Gostaria de saber se ha diferença entre o trantorno dissociativo de conversao e o transtorno dissoci

3 respostas
Gostaria de saber se ha diferença entre o trantorno dissociativo de conversao e o transtorno dissociativo de identidade. Se sim, quais sao?
No transtorno de conversão, há uma manifestação de sintomas semelhantes aos de doenças neurológicas, porém sem a presença de uma doença neurológica que justificasse os sintomas. Não se sabe qual a causa exata, foi o que levou Freud a postular causas inconscientes, no entanto esta não é uma explicação definitiva. Manifesta-se, por exemplo, na forma de paralisias, paresias (paralisias parciais), tremores, convulsões, anestesias e hipoestesias (diminuição da sensibilidade). No trasntorno dissociativo de identidade a pessoa assume uma ou mais identidades ou personalidades, sem que uma tenha conhecimento da outra, ocorrendo a incapacidade de se lembrar do que uma das personalidades é ou faz e que não se explica por nenhum mecanismo conhecido de amnésia. Este tipo de transtorno está muito relacionado à ocorrência de traumas severos precedendo a instalação do quadro.

Olá, tudo bem?
O nome transtorno sempre se refere à algo ligado aos comportamentos, ou seja, àquilo que é observável. Entretanto, é sempre importante entender o que está por detrás desses comportamentos: a história do indivíduo, suas questões, seus sintomas, suas queixas, entre outras coisas. Muitas vezes os diagnósticos generalizam algo excluindo o que é singular e particular em cada caso. Aconselho que procure por um escuta individualizada para o diagnóstico que procura seja dado da melhor forma possível, sem deixar de lado o contexto e o que o próprio paciente tem a dizer. Abs
Sim, há diferenças. O que você chama de transtorno dissociativo de conversão provavelmente é o que hoje se classifica como transtorno conversivo. No transtorno dissociativo de identidade, o indivíduo apresenta mais de uma personalidade. No transtorno conversivo, o indivíduo apresenta sintomas que não condizem com sua condição médica ou neurológica.
Caso conheça alguém que está com suspeita de ter algum desses transtornos, recomendo que busque ajuda profissional.