Gostaria de saber se uma pessoa que tem transtorno Borderline é capaz de entender com clareza o que

6 respostas
Gostaria de saber se uma pessoa que tem transtorno Borderline é capaz de entender com clareza o que são os seus sentimentos em relação a si mesmo e aos outros?
O Borderline (limítrofe) é caracterizado por uma medida de instabilidade de humor, auto-imagem e comportamento. Sente insegurança, baixo estima, impulsividade e relações sociais prejudicadas, em alguns momentos podem também apresentar comorbidades (outros transtornos relacionados). Pode ser de origem genética e emocional. É importante ajuda de um profissional (Psicólogo e Psiquiatra) para que o paciente possa descobrir, entender e aprender a lidar com suas emoções. A psicoterapia é instrumento fundamental para que o portador do transtorno aprenda a aliviar os sintomas e trabalhar um pouco com a razão, trabalhando suas crenças a respeito do mundo e de si.

Olá, sendo bem direta ao seu questionamento, isso é possível sim!
Isso vai depender de como é diagnosticado, quais os sintomas que são mais aparentes, a avaliação psiquiátrica para orientar o uso de medicação e o acompanhamento com um psicoterapeuta, vai te ajudar no dia a dia.
A psicoterapia é um lugar para poder falar de tudo o que sente, com isso o psicólogo vai ajudando a organizar as emoções e aos poucos vai compreendendo melhor o que sente. Não é algo rápido, depende de cada paciente, não somente do terapeuta, mas o importante é ter a empatia com o profissional para que o tratamento seja feito com a frequência exigida e o comprometimento do paciente.
Espero ter ajudado!
Todo mundo tem um pouco de dificuldade nesses quesitos - entender a si e aos outros - porém existe uma dificuldade a mais inerente ao próprio transtorno borderline.
Os primeiros sentimentos de qualquer um começam na infância, no relacionamento com os pais. Por n motivos, algum cuidador foi distante, nada afetuoso, violento ou mesmo não esteve presente. Bom, se cria uma imagem dessa primeira relacao que pode ser apenas de medo, raiva, ressentimento; nunca de conforto, proximidade, carinho. Isso influencia a forma como a pessoa vê os relacionamentos em geral, de amizade, amorosos.
As vezes, pais excessivamente criticos, que sempre invalidam tudo o que o filho sente/quer - num contexto de uma criança por temperamento muito sensível - pode gerar uma auto-imagem de que a pessoa não tem valor, que tudo o que faz é mal e errado.
Uma das dificuldades do borderline é ver que as pessoas tem aspectos bons, mas também aspectos ruins. O ser humano comporta tudo isso. A terapia é fundamental.
A princípio o TPB apresenta dificuldade de entender o sentimento dos outros e o seu próprio sentimento. Em alguns casos a dificuldade é tão grande, que o borderline não consegue se colocar no lugar da outra pessoa e acredita que ela está contra ele. Os mesmos têm uma fragilidade emocional que prejudica um pouco os aspectos sentimentais de auto percepção e de senso-percepção. Por outras vias, hoje em dia a terapia pode trabalhar o restabelecimento de recursos sociais, que podem ajudar o sujeito que sofre de TPB a conseguir se adaptar nos convívios sociais. Essas dificuldades podem estar ligada a fenômenos como supracitados. Geralmente a capacidade de autoimagem e a capacidade de convívio social estão ligadas as primeiras figuras que nos apresentam o mundo. E quando essas imagens são traumáticas, deixam marcas de dificuldades de relacionamento com o próprio mundo interno e o mundo externo. Abraços e tenha uma ótima semana!
Olá! Sim, é possível. Contudo, assim como o doutor Tararaka afirmou, a questão do borderline é aceitar a variação de que as pessoas não são somente boas ou somente ruins. Isso é bastante complicado para alguém que vive esse transtorno.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
O que seria entender com clareza os sentimentos? Qualquer sujeito, com ou sem transtorno, pode passar por algum período em suas vidas onde é difícil de identificar o que se sente. Nem por isso possui um tipo de transtorno não é mesmo?
No caso do transtorno borderline ou de personalidade límitrofe como também é conhecido, caracterizado pelo DSM V (manual estatístico de diagnóstico de desordens mentais) dentro do espectro dos transtornos da personalidade, se caracteriza por instabilidade emocional, impuslividade, relações interpessoais caóticas, despersonalização entre outras características.
Penso que é a partir dessa última característica que seja possível dar uma direção para sua questão. Se - e não é sempre - a pessoa está passando por esse período, pode-se dizer que sim, há um prejuízo em relação aos seus sentimentos e dos outros. Agora, é importante ressaltar que tal articulação seja feita por um/a profissional.