Há possibilidade de uma pessoa ter anorexia nervosa e estar com o peso normal? No caso, apresentar o

28 respostas
Há possibilidade de uma pessoa ter anorexia nervosa e estar com o peso normal? No caso, apresentar os sintomas da doença, incluindo fazer restrições extremas e exercícios físicos, porém ainda estar com imc normal?
Essa condição clínica tem como pano de fundo uma dismorfia corporal (chamado de transtorno de imagem corporal). essa condição provoca uma ideação de natureza obsessiva acerca das formas corporais. O resultado, em mulheres jovens principalmente, é uma compulsão restritiva de alimentos. Mas não apensa. Penso ser importante procurar um profissional de saúde mental para ajudar a compreender melhor o que está havendo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150

Olá, geralmente a gravidade da anorexia tem correlação com o IMC (índice de massa corporal) quando este se apresenta abaixo do que é considerado "saudável". Entretanto, como se trata de um transtorno alimentar que pode progredir rapidamente, o ideal é que você procure ajuda psicológica/médica o mais breve possível. Espero ter ajudado.
Olá!
É possível, sim!
Muito importante saber que minha resposta é baseada na afirmação que você faz de que o IMC da pessoa está "adequado" e não o que a pessoa que está acometida de anorexia perceba sobre seu corpo pois, a dismorfia corporal que acompanha o transtorno faz com a mesma veja seu corpo sempre acima do peso.
Diante disso, algumas pessoas que sofre de anorexia podem estar com seu peso "ideal" por alguns motivos: porque iniciou o processo há pouco tempo e ainda não perdeu massa, porque faz pausas na dieta em uma tentativa de reverter o transtorno ou mesmo porque a pessoa pode estar fazendo dieta durante vários dias e em determinado momento ela extrapola para o extremo oposto e come mais do que o necessário.
De qualquer forma, é necessária uma investigação melhor, feita por um profissional da Psicologia.
Abraço!
Olha, se você considerar que anorexia é um quadro patológico causado por um distúrbio de auto imagem ou auto percepação, é sim possível ter um quadro anorexo enquanto ainda se tem um IMC saudável. No entanto, seria necessário algumas entrevistas com a pessoa com suspeita de anorexia para chegar a alguma conclusão sobre se é o caso de ela, de fato, ter anorexia.
Espero ter contribuído para esclarecer sua pergunta e me ponho à disposição para quaisquer esclarecimentos complementares. Um grande abraço!
É possível, seja por ser um processo recente, seja por recorrentes crises de compulsão alimentar que podem existir, enfim, diversas variáveis. E também vários estudos demonstram que o IMC é um parâmetro com muitas limitações para definição de “peso ideal”. Mas a busca incansável por magreza através de restrição extrema da ingestão de alimentos e excesso de exercícios, medo mórbido da obesidade e imagem distorcida do corpo caracterizam transtorno alimentar.
Olá! Um dos parâmetros para diagnóstico de anorexia eh o peso. Há outros indicadores, como a percepção alterada da condição física: o indivíduo se sente muito acima do peso, quando, na verdade não está. Eh verdade que, hoje em dia, eh comum observar uma insatisfação constante com a aparência física, especialmente no que se refere ao peso. A anorexia tem um tempo de instalação. Isso equivale dizer que uma pessoa pode apresentar um quadro de anorexia mesmo quando seu peso está dentro dos padrões. Vou te dizer aquilo que todos dizem, pois eh, de verdade, o mais sensato e amoroso consigo mesmo a fazer: procure um profissional para te ajudar a ver do que se trata a questão que relata. A pergunta não especifica se o que descreve ocorre com você ou se ocorre com alguém que se preocupa e ama Se eh com você, faça consigo o que desejaria que alguém que ama fizesse. Às vezes não eh muito fácil buscar ajuda. Até diria que, na maioria das vezes, chega a ser difícil. Mas vale super a pena buscar ajuda para assumir o controle de sua própria vida. Um transtorno alimentar pode atrapalhar bastante uma vida plena e feliz. Desejo a você todo o bem!
Olá, procure ajuda profissional de psicologia/médica.
