Meu filho tem 3 anos só aceita comida líquida (papinha) ... Não aceita de forma alguma arroz, feijão

26 respostas
Meu filho tem 3 anos só aceita comida líquida (papinha) ... Não aceita de forma alguma arroz, feijão e assim por diante ...demais alimentos como pão, biscoito e demais ele come normalmente mais almoço ele até vomita se insisto. Qual especialidade devo leva-lo para tratamento?
Se não há causa orgânica que esteja produzindo essa recusa por determinados alimentos, um psicologo/psicanalista poderá contribuir para contornar essa situação. O que o pediatra dele pensa e sugere? Já fizeram algum tipo de investigação alérgica?

É Importante consultar o pediatra e depois fazer psicoterapia com EMDR que vai ajudar a individuar as causas emocionais que levam a recusa dos alimentos sólidos. Procure algum profissional da área certamente vai ter algum resultado melhor. Se quiser mais informações entre em contato estou a disposição
Seria bom consultar o pediatra e o psicólogo.
Também é importante fazer uma avaliação psicológica do seu filho e posterior orientação a vocês, pais.
Normalmente nesse tipo de situação, os pais acabam ficando
ansiosos com relação a alimentação do filho, o que acaba
dificultando e mantendo o problema.
Um abraço!

Um pediatra é a primeira opção a ser escolhida, um psicólogo a segunda .Como sempre coloco aqui exite diversas abordagens dentro da psicologia e todas são eficazes , ouso dar uma ideia de abordagem , a ludoterapia seria muito interessante e se adequa perfeitamente neste caso ! Espero ter ajudado um abraço!
Olá, boa tarde. Primeiramente é necessário descartar qualquer origem orgânica dessa recusa. Descartada alguma doença relacionada ao sintoma apresentada, procure uma psicóloga, independente da linha de atuação, vais obter benefícios na diminuição desse sintoma, alívio no teu sofrimento e até mesmo entendimento dos fatores geradores dessa recusa. Abraços
Vale a pena consultar com uma nutricionista infantil e uma psicóloga também infantil. Lembrando que as consultas são para as crianças mas também com orientação e participado dos pais. A criança já frequenta a escola? Como é a alimentação dele por lá?
Interessante, acompanhamento da pediatria e intervenção do psicólogo por se tratar de comportamento, seria viável avaliar o perfil psicológico da criança.
O ideal é conversar inicialmente com a ()pediatra dele para ver qual o parecer dela. Posterior a isso, procure um terapeuta para conversar com seu filho, ele poderá ajudar a descobrir o pq disso estar acontecendo. Fique bem.
Mauricio Cardoso.
Depois de ter verificado junto ao pediatra que não há nenhum
Problema orgânico, eu sugiro um psicólogo / psicanalista. A psicanálise para as crianças pequeninas através de brinquedos é sensacional e muito efetiva. Nela ela irá reproduzir os medos e ansiedades que a levam a isso.
Olá! Uma avaliação psicológica é importante afim de investigar se não há outras questões contribuindo ou fazendo parte do quadro atual, com isso, é possível chegar em um diagnóstico e direcionar o tratamento. Descartando ou tratando em paralelo com o pediatra causas de origem orgânicas.
Olá! Imagino que as dificuldades relacionas a alimentação já tem te preocupado há um bom tempo, afinal seu filho está com 3 anos e permanece vinculado às papinhas. Você já deve ter levado essa questão para o(a) seu(sua) medico(a) - ou seja, você já sabe que o problema não é orgânico - e já deve ter conversado com várias pessoas sobre isso. Você pergunta para qual especialista você deve levá-lo e penso que diversos profissionais, de diversas abordagens, podem trabalhar a questão. Como psicanalista, penso que uma intervenção muito efetiva é uma análise mãe/criança/família. Digo isso porque embora o problema se manifeste nesta dificuldade alimentar dele, a origem da dificuldade está em outro lugar e certamente não é só no seu filho. É preciso ver isso com atenção e cuidado, afinal se essa questão for resolvida agora ele poderá crescer e se desenvolver com mais tranquilidade.
Eu me interesso muito por este tipo de trabalho e estou à sua disposição. Tenho poucos horários disponíveis aqui na agenda do doctoralia, mas eventualmente, se você se interessar em conversar e os horários não se encaixarem com os seus, podemos procurar horários melhores. Não costumo cobrar entrevista, então fique a vontade para me procurar se quiser conversar.
