Meu filho qdo tinha 2 anos parou de falar pq ficou surdo por causa de otite, ficou 1 ano surdo ate fazer

7 respostas
Meu filho qdo tinha 2 anos parou de falar pq ficou surdo por causa de otite, ficou 1 ano surdo ate fazer a cirurgia, hoje ele escuta e voltou a falar, mas é muito irritado ,indisciplinado, nao aceita o NÃO como resposta, tem a coordenaçao motora ruim pra escrever. Será algum transtorno?
Certamente o seu filho viveu uma série de dificuldades em se expressar e em ser reconhecido em suas demandas e desejos. Quanta angústia deve ter vivido tão prematuramente e como suas dores devem ter sido ainda mais precárias em simbolização, já que a linguagem certamente foi afetada em sua assimilação, já que não podia ouvir.
Consulte um bom psicanalista para em sessão o seu filho possa traduzir toda essa dor, desejo e angústias e trabalhar com isso. Deve ser muito difícil a ele se expressar de outra forma que não corporal, não há registros de linguagem suficientes ali.

Um conjunto de fatores podem estar influenciando o quadro clínico atual de seu filho. Antes de se pensar em transtornos ou mesmos em um diagnóstico ou psicodiagnóstico, é importante ele receber avaliação de diferentes profissionais da saúde. Talvez, uma psicoterapia lhe trará melhora na questão da irritabilidade, na da disciplina, um bom psicopedagogo. Nas questões motoras e de escrita, e, de possíveis outras comorbidades oriundas do quadro clínico do seu filho, que se deu quando tinha dois anos, bem como, fatores outros do desenvolvimento infantil não trazidos na sua pergunta, possivelmente podem ser beneficiados por uma avaliação neurológica e uma avaliação neuropsicológica. Cuide bem dele! Todos nos merecemos o melhor! Atenciosamente, Alan
Você não disse a idade dele hoje- dado importante pra conhecer sua idade emocional, por exemplo- e sua irritabilidade não significa necessariamente um transtorno, mas aponta para que pai e mãe sejam ouvidos por psicopedagoga ou psicóloga infantil para exame da dinâmica relacional da família, formas de cuidado, rotinas domésticas, convivência na escola, etc. Muito provavelmente o problema não está com esta criança. Ocorrendo melhor compreensão de um conjunto de fatores presentes na vida da criança pode-se conseguir mudanças significativas positivas.
Olá!!
Para um diagnóstico preciso é necessário uma avaliação presencial, pois pode ser necessário também avaliação com outros profissionais e exames clínicos!
Estou a disposição
Entendo e compreendo o quanto esteja preocupada. Mas vejamos, antes de um diagnóstico precoce, acredito ser interessante procurar um médico neuropsiquiatra para descartar quaisquer questões biológicas ( não sei a idade dele hoje) e após sugiro uma avaliação neuropsicológica. Lembrando que um sintoma por si só não determina um quadro opositivo desafiador, importante investigar em que situações esses sintomas surgem e com que intensidade.
abraços.
Toda vez que uma criança não consegue aprender, a conclusão imediata é que se trata de uma "deficiência de aprendizado". Quando as pessoas não sabem como mudar algo, geralmente começam a procurar uma forma de justificar a falha, em vez de estudar uma maneira diferente de abordar o assunto para encontrar uma solução. Prefiro considerar o caso do seu filho ao invés de um "transtorno", sim como uma "disfunção de ensino". É necessário ensiná-lo novas formas de disciplina, controle e coordenação motora. Veja bem, a forma de ensinar isso a ele deve ser adaptada as necessidades dele. Talvez o modelo da escola, por exemplo, não consegue transmitir para ele as informações necessárias na "linguagem da mente dele". Seria como eu tentar conversar com você em inglês, mas você sabendo apenas português. Você não teria um transtorno por não me entender, apenas não falamos a mesma linguagem. Também seria estranho te dar um remédio apenas por não falarmos o mesmo idioma.
E muito provável que o menino se encontre com dificuldade de acesso ao aprendizado , pois ele passou algum tempo com dores de ouvido, depois ficou sem ouvir, sem poder se comunicar e por certo , passou por um período de tempo onde ele nao poderia assimilar as coisas como de costume aconteceria se ele estivesse bem . Esta lacuna pode ser normalizada com uma psicoterapia , onde a criança é atendida junto com os pais algumas vezes . Um novo caminho vai ser encontrado para melhorar a comunicação com ele, atenção , o retorno dele se mostrar em sintonia.Ele vai sentir se mais acolhido, compreendido e aceito como é.