Lido com Transtorno de ansiedade, depressão e pânico. Como complemento, devo procurar um psicanalist

39 respostas
Lido com Transtorno de ansiedade, depressão e pânico. Como complemento, devo procurar um psicanalista ou um psicólogo?
Já fazia acompanhamento com um psiquiatra.
Olá, se você já faz tratamento com psiquiatra, o ideal é que também possa complementar com o apoio psicológico. Os quadros de ansiedade (pânico, ansiedade generalizada) envolvem intensa angústia que por vezes limitam a qualidade de vida da pessoa. Geralmente estes processos podem estar associados ou ainda podem agravar os quadros depressivos. A psicoterapia poderá lhe oferecer um suporte ao percorrer este trajeto conflituoso de tal forma que fortaleça os aspectos necessários para o enfrentamento de suas angústias. Um abraço.

Olá,
Seria importante fazer um acompanhamento multidisciplinar, ou seja, passar com o psiquiatra (medicação) e paralelamente com o psicólogo (psicoterapia) , a abordagem fica a seu critério assim como a psicanalise, existe a psicologia comportamental, Fenomenologia existencial, clinica, entre outas.
O importante é que nesse processo você crie um vinculo positivo com o profissional.
Boa sorte.
Olá bom dia!
Com certeza o trabalho em equipe multidisciplinar (psiquiatra + psicólogo) trará muitos benefícios para você. O acompanhamento psicológico vai te dar o suporte necessário para lidar com as suas questões. Vai te ajudar a compreender a causa dos sintomas, os gatilhos que desencadeiam a angústia e o autoconhecimento para enfrentar a situação. O psiquiatra é importante, pois através de medicação, quando necessária, o paciente consegue seguir em tratamento psicológico pelo efeito rápido e paliativo que a medicação traz. A abordagem do psicólogo pode ser psicanálise, comportamental, humanista, entre outras. O mais importante é você se sentir à vontade com o psicólogo escolhido, conseguir fazer vínculo com ele, independente da abordagem que ele trabalha. Todas tem seu benefício. Fico à disposição.
Sim, seria interessante complementar seu tratamento com um psicólogo. qualquer dúvida estou disponível para conversar.
Olá, o indicado nesses caso é justamente esse trabalho multidisciplinar.
O psicólogo irá auxiliar a identificar o que ocasiona essa ansiedade, por exemplo, e trabalhar em cima desses sintomas e do que está por trás dele. Será feito um fortalecimento para que você esteja preparada para lidar e ter um melhor manejo desses sintomas quando aparecerem.
A terapia para ansiedade é fundamental para controlar o transtorno, pois além dos sintomas físicos refletidos pelo transtorno, a origem é mental.
Sugiro buscar a ajuda de um psicólogo e me disponho para conversar.
O acompanhamento psicológico é de grande importância para o quadro descrito. O ideal é realizar, junto com o acompanhamento psiquiátrico já feito, um processo terapêutico, para um maior suporte em relação ao transtorno relatado e ao sofrimento causado por ele.
Olá! É muito importante que o tratamento seja combinado, Psicoterapia e medicamento. A medicação é importante e tem seu papel no tratamento, porém a medicação não ensina novos padrões de pensamentos, novos comportamentos e muito menos a ressignificar suas feridas. A Psicoterapia te ensina a avaliar, a se responsabilizar a buscar novas formas de se comportar. Estimula a refletir sobre a raiz de suas angústias e medos e exercitar o autoconhecimento de maneira profunda. Facilita na tomada de consciência, ajudando a pessoa a reconhecer o que desencadeia a ansiedade, suas possíveis causas e os comportamentos decorrentes dela, orienta sobre técnica de controle e auxilia na compreensão dos problemas. É uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite. Abraço!
Olá!! Sim! O acompanhamento do psicólogo em conjunto com o psiquiatra é muito importante!! Os medicamentos ajudam com o alívio dos sintomas, mas para lidar com as nossas angústias, medos, mágoas, dores, o profissional da psicologia pode te ajudar, através do processo terapêutico!! A psicanálise é a abordagem, são várias que existem, eu, por exemplo, atuo com a abordagem sistêmica familiar, mas o que mais importa é a sua conexão com o profissional, você precisa se identificar e confiar no psicólogo que irá contratar, assim o trabalho será eficiente!! Desejo que fique bem! Abraços!!
