Meu filho de 10a foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger, possui excelente linguagem e vai bem

5 respostas
Meu filho de 10a foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger, possui excelente linguagem e vai bem na escola,tem dificuldade de lidar com a frustração e amizades, passa por avaliação neuropsicológica e na escala de traços autísticos teve a pontuação de 10 pontos o que isso pode significar?
Olá, vou complementar as respostas anteriores, é importante que esta avaliação seja minuciosa a detalhes de dia a dia, relacionamento social, interesses, vontades, comportamento, etc...Pelo DSM - 5, este nome deixa de existir e passa a ser classificado como um espectro do autismo) e é importante citar que casos considerados mais "leves" de TEA (asperger), por exemplo, nem sempre são sensíveis as escalas. Nós do Brasil, estamos atrasados em pelo menos 20 anos em relação ao EUA, por exemplo, em quesitos de escalas diagnósticas de TEA. Entretanto, existem algumas boas que são validadas e utilizadas para ajudar no diagnóstico clínico. Além do uso destes instrumentos, o diagnóstico ainda é clínico, através da observação e exame clínico. Portanto, se ele já está em avaliação neuropsi, todos estes pontos serão analisados antes de ter o diagnóstico.
Abraços.

Bom dia.
Conforme o diagnóstico clínico assim definido, é importante esclarecer que este transtorno não define limites para investimento profissional, pois a ciência está em constante evolução. Sendo assim, é possível executar estratégias psicológicas que assim permitirá o aumento do grau de funcionalidade do seu filho no contexto pessoal, familiar e reflexo no meio social.
Geralmente um médico de fato ético não solicitaria avaliação neuropsicológica com objetivo de classificar um transtorno invasivo do desenvolvimento como o transtorno de Asperger. O diagnóstico é clínico e não restrito a psiquiatras. O importante é avaliar o grau que o Asperger ocupa no espectro autista para estabelecer estratégias de como lidar com a criança no ambiente familiar, escolar e social e para isto existem profissionais especificamente preparados para dar suporte especializado aos país.
Prezada, avaliação neuropsicóloga é um instrumento muito importante e válido para análise do comportamento, principalmente quando temos que quantificar em números, algo que é extremamente subjetivo como o comportamento humano.
Mas, até a presente data, o diagnóstico de nenhuma doença psiquiátrica não incorpora em seus guias e concensos avaliação neuropsicologica, nem exames para diagnosticar ou classificar autismo, depressão, psicose, etc. (CID 10 e DSM 5)
Logo, independente do valor, esta questão de significado deve ser tratada com o médico que solicitou esta avaliação.
Ele estará apto para traduzir este número em sua real dimensão CLINICA e até prognostica para seu filho.
Qualquer tentativa de interpretar somente este número por mim ou qualquer outro profissional que não viu seu filho, será incompleta e tendenciosa.
Procure o médico que prescreveu o teste e converse abertamente com ele.

Abraços
Prof David
olá,
Essa escala e para pode classificar dentro do espectro autista o nível que seu filho se encaixa, mais neste momento o que importante agora e iniciar o tratamento para que ele posso aprender a lidar com a frustrações, a fazer laços sociais, uma intervenção precoce neste momento maior a probabilidade de sucesso, o autismo e uma patologia que envolve dificuldades que envolve a relação com o outro e com a linguagem, o tratamento psicanalítico ajuda a criança, adulto a reverter esse quadro de isolamento, fornecendo a ele condições de falar, lidar com a frustração e fazer laços sociais.

abraços