Hipersonia tem relação com o TPB? Se sim, qual o motivo dessa relação?

8 respostas
Hipersonia tem relação com o TPB? Se sim, qual o motivo dessa relação?
A hipersonia eh um sintoma muito comum em episódios de alterações de humor, principalmente em quadros associados a depressão bipolar. Mas pode estar presente em diversos outros quadros.
No TPB, é comum a presença de quadros de humor, tanto quadros depressivos como bipolares. Assim, é um sintoma que pode ocorrer, sim.
É importante conversar com seu psiquiatra de confiança para que ele possa avaliar as possíveis causas, incluindo afastar causas clínicas como anemia e hipotireoidismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Transtorno de Personalidade Borderline cursa com oscilações de humor e sensação de vazio crônico. Uma pessoa com este transtorno em geral tem uma vida desregrada , hipersonia e alterações de sono são comuns. Pode haver comorbidade com depressão ou transtorno bipolar, ambos cursam com insônia. Abraço!
O transtorno Bordeline tem como fator relevante a hipersonia.Nesse caso e bastante comum o transtorno de humor estar associado a depressão,a qual compromete a qualidade de vida do indivíduo portador. Sugiro acompanhamento psiquiátrico e terapia comportamental.
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Olá! Sim, existe relação. Mas não se pode diagnosticar um paciente com Transtorno Bordeline porque está com dificuldades em dormir. O quadro de TPB traz episódios de euforia e depressão, além de um quadro de ansiedade constante que pode alterar a qualidade do sono! O paciente com esse quadro clínico deve estar sendo acompanhado por um psiquiatra e psicoterapeuta. Não recorrer a esses profissionais eh negligenciar a própria saúde mental. Abraço
 Patricia Souza
Psicólogo
São Paulo
Olá, o TPB é um conjunto de sintomas caracterizado geralmente por episódios maníacos e depressivos que alternam ao longo da vida. Nos episódios de mania por exemplo, podem ocorrer redução da necessidade de sono (tem pacientes que chegam a dormir apenas 3 horas por noite), uma necessidade de falar em demasia, etc. No episodio contrario, depressivo, o paciente sente-se triste, com sensação de vazio, apresenta insônia ou hipersônia, pois o contato com o mundo exterior fica difícil de lidar.
Permaneço a disposição,
 Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
A hipersonia se relaciona ao sono excessivo durante o dia, ou longo sono durante a noite. Pode haver sim certa relação, já que o paciente frequentemente realiza ações de autossabotagem, com intuito de não ter que lidar com seus sentimentos crônicos de vazio. Muitas vezes sentem grande arrependimento ou culpa por essas sabotagens, mas não parecem "saber quebrar esse ciclo". Busque ajuda de um bom profissional da área psi, de preferencia um psicanalista, a fim de entender esse individuo como um todo. Lide melhor com esse sofrimento!
 Clayton dos Santos Silva
Psicanalista, Psicólogo
Limeira
Há relação entre irregularidades do sono e transtorno de personalidade limítrofe, não necessariamente hipersonia. Contudo, é comum os casos de comorbidade, isso é, a ocorrência concomitante de outro problema de saúde. Vários desses tem a hipersonia como um dos seus sintomas. Sendo assim, caso exista a suspeita recomendo procurar um psicólogo ou psiquiatra para avaliação e tratamento.
 Célia Naime
Psicólogo
Londrina
Diferentes transtornos emocionais, podem ter sintomas parecidos; é importante uma boa avaliação, feita por um profissional da área. A utilização de testes psicológicos específicos para TPB, devidamente validados, juntamente com a avaliação clinica, possibilitam a elaboração de um plano terapêutico,de acordo com o modelo cognitivo para transtornos de personalidade. A combinação de diversos recursos em que o profissional pode usar no decorrer do tratamento, promove uma regulação emocional, melhorando os relacionamentos e a qualidade de vida do paciente com transtornos de personalidade.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.