Olá! Compartilho com você resultados, respostas de sucesso significativo com a Terapia EMDR + Pain Management. Come and see!
Olá, para o tratamento de transtornos de ansiedade é recomendado o atendimento em conjunto do psicólogo clínico e médico psiquiatra. Atualmente, a psicoterapia cognitivo-comportamental demonstra forte evidência científica no tratamento destes transtornos. Espero ter ajudado! Grande abraço!
Sim, isso mesmo! A ansiedade é um sentimento que mais prejudica a qualidade de vida das pessoas atualmente e fazer o acompanhamento com psiquiatra e com o psicólogo é o ideal para eficiência do tratamento.
Prezado(a), me parece que o escopo da psicanálise visa alçar maior compreensão no que concerne à questão do desamparo desde os seus primórdios. Segundo Freud (1997), tais sentimentos esbarram e deflragram faltas e vazios prementes à incompletude que se apresenta na vida psíquica do sujeito como aspectos constituintes e estruturantes da própria psique. As afecções que suscitam o desamparo têm se tornado cada vez mais corriqueiras e frequentes. Nesse sentido, penso ser pertinente e impreterível a articulação associativa entre um trabalho psiquiátrico e psicanalítico para compreender esse processo de estruturação psíquica. Neste movimento é que se propicia uma maior clareza dos processos internos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Olá, sua dúvida é muito comum, como a psicanálise é uma das abordagem mais popularmente conhecidas, as pessoas a veem como algo diferente de outras abordagens da psicologia. Mas, trata-se de uma abordagem teórica e técnica para a atuação em psicologia. Recomendo que busque um profissional com formação em psicologia, que te passe confiança e com quem você possa formar um vínculo, independente de ele atuar com base na psicanálise, a abordagem é importante para o profissional. Deste modo, acredito que verificar aspectos que podem te deixar mais ou menos confortáveis, como gênero, idade ou qualquer outro aspecto importante para você e com habilidade técnica para essa demanda seja mais interessante. Quanto uma abordagem ser mais eficaz que outras, não existe comprovação, o que é primário é a qualificação, estudo e dedicação do profissional. Espero que você encontre um profissional que preencha esses aspectos, você se beneficiará muito do processo psicoterapêutico. Qualquer coisa estou a disposição.
Sim! Uma ajuda psicológica.
Como você já faz acompanhamento com o psiquiatra, seria importante procurar um psicólogo para fazer um acompanhamento profissional. A psicanálise é uma das abordagens mais conhecida da psicologia e é natural gerar dúvidas. O importante é você se identificar com o profissional, independente de sua abordagem de atuação. Sugiro que pesquise um pouquinho sobre, pois o quadro de ansiedade muitas vezes interfere na nossa qualidade de vida.
Olá, como vai? Vou buscar uma resposta a sua pergunta para te auxiliar a entender alguns pontos. Primeiro: se você está com sintomas compatíveis com Transtorno de Ansiedade ( incluindo Pânico) e Depressão, pode ser bom que você se consulte com um psicólogo ou um psicanalista, além do psiquiatra. Quem é o psicólogo? É aquele que se graduou em psicologia e que no decorrer do curso conheceu várias linhas psicoterapêuticas (Terapia Cognitiva, Cognitivo-Comportamental, Existencial, Teorias e Técnicas Psicanalíticas, Gestalt-Terapia e etc), além de técnicas de avaliação psicológica (entrevistas, testes, procedimentos, dentre outros). Depois de sua graduação, ele pode estudar algum tema ou uma abordagem mais específica. O psicanalista é uma pessoa que fez um curso de 4 anos em psicanálise (não em psicologia) e não precisa ser psicólogo. Não é exigência, ele pode ser um enfermeiro psicanalista, um advogado psicanalista, um psicólogo psicanalista. As abordagens psicanalistas são menos diretivas, consideram o inconsciente como determinante na consideração do comportamento, das vivências emocionais, do universo psíquico e é condutor para as escolhas que as pessoas realizam no decorrer da vida. Então, você pode procurar tanto um psicólogo, quanto um psicanalista. Estou sendo muito breve porque no fim, o mais importante será a construção do vínculo terapêutico, o quanto você se sente bem com determinado profissional e percebe, no decorrer das sessões, benefícios para sua saúde mental e para sua vida, de maneira geral. Fique bem. Abçs, Jaqueline.

