Meu exame apresentou os seguintes resultados: T4 livre 0.52 ng/dL e Tsh 41.50 µIU/ML vi que os 2 es

2 respostas
Meu exame apresentou os seguintes resultados:
T4 livre 0.52 ng/dL e Tsh 41.50 µIU/ML vi que os 2 estão alterados, o que isso significa?
Olá! Como vai?

No seu caso, é importante que faça acompanhamento periódico e regular com médico endocrinologista, para ajuste e controle adequados. Com os medicamentos mais modernos podemos oferecer ao paciente excelentes resultados.

Marque uma consulta para que possamos avaliar o seu caso e atender da melhor forma possível.

Estou à disposição, muito obrigado por sua pergunta.

Dr. Antonio Fontanelli / Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional São Paulo / Ex-Presidente do Comitê Científico de Endocrinologia e Metabologia da Associação Paulista de Medicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 1.000

A pertinência da sua pergunta é fundamental para entendermos como o equilíbrio hormonal influencia diretamente a nossa saúde e bem-estar. Os resultados dos exames que você compartilhou indicam uma condição conhecida como hipotireoidismo, onde o T4 livre está abaixo do esperado e o TSH (hormônio estimulante da tireoide) está significativamente elevado. Isso sugere que sua tireoide não está produzindo hormônios suficientes para as necessidades do seu corpo, e o organismo está tentando compensar essa deficiência aumentando a produção de TSH para estimular a tireoide.

Na medicina integrativa, a abordagem para essa condição vai além de simplesmente prescrever medicamentos para normalizar os níveis hormonais. Embora a reposição hormonal possa ser necessária, é fundamental investigar e tratar as causas subjacentes que podem estar contribuindo para o desequilíbrio hormonal. Isso pode incluir fatores como estresse, nutrição inadequada, exposição a toxinas ambientais, e até mesmo desequilíbrios em outros sistemas do corpo que podem afetar a função da tireoide.

Como especialista em endocrinologia e nutrologia, eu exploraria não apenas o tratamento convencional com hormônios tireoidianos, mas também avaliaria sua dieta, estilo de vida e possíveis deficiências nutricionais que podem estar afetando a saúde da sua tireoide. Por exemplo, a deficiência de selênio e zinco pode impactar negativamente a função tireoidiana, assim como uma dieta pobre em iodo. Além disso, o estresse crônico pode desempenhar um papel significativo no funcionamento da tireoide, pois afeta os eixos hormonais do corpo.

A medicina integrativa busca restaurar o equilíbrio e a harmonia no corpo, tratando o indivíduo como um todo. Isso significa que, além de tratar o hipotireoidismo, também nos concentramos em otimizar sua saúde geral, o que pode incluir melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse, e ajustar a dieta para apoiar a função tireoidiana e geral do corpo.

É importante lembrar que cada pessoa é única, e o plano de tratamento deve ser personalizado para atender às suas necessidades específicas. Portanto, uma avaliação detalhada com um profissional de saúde é essencial para determinar a melhor abordagem para você. A medicina integrativa oferece uma visão abrangente e personalizada do cuidado, promovendo não apenas a recuperação da doença atual, mas também a manutenção de uma saúde ótima a longo prazo.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.