Olá! Isso pode acontecer no processo inicial da anorexia nervosa, além da perda de peso e a restrição extrema é necessário verificar os outros sintomas presentes. Às vezes, o sintomas podem se equiparar a um transtorno alimento não especificado ou outro transtorno alimentar. Procure ajuda psicológica para investigar melhor quadro e não deixar o quadro evoluir. Um abraço e fico à disposição.
Olá,
O IMC não é o primeiro indício de uma instalação do transtorno alimentar de anorexia. O avanço pode ser lento mas causar profundas consequências físicas com quadros irreversíveis, inclusive.
Importante avaliar com um profissional psi.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Parece que você está sinalizando para cuidados. Por que não respeitar isso e se beneficiar de uma forma global num processo terapêutico?
Olá! É possível, sim! É importante saber que a dismorfia corporal que acompanha o transtorno faz com a mesma veja seu corpo sempre acima do peso. É importante uma investigação melhor, fico a disposição para esclarecer qualquer duvida.
Olá! Acredito que sim. Pode ser que a pessoa tenha sintomas de anorexia, sem apresentar ainda o baixo peso. Como há a preocupação, é importante procurar um profissional que te ajude a avaliar o que está acontecendo.
IMC é média mundial. Cada um tem suas próprias características metabólicas que devem ser levadas em conta. A insatisfação corporal tá relacionado a exigências extremadas ou distorcidas. Procure um psicólogo para ajudá-la
O ideal é ser avaliado de perto por um Psicólogo e mais a equipe multidisciplinar, pode ser que o individuo esteja em um inicio do transtorno onde ainda não tenha tido a perda corporal, porem em longo e médio prazo poderá acarretar consequências não saudável ... bom ser avaliado de perto cada caso!
Olá! A anorexia nervosa pode ser leve e transitória ou grave e persistente. Um primeiro indicador do transtorno é uma preocupação crescente com dietas e peso corporal. É importante buscar ajuda para investigar melhor o quadro atual, pois outros transtornos podem incidir de forma simultânea como ansiedade e depressão por exemplo. Um abraço e espero que fique bem!
Olá, a anorexia nervosa, é um quadro de distúrbio alimentar.
Existem inúmeros fatores para dar esse diagnóstico, às vezes até pode-se migrar para bulimia, com períodos de purgação, com exercícios extremos e demais processos para a perda de peso, como a anorexia em si, restringindo o alimento. Sugiro procurar um especialista na área de Distúrbios Alimentares, que poderá auxiliar e direcionar melhor a terapia.
Boa noite. É possível sim. Ainda mais na fase inicial da Anorexia e considerando que pessoas com este transtorno alimentar sofrem de dismorfia corporal e compulsões alimentares, o que pode contribui para que fiquem dentro de um peso normal inicialmente. É importante lembrar que, a perda de peso e o IMC não são os únicos indicadores levados em conta em um quadro de Anorexia. Hoje em dia, inclusive, o IMC pode não ser a melhor referência a ser considerada para o diagnóstico de Anorexia Nervosa. Você não mencionou se a questão é com você ou com outra pessoa, mas recomendo de toda forma, que busque ajuda psicológica para poder trabalhar essa questão em terapia e também médica, pois será muito importante nessa fase.
Fico à disposição para o que precisar. Abraços.

Olá! É possível sim, quando se está no começo da manifestação do transtorno. Há que observar os comportamentos da pessoa e como ela se vê diante do espelho. Geralmente a percepção da imagem corporal está distorcida na Anorexia. É importante buscar a ajuda de um psicólogo para identificar o que acontece e tratar. Espero ter ajudado!
Sim, nas este diagnostico foi confirmado, pois existe outras disfunções alimentares que parecem anorexia mas tem sintomas diferentes e não alteram o peso da pessoa.
A palavra ´´Anorexia´´ significa perda ou falta de apetite. A pessoa que possui anorexia pode perder peso, porém, precisa de outros sintomas além desse para ser chamada de Anorexia Nervosa. Mas qual a diferença? A anorexia nervosa é considerada um transtorno. Quem possui esse tipo de anorexia se recusa em manter o peso em um nível igual ou acima do mínimo adequado a idade e a estatura. Além disso, tem uma distorção da imagem corporal e um medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com o peso abaixo do normal.
Esse transtorno gera sérias consequências físicas, como osteoporose, plenitude gástrica, hipotermia, bradicardia, hipotensão, lanugem, edemas e hipoglicemia.
