Gostaria de saber tratamentos oferecidos para quem sofre de depressao e ansiedade, o estresse pode ser

9 respostas
Gostaria de saber tratamentos oferecidos para quem sofre de depressao e ansiedade, o estresse pode ser uma das causas? O paciente corre risco de se negar a fazer algum tipo de tratamento por achar que não funciona?
A psicanálise visa possibilitar que o sujeito produza novas maneiras de se relacionar consigo mesmo e com o mundo por meio da fala. Trata-se de, por meio da linguagem, acessar desejos, medos, angústias, pensamentos que funcionam como "leis"e a partir dessa confrontação produzir novos significados. O desafio é criar uma nova perspectiva enunciativa para um jeito de ser que é sentido como imutável. Nesse processo, o analista ao "devolver" para o analisante algumas peças de seu quebra-cabeça (aquilo que se repete em seu dizer) facilita que ele mesmo reorganize aquelas peças, configurando um novo modo de estar no mundo. A depressão, nesse sentido, pode ser a manifestação de uma posição em que a sensação de impotência encontra-se exacerbada. Como esse lugar foi sendo construído ao longo da trajetória de vida do sujeito e como - mesmo sem querer - ele mesmo contribuiu para isso? Nessa linha, será que o stress de alguma forma não se sustenta por um jeito específico de lidar com as coisas?

É importante uma cuidadosa avaliação para saber que tipo de intervenção ou abordagem será necessária para o caso. Entretanto a Psicanálise tem contribuído com bastante sucesso nos casos de depressão e ansiedade. No caso de ansiedade o stress pode aparecer mais como um sintoma de que propriamente como uma causa. Quanto à última questão, é muito importante que o paciente deseje de fato, aliviar o seu sofrimento.
Olá! É fundamental uma avaliação detalhada do quadro de depressão e ansiedade com um psiquiatra para sanar dúvidas quanto as causas e sintomas, e assim traçar um modelo de tratamento com psicólogos (as). Dentro da Psicologia, existem diferentes formas de atuação e abordagens. Todas buscam auxiliar o processo de melhora do paciente. A escolha acaba sendo pessoal ou por indicação de outros profissionais. Recomendo buscar as indicações e possivelmente evidências científicas, para diminuir o anseio quanto ao tratamento não ser efetivo. Espero ter lhe ajudado!
Olá! O estresse pode ser um fator que colabora para o agravamento da depressão. Os fatores causais devem ser avaliados com a ajuda dos profissionais da medicina e psicologia.
Muitas vezes a pessoa nega o problema, por vários motivos. Contudo, para realmente tratarmos de uma patologia, precisamos primeiro admitir ou reconhecer o problema.
Não existe uma fórmula mágica, o desejo de uma investigação terá que ser da pessoa a depender do seu sofrimento. A psicanálise ajuda o sujeito a localizar-se e reorganizar-se, mas só ele poderia falar sobre o que é esta depressão, ansiedade e estresse à que está acometido.
Sim, caso não venha ser tratado, a pessoa corre risco. Para ser eficaz o tratamento medicamentoso sempre deve ser associado com psicoterapia.
A psicoterapia é uma forma eficaz de tratar o problema.
Há vários tratamentos possíveis, tanto para depressão quanto para ansiedade (e, como já afirmado por outros colegas, a psicanálise pode ser uma dessas ferramentas). Quanto ao estresse ser uma das causas, é possível, porém eu acredito que dificilmente ele, de forma isolada, levaria a um quadro profundo de depressão e ansiedade. Seria necessário olhar com mais cuidado, uma análise e observação mais cuidadosa sobre si mesmo, a vida, a rotina etc. A partir disso, verificar o que mais está contribuindo para um estresse tão elevado que pode ser considerado o causador desse quadro.
Quanto a pessoa correr o risco de se negar a fazer algum tipo de tratamento, sempre é possível. Isso pode acontecer, por exemplo, se ele não acreditar na possibilidade de cura/alívio dos sintomas, ou se considerar que seu caso não é algo indicado para "tratamento" (isso pode acontecer se pensar que pode lidar sozinho, ou q se já "frescura" etc). É muito importante que deseje mudar e queira dar os passos para isso
Há diversos fatores que podem levar tanto à ansiedade, quanto a depressão. E o estresse pode ser um desses fatores, mas é impossível avaliar a partir de breves relatos ou sintomas. Se faz necessário uma avaliação criteriosa de como o quadro se desenvolveu e o que mantém, como pensamentos, sentimentos, comportamentos envolvidos em todo o processo vivencial. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem se mostrado extremamente eficaz para o tratamento de transtornos de Eixo I como Ansiedade e Depressão. Em um curto espaço de tempo se consegue obter ótimos resultados, sendo visível para o paciente.e as pessoal que o cercam. Em sua primeira sessão com um Terapeuta Cognitivo-Comportamental será feito uma Avaliação Inicial onde ele lhe dará o Feedback do que aparenta estar acontecendo e a melhor forma de gerar mudanças, seja com terapia ou algum encaminhamento.
Olá,
Existem alguns tratamentos muito eficazes para a depressão e ansiedade e associados entre si, tendem a potencializar os resultados. Te recomendo dar início a um processo de psicoterapia, psiquiatria e esportivo. Com a psicoterapia você vai poder construir soluções mais flexíveis e funcionalmente mais desejáveis para tua situação problema, dentro de um espaço livre de julgamentos, empático e respeitoso, valorizando teu potencial criativo e adaptativo. O auxílio psiquiátrico irá te propiciar uma melhora na estabilização do humor com o uso medicamentoso. Por fim, praticar algum esporte auxilia na disposição e condicionamento físico, que são elementos eficientes na complementação do tratamento. O estresse pode estar ligado sim, principalmente em relação a ansiedade. Mas uma avaliação psicológica irá te ajudar neste caso. Lembre-se, a dúvida e o pré-conceito são os principais inimigos da solução. Esclareça os benefícios do tratamento e busque profissionais capacitados.
Att,
Saulo Rocha