido não somente ao transtorno, mas também à medicação prescrita. Em relação à idade, não considero que seja responsável pelos esquecimentos. Embora haja os dois possíveis motivos para o esquecimento declarado por você, não podemos deixar de considerar o ritmo de vida e o acúmulo/velocidade de informações, causando estresse e, com isso, o esquecimento.
O transtorno pode não ser o responsável por todas as dificuldades que são encontradas durante a vida. De qualquer forma, o mais indicado é que relate ao psiquiatra que indicou a medicação para identificar se há relação com as reações adversas e Psicoterapia para melhorar a qualidade de vida.
Sem avaliação adequada não é possível afirmar que suas dificuldades são compatíveis com a idade ou devido a outras causas. A principal causa seria ansiedade e fadiga, mas realmente tanto as medicações e crises do transtorno podem acarretar em problemas de memória, além de que também pode haver sequelas do transtorno que ainda não foram suficientemente estudas e não tem tratamento definido
As alterações cognitivas que você está descrevendo podem sim estar relacionadas ao Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).
Há bastante tempo que se entende uma série de mecanismos neurobiológicos, entre eles processos inflamatorios e neuro-degenerativos no sistema nervoso central dos pacientes portadores do TAB, que parecem piorar ao longo do tempo nos pacientes não tratados e, felizmente, são interrompidos e mesmo revertidos com o tratamento adequado. Melhorar os sintomas cognitvos nos quadros bipolares precisa ser uma meta do tratamento bem-sucedido.