Hoje existe algum teste de DNA para verificar a depressão ?
8
respostas
Hoje existe algum teste de DNA para verificar a depressão ?
Eu creio que até agora não se descobriu um gene capaz de detectar se a pessoa tem depressão, quanto é algo assim. Existem uns mapeamentos relacionados à medicação. O tratamento para depressão é psicoterapia e nela se faz um levantamento transgeracional de casos de depressão na família, internações e problemas do tipo. O que importa é o histórico familiar que vai ajudar muito no diagnóstico e prevenção.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Os testes de DNA que existem, que possam ser relacionados a depressão, não são especificamente para a "verificação" ou para detectar a depressão, e sim para saber quais as drogas mais indicada para o tratamento em cada paciente. É feito um mapeamento genético do individuo para avaliar qual droga seria melhor indicado para o paciente, entenda que, não pelo tipo da depressão, já que depressão é depressão, e sim pela atuação da medicação no organismo de cada pessoa.
Um Abraço.
Um Abraço.
Winnicott, um pediatra inglês que tornou-se um grande psicanalista, foi muito a fundo no estudo do desenvolvimento emocional primitivo e fez grandes descobertas. Ele atribuiu doenças graves à falhas ambientais, ou seja, falha nos cuidados com o bebê. Descobriu que a ausência TOTAL de uma mãe suficientemente boa, impede o desenvolvimento e até mesmo a integração mente/corpo. Essa seria a raiz das psicoses. Considerando que a depressão é um tipo de psicose, fica provado que a falha não é genética mas sim ambiental. Espero ter ajudado.
Para além do teste de DNA é possível considerar o histórico de depressão na família, bem como o temperamento da pessoa, seu enfrentamento diante de situações problema, apoio social, aspectos hormonais.
Ter o gene não é determinante, é preciso considerar um conjunto de fatores que juntos contribuem para o surgimento do quadro.
Ter o gene não é determinante, é preciso considerar um conjunto de fatores que juntos contribuem para o surgimento do quadro.
O que existe é o mapeamento do DNA para avaliar qual melhor droga (medicação) a se prescrever para o paciente visando maior eficacia diante do transtorno depressivo.Caso sua pergunta denota a capacidade, via teste de DNA, de prevê a possibilidade de alguém desenvolver depressão, creio que ainda a medicina não possui tal feito. Contudo é possível fazer um estudo da historia de vida da pessoa e quais os casos presentes na família. Tal atividade pode ser feita pelo psiquiatra ou psicologo que atende o paciente.
A avaliação de quadros depressivos é feita por um psiquiatra que avalia o desenvolvimento e histórico de sintomas, diferenciando de outros quadros psiquiátricos e de quadros orgânicos que mimetizam sintomas de depressão.
Existem alguns exames de mapeamento para genes associados com resposta e metabolização de medicações. Esses exames, a despeito da propaganda, são de indicação muito específica e não são globalmente recomendados, sendo sua utilização realmente válida em casos específicos e as indicações exageradas bastante questionáveis.
Existem alguns exames de mapeamento para genes associados com resposta e metabolização de medicações. Esses exames, a despeito da propaganda, são de indicação muito específica e não são globalmente recomendados, sendo sua utilização realmente válida em casos específicos e as indicações exageradas bastante questionáveis.
Como já apontado pelos colegas ha a possibilidade de se fazer um mapeamento mas acredito que para alem disso é importante tratar uma vez diagnosticada, acredito que apenas a medicação não seja plenamente suficiente, mas juntamente com terapia e atividades físicas...
O diagnostico de depressão é feito pelo relato dos sintomas e histórico de vida do individuo pelo psicólogo ou psiquiatra. Pense na possibilidade de ir a um desses especialistas. Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Comecei a tomar Desvenlafaxina e estou tendo uns espasmo a noite tipo tique nervoso. Que nao me deixa dormir. So a noite.
- Se a depressão pode ter tantas causas (ou agravantes) genética(o)s/química(o)s/hormonais, por que não pedem exames clínicos (ou direcionam a outros profissionais) p/ obter um diagnóstico mais preciso e tratar assertivamente a causa ao invés dos sintomas? (exemplo: hipotireoidismo - no qual a depressão…
- Estou tomando paroxetina a três dias e sentindo muito efeito colateral suores,tremores vontade de chorar é assim mesmo?
- Estava tomando desvenlafaxina , porém tive alguns sintomas de efeitos colaterais ,, é normal tomar desvnelafaxina na parte da manhã depois do café, e sentir moleza e tremor no corpo o dia todo ? E por quanto tempo pode tomar a desvenlafaxina ?
- Eu me sinto suficiente para mim, mas eu SEI que eu não sou o suficiente para outras pessoas próximas (pais e namorado). Como lidar com isso?
- Meu ex me deixou pro outra, começou a namorar no mesmo dia que terminou depois disso tô muito mal comigo mesma não tenho nem vontade de viver mais. Como posso superar isso?
- Bom fui ao psiquiatra e ele aumentou minha dose de bupropiona para 300mg quando será que vou sentir efeito, desde já agradeço
- O uso de fluoxetina pode estar relacionada a queda de cabelo?
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1238 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.