Meu filho autista estar tomando depakene mais já no segundo dia estar muito sonolento e tonto e não

3 respostas
Meu filho autista estar tomando depakene mais já no segundo dia estar muito sonolento e tonto e não estar bincando.foi a neuropediatra que passou achei estranho porque quando li a bula vi que é um remédio pra epilepsia e contra indicado pra menores de 10 anos meu filho só tem 2. Devo dar para o meu filho?
O Depakene* (ácido valproico) foi produzido, originalmente, para epilepsias, mas é também usado, por exemplo, como estebilizador do humor e para potencializar efeito de antidepressivos. Em caso de necessidade é possível, sim, usá-lo em pessoas menores de 10 anos. O autismo não possui nenhum tratamento medicamentoso específico, de modo que, possivelmente, o neuropediatra deve ter passado a medicação para algum dos sintomas ou comportamentos que seu filho apresenta. É impossível avaliar a propriedade da prescrição, sem conhecer seu filho pessoalmente, de modo que você deve tirar suas dúvidas diretamente com o médico dele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Juliana Lucena
Neurologista pediátrico
Recife
Concordo com o colega quanto a reavaliação do seu filho pelo médico assistente sobre o porque da medicação. Em relação ao início da idade do depakene, fazemos até em lactentes a depender do quadro clínico com segurança. Então a idade de 2 anos não seria uma contra-indicação.
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
É compreensível que você esteja preocupado com a prescrição do medicamento para o seu filho. O Depakene é um medicamento anticonvulsivante que pode ser utilizado em outras condições neurológicas, além da epilepsia. No entanto, é importante seguir as orientações da neuropediatra que prescreveu o medicamento e esclarecer todas as suas dúvidas com ela.

Quanto aos efeitos colaterais que você relatou, sonolência e tontura são comuns em pacientes que iniciam o uso do Depakene, especialmente nos primeiros dias de tratamento. Esses sintomas geralmente desaparecem com o tempo, mas se persistirem ou piorarem, é importante informar o médico.

Em relação à idade do seu filho, é verdade que o uso de Depakene é contra indicado em crianças com menos de 2 anos de idade. Portanto, é importante conversar com a neuropediatra e esclarecer se a prescrição do medicamento é realmente necessária e se há outras opções terapêuticas.

Lembre-se sempre de seguir as orientações médicas e não hesite em esclarecer todas as suas dúvidas e preocupações com o médico responsável pelo tratamento do seu filho. Em caso de dúvidas adicionais, uma teleconsulta pode ser uma opção segura e conveniente para você e seu filho, onde você pode conversar com um neuropediatra de confiança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 629 perguntas sobre Depakene
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.