Há 12 anos, quando era ainda criança, levei um tombo e bati a cabeça na parte de trás muito forte, a

5 respostas
Há 12 anos, quando era ainda criança, levei um tombo e bati a cabeça na parte de trás muito forte, após um período tive crises de ansiedade. Meu psiquiatra passou um eletrocefalograma. Bater a cabeça pode levar a ansiedade?
Não, porém o trauma de bater a cabeça pode estar ocasionado, seria interessante procurar um profissional para poder entender a origem dessa ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. É uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo, que na maioria das vezes não existe ou está sendo super exagerado. Até certo ponto, a ansiedade é positiva, porque nos impulsiona a agir. Mas ela se torna um problema quando passa a causar sintomas físicos e emocionais. Ser ansioso é quando uma sensação constante, frequente e intensa não te deixa em paz, chegando ao ponto de afetar todas as esferas da sua vida, fazendo com que não consiga sentir-se feliz, bem, no momento presente. A psicoterapia ajuda a entender e identificar os pensamentos (preocupações e medos) que desencadeiam a ansiedade. Somente analisando seus medos e pensamentos que poderemos verificar se teve alguma relação com o fato de ter batido a cabeça, caso contrário, não há ligação - bater a cabeça não causa a ansiedade.
Seria importante buscar ajuda especializada, através da psicoterapia para compreender de onde vem esta ansiedade.
A origem dessa ansiedade pode ter causas diversas, inclusive pode estar relacionada sim ao incidente em que você bateu a cabeça. Isso ocorre devido as conexões que o cérebro faz, associando emoções, crenças, sensações. A terapia EMDR pode lhe ajudar muito, pois trabalha com as lembranças traumáticas que podem estar por traz de questões atuais.
Olá. A forma como seus familiares lidaram com esta cena durante o ocorrido e também após, a forma como você começou a perceber esta situação e também a se perceber, tudo isso pode ter a ver com crenças [maneiras de enxergar a si mesmo] que começaram a surgir a partir deste momento. Estas crenças relacionadas a esta cena da queda podem ser os gatilhos que geram em você a ansiedade.
Fazer exames das funções mentais e outros exames complementares pode também ser importante, consultar ajuda especializada é minha indicação.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 990 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.