Gostaria de trocar de psiquiatra. Como faço isso? Tenho medo de ter alterada a dosagem da medicação.

5 respostas
Gostaria de trocar de psiquiatra. Como faço isso? Tenho medo de ter alterada a dosagem da medicação. E como comunico ao psiquiatra atual que não posso mais continuar com ele?
Idealmente você deve falar com o seu psiquiatra atual e informar que gostaria de seguir o tratamento com outro profissional, explicando seus motivos. Isso contribui para os atendimentos futuros dele. Também é importante ouvi-lo, pois essa sua vontade de cessar o tratamento com ele pode ser algum tipo de resistência caso vocês estejam fazendo psicoterapia. Você pode pedir um documento onde conste um pequeno resumo do seu tratamento, a hipótese diagnóstica para o seu quadro e a medicação que você está fazendo uso. Caso você esteja respondendo bem aos remédios que está usando, dificilmente o novo psiquiatra irá alterar. Espero ter ajudado. Um abraço.

O ideal é que haja uma comunicação com seu médico assistente, explicando os motivos de troca de profissional. Isso pode ser importantíssimo em seu tratamento. Para recomeçar um tratamento é interessante levar a relação das medicações que faz uso e das dosagens, caso tenha a relação de medicações anteriores, também é interessante.
Acredito que os demais colegas relataram minha opinião sobre a troca de psiquiatra.

No mais, acrescentaria que, algumas vezes com uma conversa honesta à respeito dos motivos pelos quais você gostaria de mudar e sobre o que está insatisfeita - quem sabe vocês conseguem resgatar o vínculo.

Espero que tudo seja resolvido.
Por mais que às vezes pareça difícil, é importante que você comunique ao seu Psiquiatra o porquê do seu desejo de mudar de profissional. Você pode procurar um psiquiatra atual através de indicações e, se me permite, sugiro procurar profissional da área da psicanálise, pois, além de medicações, ele vai procurar te escutar para além de esteriótipos comportamentais, procurando entender sua história de vida para até verificar se realmente há uma necessidade de medicação. E seu medo de ter a dosagem alterada talvez possa ser decorrente já de um uso equivocado (não estou afirmando, é apenas uma hipótese). O mundo de hoje está marcado por uma banalização de medicação e, com isso, há um número excessivo de pessoas ingerindo medicamentos sem necessidade. Muitas vezes as questões podem ser tratadas pela palavra e por uma escuta qualificada. Não estou garantindo que seja seu caso, mas importante refletir sobre isso com seu próximo profissional de saúde mental. Será que a medicação não está te silenciando, ao invés de te ajudar a colocar em palavras suas questões? É importante conscientizar-se de que a saúde mental é algo muito complexo que envolve para além do biológico, questões psíquicas que são, muitas vezes, inconscientes.
Pense em voce e no seu processo. Isso que importa.. Os profissionais sabem que as vezes os pacientes mudam e tudo bem. O mais importante é voce nao abandonar seu tratamento e buscar oque for melhor para voce. Muitas coisas mudam no processo de tratamento . As vezes ate o proprio profissional indica outra pessoa . O que mais importa nestes casos é voce estar e se sentir amparada por um profissional que dara continuidade ouvindo oque mudou e quais as novas consideraçoes do seu caso.