Quais são os comportamentos mais comuns? Esconder alimentos, não comer na presença de outras pessoas, usar roupas em excesso... Se você se identificou no que foi dito, procure uma ajuda psicológica e psiquiátrica. Espero ter ajudado, fique bem.
voce precisa passar por uma avaliação medica e psicologica . O nome da doença nao vai fazer voce se sentir melhor . Nao existe um peso ideal par voce se sentir bem ou mal. Mas parece que pode ser melhor amparada e que se sinta melhor, ou bem consigo.
Do ponto de vista do diagnóstico psiquiátrico isso pode ser lido de diferentes formas.
No entanto, se vc observa essas restrições e considera que não estão fazendo bem a você, é sufuciente para buscar tratamento psicanalítico/psicológico. Junto do profissional poderá, até mesmo, verificar melhor isso...
Você também enfoca, em seu texto, na sua saúde física (=IMC e pesos "normais"). Também podemos questionar isso... Pois peso e IMC são dados mto incertos e não fornecem, sozinhos, suas condições de saúde. Nesse ponto, sugiro que busque, também, um bom médico ou nutricionista para avaliar isso.
Olá!
É possível sim. Caso a pessoa apresenta todos os critérios exigidos para o diagnóstico de Anorexia Nervosa, exceto o baixo peso, ela pode ser diagnosticada como Anorexia Nervosa Atípica. Atualmente o baixo peso não é mais o principal critério diferencial. É importante que os profissionais também se atentem para os padrões de comportamento, cognição e nutricional.
Recomendo que procure profissionais especializados em transtornos alimentares para que o tratamento seja da melhor forma possível (psicóloga, nutricionista e psiquiatra).
Eu sou psicóloga especializada na área e estou a disposição =)
Abraços!
Olá! É possível sim. Não deixe de procurar ajuda profissional para entender melhor sobre os padrões de comportamento que você está apresentando.
Distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida de seu corpo, que se torna uma obsessão por seu peso e aquilo que come.
Distúrbio alimentar que leva a pessoa a uma obsessão pelo seu peso e por aquilo que come.
O principal sintoma é tentar manter-se num peso abaixo do normal por meio de jejum ou da prática excessiva de exercícios físicos.
Tratamento médico pode ser necessário para voltar a ter o peso normal. A psicoterapia visa ajudar na recuperação da autoestima e estabilizar as mudanças de comportamento. Diante de alguns sintomas apresentado e descrito abaixo, as pessoas podem ter:
No corpo: baixa temperatura corporal, desidratação, desmaio, fadiga, osteoporose, pressão baixa, tontura ou distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico (água e eletrólitos)
No comportamento: comportamento compulsivo, compulsão alimentar, hiperatividade, impulsividade ou isolamento social
No peso: abaixo do peso, perda de peso ou extrema perda de peso e magreza
No humor: ansiedade, apreensão ou culpa
No aparelho gastrointestinal: constipação ou vômito
Na menstruação: menstruação irregular ou ausência de menstruação
No desenvolvimento: crescimento lento ou puberdade atrasada
Sintomas psicológicos: depressão ou medo
Também é comum: cabelo ressecado, dor de cabeça, fazer dieta, lesões, pele seca, ritmo cardíaco lento, sensibilidade ao frio, unhas quebradiças ou uso abusivo de laxantes. Tratamento médico pode ser necessário para voltar a ter o peso normal. A psicoterapia visa ajudar na recuperação da autoestima e estabilizar as mudanças de comportamento.
Sim, é possível ter anorexia nervosa e estar dentro da faixa de peso considerada normal para sua altura e idade. O diagnóstico de anorexia nervosa é também baseado em critérios clínicos e não apenas no IMC. A avaliação inclui uma avaliação completa dos sintomas, bem como a gravidade da restrição alimentar, o medo de ganhar peso e a influência da imagem corporal na autoestima.
Sim é possível, especialmente se é recente ou se há episódios de compulsão alimentar. A anorexia nervosa está mais ligada a uma autopercepção do que dados de peso.
Olá,
para que seja possível uma avaliação do que esta passando neste momento e ajudá-la neste processo, é preciso mais informações, conhecê-la melhor e a sua rotina. Fico a disposição para ajudá-la neste processo com a psicoterapia, é só me chamar, abraços