Olá!
Bem importante se dispor a se colocar em trabalho diante do que te acomete como sintoma. A psicanálise pode ajudar muito.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Sugiro que conheça melhor a abordagem psicanalítica para poder decidir sobre a abordagem. Talvez fazer uma consulta experimental com cada. Abraços
Acredito que sua dúvida seja entre o que faz um psicólogo ou o que faz um psicanalista. Psicólogo é um especialista do comportamento humano e que ajudará em suas dificuldades emocionais e comportamentais dentro da abordagem teórica que seguir,inclusive a psicanálise. Já o psicanalista é um psicoterapeuta que atua na compreensão da formação psiquica do indivíduo,na qual podem haver falhas no desenvolvimento e fixação em fases anteriores que podem ocasionar conflitos/dificuldades no momento atual.Ambos poderão lhe auxiliar,porém o que precisa levar em conta é como se sente diante de cada profissional,se tem necessidade maior em falar ou ser ouvido,de ter orientações mais objetivas ou ter reflexões próprias a partir do que fala em sessão.Procure um dos especialistas e tire suas dúvidas antes de marcar a consulta.
Olá, é essencial que você procure um psicólogo para auxiliar o tratamento, quanto mais você se dedicar, melhor vai ser sua resposta ao tratamento. A medicação trata o sintoma, porém a causa e as outras questões que envolvem os transtornos mentais somente são tratados com um psicólogo.
Para os casos de ansiedade, depressão e pânico a abordagem com maior comprovação científica de eficácia é a TCC (terapia cognitivo comportamental). Pesquise um bom profissional da área, ele certamente irá ser essencial para o seu tratamento.
Um abraço!
Olá, como os colegas já destacaram, a medicação te ajuda a lidar com os sintomas da depressão e a psicoterapia pode te ajudar a tratar a causa ou amenizar as respostas emocionais prejudiciais. Fique bem!

