Há 20 anos atras a Carbamazepina poderia ser uma opção para o tratamento do TDAH para uma criança

6 respostas
Há 20 anos atras a Carbamazepina poderia ser uma opção para o tratamento do TDAH para uma criança com queixas de cefaleia e tontura associada a um único episodio de convulsão, ou neste caso o TDAH foi descartado e a medicação visava apenas o tratamento de outra patologia?
Olá! A carbamazepina é um anticonvulsivante conhecido mas tem diversas indicações na neurologia e na psiquiatria: dores nevralgicas, estabilizador do humor, por exemplo. Não existe indicação formal para carbamazepina no tratamento de TDAH sendo usada como medicação coadjuvante dos sintomas associados. Espero ter ajudado.

Pode ter sido usada para ambos os casos apresentados. A carbamazepina é um dos anticonvulsivos prescritos para evitar crises de convulsão. Situação descrita no primeiro momento. O diagnostico atualmente do TDAH ainda requer maior investigação quiça ha vinte anos atras esse diagnostico era muito mais delicado e as tentativas medicamentosas era uma realidade. Creio que buscar sanar suas duvidas com um neurologista pode te ajudar.
Bom dia é sempre bom buscar a ajuda e informações com o profissional que esta atendendo o paciente, uma mesma medicação, pode ser utilizada para diferentes patologias.
Há 20 anos atrás nem mesmo o entendimento do TDAH era como é hoje, com o avanço em termos medicamentoso e terapêutico.
Embora o quadro possa ter outros diagnósticos associados (comorbidade) uma vez o paciente diagnosticado corretamente com TDAH ele o terá para a vida toda, pode ser com controle e diminuição dos sintomas, mas trata-se de um transtorno neurofuncional de origem predominantemente genética.
Assim, caso haja dúvidas a respeito, sugiro que essa criança seja reavaliada e que todas as suas dúvidas sejam levadas ao profissional reponsável.
Espero ter ajudado.
Bom dia, a carbamazepina é um anticonvulsivante conhecido mas tem diversas indicações na neurologia e na psiquiatria recomendo bom buscar ajuda e informações com o profissional que esta atendendo o paciente, uma mesma medicação, pode ser utilizada para diferentes patologias.
Olá, bom dia,
A Carbamazepina é uma medicação antiga porém está presente entre os fármacos inscritos na Lista de Medicamentos Essenciais da OMS até 2017. Utilizado em casos neurológicos e psiquiátricos, como visto, com bons resultados.