Há 1 ano atrás, fui diagnosticado com problemas de Ansiedade em excesso e me receitaram o Fluoxetina

4 respostas
Há 1 ano atrás, fui diagnosticado com problemas de Ansiedade em excesso e me receitaram o Fluoxetina durante 6 meses. A médica do PSF pediu desligamento e não tenho como me consultar, a técnica em enfermagem do posto refez a mesma receita e eu voltei a tomar o Flu após 3 meses sem. O período de adaptação foi pior que no início, me deixando bem confuso, com muito sono, irritação mais elevada e com sensação de que estava tendo a cabeça pressionada nos dois lados.
É certo revalidar a receita sem uma análise do médico?
É normal essas sensações com o Fluoxetina?
Não é recomendável revalidar sem uma consulta médica. Mas, não tenho como julgar as contingências específicas o seu caso, se a solução encontrada foi a melhor ou mesmo a única possível, naquelas circunstâncias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Stefano Caberlon
Psicólogo
Porto Alegre
Olá. De fato, o ideal é sempre receber prescrição medicamentosa de um profissional qualificado para isso, como no seu caso, um médico. Por vezes algumas marcas do mesmo medicamento podem dar diferentes reações. Além disso, tenha certeza de que está usando conforme recomendado e procure um profissional adequado o mais breve possível.
 Nalicia Inez Negrão Bueno
Psicólogo
João Pessoa
OLÁ., ACONSELHO PROCURAR UM PROFISSIONAL QUE JA UTILIZE NA SUA ABORDAGEM, ALGUMAS TÉCNICAS QUE LHE AJUDE A MINIMIZAR A SUA ANSIEDADE,....UM TRABALHO COADJUVANTE COM O PSIQUIATRA.,FAZENDO USO A PRINCIPIO DA MEDICAÇÃO E PROVAVELMENTE SE LIBERTANDO POSTERIORMENTE...
O ideal é que toda receita seja feita mediante uma avaliação médica. O tratamento para ansiedade, depressão ou qualquer outro diagnóstico psiquiátrico não se resume a medicação. De maneira ideal, seria feito um acompanhamento horizontal e multiprofissional no sentido, inclusive, de manejar possíveis efeitos colaterais e traçar as melhores estratégias de cuidado.
No entanto, pelo seu relato, entendi que a profissional seguiu um impulso de ajudar, dadas as condições possíveis naquele momento.
Procure um médico. Se o PSF está sem profissionais que possam avaliar você, peça um encaminhamento para outro equipamento de saúde que possa oferecer esse cuidado. O SUS deve trabalhar em rede.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1113 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.