Gostaria de observar que vale muito apena conversar com um psicólogo sobre o que pensa e sente. Mesmo que tenha que conhecer mais de um profissional (faz parte do processo de identificação/vinculo), será compensador.
Oie! Além do acompanhamento com psiquiatra para tratar da ansiedade, depressão e pânico, é essencial o atendimento psicológico. A Psicanálise é uma das abordagens possíveis dentro da psicoterapia. Mas estudos comprovam uma maior eficácia de outra abordagem da psicologia, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), no enfrentamento mais urgentes dos sintomas dos transtornos que você mencionou. Espero ter esclarecido sua dúvida! ;)
Olá, para que o tratamento seja mais efetivo, é importante o acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Segundo a OMS a Terapia cognitivo comportamental é a mais indicada para os Transtornos de Ansiedade e Transtornos de Humor, Depressão. A psicoterapia é coadjuvante no tratamento farmacológico. Procure um psicólogo especialista
Na realidade o pânico já surge por conta da ansiedade. Você faz uma verdadeira peregrinação por vários especialistas e não encontra um diagnóstico para seus sintomas. Você entra em pânico, medo de morrer e muitas vezes de enlouquecer. Na realidade os problemas psíquicos, da subjetividade, só os especialistas da saúde mental, sabem diagnosticar. Segundo os cientistas da área, a TCC é a mais Recomendada.
Um psicólogo para ajudar você a apropriar-se de sua mente e discernir os pensamentos construtivos dos destrutivos e desenvolver a capacidade de usar a mente como ferramenta para viver bem!
Um abraço,
Lea
Concordo com os meus colegas acima que o ideal é sim ter uma equipe multidisciplinar te acompanhando. Agora, sobre você procurar um psicólogo ou psicanalista, você pode ter os dois em um só profissional! Considere ser importante na sua escolha o vínculo, a forma como você se sente com o profissional que te acompanha.
Boa tarde! Quem te deu esse diagnóstico? Caso você realmente esteja com transtorno de ansiedade, depressão e pânico, é importante que você tenha um tratamento multidisciplinar. Que une psicólogo/psicanalista (esse trata das partes emocionais) e psiquiatra (esse trata dos sintomas físicos com medicações). Espero ter ajudado, fique bem!
O mais importante é que busque ajuda profissional para tratar sua saúde.
Olá. Espero que esteja bem! :) O acompanhamento psicológico é muito indicado. Ele auxilia na descoberta dos motivos que podem causar esses transtornos e propicia uma maior saúde emocional.
Oriento que procure um psicólogo da abordagem cognitiva - comportamental. Há estudos científicos que comprovam a boa evolução clínica dessa abordagem no tratamento dos transtornos ansiosos e depressivos em geral. Encontro-me à disposição !
Na verdade, você pode optar por qualquer uma das duas opções, mas vou te explicar a diferença para que você entenda melhor. Para ser Psicólogo, é necessário a graduação em psicologia. Em psicologia, existe uma diversidade de abordagens, uma delas é a abordagem psicanalítica, que apesar de utilizar recursos teóricos da psicanálise, se trata de um processo em Psicoterapia. Enquanto a formação do Psicanalista é baseada em um tripé, sendo estudo teórico, supervisão e formação contínua. O psicanalista não precisa ser formado em Psicologia para atuar. Existem profissionais como eu, que tem a formação em Psicologia e também em Psicanálise.
Olá, como vai? É importante conciliar os dois tratamentos para ter melhores resultados neste processo e de fato conseguir aliviar esses sintomas. Existem diversas abordagens dentro da psicologia, como a psicanálise, comportamental, gestalt, humanista e outras, mas todas elas serão benéficas para este momento. Espero que faça sentido. Um forte abraço.
Oii, como você está hoje?
Depressão e ansiedade são transtornos mais comuns nos dias atuais. Eles podem acompanhar a pessoa, por toda a vida, porém estando sob controle e sem o auxilío de medicamentos. Em outros momentos, em virtude de situações gatilho, eles podem retornar com maior intensidade. A psicoterapia é uma excelente medida para que você possa se conhecer melhor e se fortalecer de modo que os sintomas de tais transtornos, cada vez sejam menos duradouros. Recomendo que busque ajuda de um psicólogo que sinta confiança, por isso a relação entre vcs é a parte mais importante, pois precisa ter vinculo para conseguir expressar suas dores emocionais, e não é algo fácil, não é mesmo?
Me chamo letícia e sou psicóloga. Me coloco à disposição.
Sim, com certeza. Abraço
Se você já está em acompanhamento com um psiquiatra, é recomendável procurar um psicólogo como complemento ao tratamento. Os psicólogos são especializados em fornecer terapia e técnicas de aconselhamento que podem ajudar no manejo de transtornos de ansiedade, depressão e pânico. Eles geralmente usam abordagens baseadas em evidências, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia de aceitação e compromisso (ACT), que são eficazes para tratar esses transtornos.

Enquanto a psicanálise é uma abordagem valiosa para a exploração profunda da mente e das emoções, ela tende a ser mais orientada para questões de longo prazo e não é amplamente considerada como tratamento de primeira linha para transtornos de ansiedade, depressão e pânico. Portanto, um psicólogo com experiência em terapias específicas é geralmente mais apropriado para o complemento ao tratamento que você já está recebendo do psiquiatra. Certifique-se de discutir suas necessidades e objetivos com seu psiquiatra e psicólogo para garantir uma abordagem de tratamento bem coordenada.
Sim! É importante que você faça acompanhamento psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Com certeza é muito importante o tratamento conjunto de profissionais da psicologia e da psiquiatra.

Sou psicológo, trabalho com Psicanálise e ofereço Psicoterapia Psicanalítica, a qual recomendo pela eficácia nesses transtornos. Saliento que dentro de uma mesma abordagem, os profissionais podem ser bem diferentes. Por isso, caso seja necessário, você pode experimentar diferentes psicoterapeutas até encontrar o certo para você.

O mais importante é encontrar um profissional com quem você se sinta confortável e seguro, pois a qualidade da relação terapêutica é um fator crucial para o sucesso do tratamento.

Espero ter auxiliado! Abraço.