Gostaria de saber se é normal do transtorno bipolar a pessoa inventar mentiras e acreditar nelas ou
5
respostas
Gostaria de saber se é normal do transtorno bipolar a pessoa inventar mentiras e acreditar nelas ou isso pode ser sintomas de outra doença?
As "mentiras" normalmente vista por familiares podem ser os delírios que durante o acompanhamento percebemos em alguns pacientes psicóticos (que podem ser bicolores também). O ideal é passar por uma (re)avaliação médica, para verificar se há realmente esses sintomas e associar ou trocar a terapêutica.
Atenciosamente.
Atenciosamente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É possivel, porém, é necessário uma avaliação mais detalhada para inclusive descartar outras patologias que comumente a mentira é um dos sintomas.
Atenciosamente.
Atenciosamente.
É preciso ter cautela para com o diagnóstico de patologias. A mentira pode ser um sintoma de um estado psicológico, não necessariamente de uma patologia. Precisamos entender a necessidade das mentiras na vida dessa pessoa. A falta de aceitação para consigo mesma pode levar a pessoa a construir personagens e situações irreais. Pois ser ela mesma, segundo sua concepção, pode gerar a rejeição do outro, por exemplo. Recomendo que sugira a essa pessoa a procura por um profissional na área da psicologia, pois esse profissional possibilitará um maior entendimento sobre seu funcionamento psicológico e, por consequência, uma melhora na sua qualidade de vida e no relacionamento consigo própria e com o outro.
Podemos considerar como uma possibilidade, porém é necessário, antes de qualquer conclusão a respeito, que haja o acompanhamento do paciente para que desta forma se identifique de que forma aquilo que está sendo identificado como mentira. Para o paciente, pode ser uma realidade criada a partir de delírios. No mais, é preciso avaliar de que forma esta questão se enquadra dentro do quadro diagnosticado, a causa de o paciente criar histórias que não condizem com a realidade.
O transtorno bipolar se caracteriza, grosso modo, pela alteração de fases. Muito brevemente, numa delas, a pessoa se sente capaz de tudo, fica mais agitada, pode ter comportamentos de risco; na outra, se sente sem energia, sem esperança, não vê sentido nas coisas. Na primeira, é possível que a pessoa "saia" da realidade compartilhada pela sociedade e "entre" numa realidade que faz sentido para ela, para seu "mundo interno". Nesse caso, é muito importante tentar diferenciar se se trata realmente de uma mentira (dizer algo falso propositadamente) ou de um delírio (enunciação que expressa algo que é verdadeiro em termos inconscientes, mas que não é compartilhado com os familiares, amigos, colegas). E mesmo as mentiras dizem algo. O importante é procurar fazer com que essa pessoa se responsabilize por seus atos e busque um meio de lidar com sua condição. O "doente" não é culpado por sua doença, mas é sim responsável por seus atos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
- Olá! Qual a diferença entre os diagnósticos de transtorno bipolar tipo 2 e depressão bipolar?
- O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Meu marido está fazendo tratamento com lítio e razapina,mais agora e ficou mais calado que nunca está bem apático estou preocupada,ela não fala comigo. É normal?
- Olá. Desde a minha infância tinha a forte convicção que minha mãe sofre de algum transtorno de humor ou de personalidade. Sou casada com um bipolar tipo 1 e a semelhança comportamental é assustadora. Porém no caso da minha mãe a ciclagem do humor sempre foi muito rápida, chegando até mesmo a ser diária.…
- Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulação emocional por causa do TDAH. Há problema tomar os dois juntos? Obrigada.
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.