Há 20 anos atras a Carbamazepina poderia ser uma opção para o tratamento do TDAH para uma criança

5 respostas
Há 20 anos atras a Carbamazepina poderia ser uma opção para o tratamento do TDAH para uma criança com queixas de cefaleia e tontura associada a um único episodio de convulsão, ou neste caso o TDAH foi descartado e a medicação visava apenas o tratamento de outra patologia?
Dra. Iara Grisi
Neurologista
Jaboticabal
Olá! A carbamazepina é um anticonvulsivante conhecido mas tem diversas indicações na neurologia e na psiquiatria: dores nevralgicas, estabilizador do humor, por exemplo. Não existe indicação formal para carbamazepina no tratamento de TDAH sendo usada como medicação coadjuvante dos sintomas associados. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ter sido usada para ambos os casos apresentados. A carbamazepina é um dos anticonvulsivos prescritos para evitar crises de convulsão. Situação descrita no primeiro momento. O diagnostico atualmente do TDAH ainda requer maior investigação quiça ha vinte anos atras esse diagnostico era muito mais delicado e as tentativas medicamentosas era uma realidade. Creio que buscar sanar suas duvidas com um neurologista pode te ajudar.
 Rosana Britzki De Sordi
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Bom dia é sempre bom buscar a ajuda e informações com o profissional que esta atendendo o paciente, uma mesma medicação, pode ser utilizada para diferentes patologias.
 Valquiria Pucu Wollmann
Psicólogo
Santo André - Pb
Há 20 anos atrás nem mesmo o entendimento do TDAH era como é hoje, com o avanço em termos medicamentoso e terapêutico.
Embora o quadro possa ter outros diagnósticos associados (comorbidade) uma vez o paciente diagnosticado corretamente com TDAH ele o terá para a vida toda, pode ser com controle e diminuição dos sintomas, mas trata-se de um transtorno neurofuncional de origem predominantemente genética.
Assim, caso haja dúvidas a respeito, sugiro que essa criança seja reavaliada e que todas as suas dúvidas sejam levadas ao profissional reponsável.
Espero ter ajudado.
Bom dia, a carbamazepina é um anticonvulsivante conhecido mas tem diversas indicações na neurologia e na psiquiatria recomendo bom buscar ajuda e informações com o profissional que esta atendendo o paciente, uma mesma medicação, pode ser utilizada para diferentes patologias.

Especialistas

Manoela Noronha

Manoela Noronha

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Jaqueline Gonçalves

Jaqueline Gonçalves

Psicólogo

Itu

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.