Há 12 anos, quando era ainda criança, levei um tombo e bati a cabeça na parte de trás muito forte, a

5 respostas
Há 12 anos, quando era ainda criança, levei um tombo e bati a cabeça na parte de trás muito forte, após um período tive crises de ansiedade. Meu psiquiatra passou um eletrocefalograma. Bater a cabeça pode levar a ansiedade?
Não, porém o trauma de bater a cabeça pode estar ocasionado, seria interessante procurar um profissional para poder entender a origem dessa ansiedade.

A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. É uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo, que na maioria das vezes não existe ou está sendo super exagerado. Até certo ponto, a ansiedade é positiva, porque nos impulsiona a agir. Mas ela se torna um problema quando passa a causar sintomas físicos e emocionais. Ser ansioso é quando uma sensação constante, frequente e intensa não te deixa em paz, chegando ao ponto de afetar todas as esferas da sua vida, fazendo com que não consiga sentir-se feliz, bem, no momento presente. A psicoterapia ajuda a entender e identificar os pensamentos (preocupações e medos) que desencadeiam a ansiedade. Somente analisando seus medos e pensamentos que poderemos verificar se teve alguma relação com o fato de ter batido a cabeça, caso contrário, não há ligação - bater a cabeça não causa a ansiedade.
Seria importante buscar ajuda especializada, através da psicoterapia para compreender de onde vem esta ansiedade.
A origem dessa ansiedade pode ter causas diversas, inclusive pode estar relacionada sim ao incidente em que você bateu a cabeça. Isso ocorre devido as conexões que o cérebro faz, associando emoções, crenças, sensações. A terapia EMDR pode lhe ajudar muito, pois trabalha com as lembranças traumáticas que podem estar por traz de questões atuais.
Olá. A forma como seus familiares lidaram com esta cena durante o ocorrido e também após, a forma como você começou a perceber esta situação e também a se perceber, tudo isso pode ter a ver com crenças [maneiras de enxergar a si mesmo] que começaram a surgir a partir deste momento. Estas crenças relacionadas a esta cena da queda podem ser os gatilhos que geram em você a ansiedade.
Fazer exames das funções mentais e outros exames complementares pode também ser importante, consultar ajuda especializada é minha indicação.