Meu filho foi diagnosticado com , com défice de atenção e hiperatividade e foi medicado mais com a

Meu filho foi diagnosticado com , com défice de atenção e hiperatividade e foi medicado mais com a medicação ele ficou muito violento, o que posso fazer?

9 respostas


Você deve levar seu filho ao psiquiatra infantil que o diagnosticou com TDAH para que seja feita uma avaliação do quadro e seja proposto o manejo correto. Faça isso com brevidade. Espero ter ajudado. Um abraço.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Te aconselho a conversar com o profissional que o acompanha, para investigarem a real causa dessa agressividade, se química ou emocional. Uma psicoterapia é de estimável importância neste momento. Grande abraço

Rita K  A  Costa

Rita K A Costa

Psicólogo

São Paulo

Agendar consulta

Aconselho voltar ao médico que o acompanha. Às vezes o psicoestimulante pode provocar isso.


Quadro de TDAH são marcados por episódios de impulsividade, pela dificuldade de controle inibitório. Sugiro procurar o profissional que acompanha seu filho e realização de psicoterapia cognitivo-comportamental ou comportamental para realizar intervenções que auxiliam nestes aspectos.


Seu filho precisa ser reavaliado por médico paiquiatra da infância, seja ele o que o avaliou inicialmente ou outro profissional, assim rever o tratamento ou até mesmo o diagnóstico.


Tecnicamente não tenho o que acrescentar aos comentários acima. A minha contribuição, uma vez que não sabemos pela pergunta qual a idade da criança, vai na direção de esclarecer alguns desafios comuns aos pais que tem seus filhos com algum psicodiagnóstico. As crianças tendem a ser mais sensíveis aos rótulos que lhes damos do que os adultos. Dessa forma para além dos possíveis efeitos de uma medicação é importante investigar as seguintes possibilidades: 1. Como a criança se sente diante do diagnóstico. Essa informação não se consegue verificar simplesmente perguntando a ela. 2. O que tomar um remédio designado para tratar um transtorno pode significar para criança. 3. Para além dos estados violentos apresentados pela criança, relativa a pergunta feita aqui, alguma outra mudança comportamental foi verificada, mesmo que sutil? De qualquer forma como bem informaram meus colegas, os dois primeiros passos recomendados é retornar ao psiquiatra que já trata a criança e buscar um tratamento psicoterápico.


Você pode entrar em contato com o medico do seu filho e informar sobre essa mudança. Eu não sou psiquiatra ou neuro, mas nós psicólogos observamos no consultório muitas queixas de piora e/ou sintomas indesejados no inicio de tratamentos medicamentosos que com o passar de alguns dias somem ou melhoram. Isso se deve ao fato de que o organismo no inicio ainda esta se adaptando a esses medicamentos. De todo modo é importante entrar em contato com o medico por ser a pessoa mais indicada para te dizer o que fazer nesse momento.


Retorne ao profissional para continuidade do trabalho ou procure uma segunda opinião. Esse diagnóstico é muito delicado e pode se manifestar de diversas formas. O comportamento do TDAH e a agressividade pode ser uma adaptação ao ambiente ou às relações. Recomendo uma abordagem terapêutica trabalhar o desenvolvimento emocional do seu filho.


Melhor sinalizar imediatamente ao medico responsável sobre a presença de comportamentos antes inexistentes. Buscar a psicoterapia como tratamento complementar e exames de neuropsicologia, a cada seis meses para mensurar a melhora do score do nível de desatenção também pode favorecer o acompanhamento dos sintomas do paciente.

Elaine Pestana

Elaine Pestana

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.