Meu amigo é uma pessoa maravilhosa, mas quando bebe ele se transforma em algo totalmente oposto do que

7 respostas
Meu amigo é uma pessoa maravilhosa, mas quando bebe ele se transforma em algo totalmente oposto do que é, fica agressivo. Queria ajudá-lo, ele deve iniciar tratamento com psicologou ou psiquiatra?
Olá, boa tarde, primeiramente acho louvável sua atitude em ajudá-lo. Porem, seria interessante ouvir se seu amigo tem interesse em ser ajudado, se percebe que há uma alteração em seu comportamento, se isso ocorre em outras situações e se tem trazido consequências e limitações em sua vida social, profissional. Após essa checagem, sugiro sim um acompanhamento psicológico, de preferencia numa abordagem cognitivo comportamental, para uma avaliação mais aprofundada.
Espero ter ajudado.
Abraços.

No caso, pode ser necessário o apoio medicamentoso (com acompanhamento psiquiátrico) já que muitas vezes a bebida é utilizada pelo indivíduo como tentativa de aliviar algum outro sintoma, como uma "automedicação". O acompanhamento psicoterápico é fundamental em todos os casos. Converse com ele e tente mostrar sua percepção, já que muitas vezes ele nem se dá conta. Estou a sua disposição.
Essa agressividade que se manifesta com o uso da bebida é algo que existe dentro dele. Importante que ele possa entrar em contato com seu lado mais agressivo, que todos nós temos, enquanto está sóbrio e ter uma escuta profissional para isso. Psicoterapia ou psicanálise seria ótimas opções nesse caso, mas apenas se ele mesmo quiser.
Com ambos os profissionais. Simultaneamente, se possível.
Ele está apresentando problemas psicológicos decorrentes do abuso de álcool. É importante que os amigos e familiares expliquem o que está acontecendo, pois são quadros que normalmente quem esteve alcoolizado esquece. Nem sempre ele vai lembrar das atitudes que teve. Se ele está disposto e preocupado com a situação, você pode incentiva-lo a buscar tratamento psicólogico. A psiquiatra pode ser uma alternativa, mas seria mais importante que ele esteja distante de álcool, pois pode misturar o uso de remédios com álcool e ter consequências bem negativas. O ideal é inciar tratamento com profissional especializado em abuso de substâncias.
Quando bebem, uns ficam agitados, outros choram, outros dançam em cima do balcão, outros amam todo mundo. Mas algumas pessoas ficam muito agressivas e acabam constituindo um risco para si mesmas e os outros. É importante ver com ele se ele tem essa consciência e se quer ajuda. Seria muito válido para ele caso queira
O tratamento deve ser conciliado. Medico psiquiatra e psicólogo clinico.