Já fiz acompanhamento com um psicólogo/psicanalista durante quase um ano, e tive relativa melhora.

7 respostas
Já fiz acompanhamento com um psicólogo/psicanalista durante quase um ano, e tive relativa melhora. Porém as crises estão cada vez piores. Minha saúde física e mental está bem fragilizada e eu conheço os gatilhos que levam às crises, mas não consigo evitá-los. Não sei mais o que fazer. Como começar?
Retome a terapia. Ter um espaço pra falar e ser acolhido é sempre bom, não é vergonha nenhuma voltar a terapia mesmo já sabendo "de tudo" :)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não deixe a terapia de lado, se você está precisando, retome e continue, não desista. Pode demorar para ter resultados significativos, mas você vai conseguir melhorar. Se achar necessário, procure também um médico (psiquiatra e/ou outro). Boa sorte. Qualquer coisa, estou à disposição.
O importante é dar continuidade neste processo psicoterapêutico. Sabendo que muitas vezes não é fácil enfrentar os desafios de um psicoterapia. Falar de assuntos delicados e todo o tempo que se leva para uma melhora , mas como você mesma percebeu o quanto vale a pena.
Abs
Alguns processos terapêuticos tendem a ser mais demorado. Isso pode ser por causa do método terapêutico, do ritmo que o paciente dá conta, da frequência do paciente nas sessões ou da quantidade mensal de sessões escolhidas. Se você já conhece os gatilhos que lhe direcionam aos problemas, já andou alguns passos, agora precisa trabalhar as formas de enfrentamento e a motivação para lidar com eles. Sugiro que retome a terapia caso tenha gostado do trabalho do seu terapeuta. Se achar que não viu mudanças importantes, sugiro que procure outro, mas não deixe de fazer seu acompanhamento. Gosto de dizer aos meus pacientes que em alguns casos, um problema que vem se desenvolvendo há anos não desaparece em uma quantidade muito restrita de sessões.
Compartilho dos comentários de meus colegas psicólogos e acrescento que o benefício da terapia poderia ser complementado com um tratamento com psiquiatra ao mesmo tempo.
Olá, boa tarde! Concordo com as respostas de meus colegas profissionais e adiciono mais uma coisa, em um curso que fiz a palestrante pontuou a seguinte frase: "os pacientes vão até onde o psicólogo consegue conduzi-lo" ou seja, existe tanto a limitação do paciente quanto a do próprio profissional no processo terapêutico.
Sugero que repense na mudança de profissional que pode estar contribuindo ainda mais em seu processo terapêutico.
Em primeiro lugar, retome a terapia. O fato de conhecermos os gatilhos que provocam nossos problemas, não quer dizer que temos controle sobre eles. A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor suas crises e descobrir formas mais eficazes de enfrentar seus problemas.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1129 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.