Um abraço!
Olá, sugiro que você converse com o pediatra dela, para investigar se há alguma causa orgânica. Ela deve indicar outro especialista, caso veja necessidade. Se constatarem que não tem nenhum problema orgânico, procure um psicólogo que seja especializado em crianças pequenas. Boa sorte!
Olá, em qual profissional você costuma levar seu filho? Tem algum profissional que conhece você e seu filho, desde que nasceu? Em geral é o pediatra. É muito importante saber a história de vocês! Dependendo da origem do problema precisa de uma psicóloga, uma fonoaudióloga... Você precisa se sentir cuidada e orientada, um bom profissional pode ouvir como e quando esse problema começou e te orientar nesse processo, mesmo que seja necessário encaminhar.
Vi que sugeriram pediatra e psicologo, mas talvez valha a pena pensar em uma fonoaudióloga. Algumas fonos trabalham com recusa alimentar infantil. Abraço.
Boa tarde! Os transtornos alimentares, em alguns casos, podem estar vinculados à questões emocionais porém, para tal, é importante uma avaliação presencial com o profissional. Sugiro que avalie a possibilidade de atendimento psicoterápico para o mesmo. Cabe lembrar que, para alguns casos, a Psicóloga (o) poderá sugerir que os pais e/ou cuidadores também estudem a possibilidade de fazer análise.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Boa tarde! É preciso verificar junto ao médico se há questões orgânicas. Importante buscarem ajuda psicólogica pra entender questões emocionais que possam estar interferindo.
Ola, acredito que você tenha uma caminho a pecorrer com o seu pequeno, com 3 anos é muito importante que você reporte essa preocupação e observação a pediatra, talvez seja preciso que ela inicie uma investigação. Outras especialidades que nesse primeiro momento pode ter ajudar seria uma nutricionista, especializada em alimentação infantil, e uma fonoaudióloga e descartado qualquer comprometimento físico uma psicanalista.
Muitos irão lhe recomendar outros tratamentos, que podem melhorar os sintomas mas não irão trabalhar a causa. A causa deste comportamento pode ser tratada em Psicologia, sugiro uma conversa inicial com um profissional desta área, tenho experiência e espero poder ajudar. Fique à vontade para falarmos mais!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80
Olá, entendo sua preocupação e como os meus colegas acima, indico tirar dúvidas com o pediatra sobre causas orgânicas. Tente averiguar com detalhamento essa questão para realmente se descartada ou tratada. Caso seja descartado algo orgânico, recomendo atendimento psicológico com o profissional que tenha conhecimento para este tratamento específico. Ele te dará suporte para introduzir alimentos sólidos e cuidar do processo com sucesso.
Olá! Se seu filho já foi avaliado pelo pediatra é interessante procurar também avaliação de um Terapeuta Ocupacional especializado em Integração Sensorial. Depois da avaliação desse profissional poderá ter mais clareza do tratamento com a colaboração de nutricionista e psicólogo infantil.
Olá! Recomendaria que inicialmente buscasse descartar questões orgânicas verificar com pediatra. Se as questões orgânicas estiverem bem, seria importante buscar sim psicólogo com ênfase em treinamento de pais e infância. Nesse primeiro momento não é necessário ainda que a criança entre em terapia, as vezes trabalhando a relação da criança com os pais e técnicas comportamentais da terapia comportamental podem auxiliar na queixa, em conjunto com uma melhor avaliação e diagnóstico. Abraço
Sou psicóloga mas acredito que neste caso é importante procurar um nutricionista para que ele consiga te ajudar em estratégias de introdução de sólidos.
Olá. Acho que primeiro passar por um médico, para descartar se há alguma doença orgânica. Caso não haja, importante conversar com um nutricionista infantil e até um psicólogo para avaliar o caso.
Olá, boa tarde. Antes de tudo, sei como deve estar sendo difícil e angustiante para você, como mãe o que está passando. O que sugiro é que procure o pediatra de sua confiança para que possa avaliar e descartar qualquer causa de origem orgânica, e após terapia, será muito benéfico, tanto para seu filho quanto para você.
Espero que fique tudo bem e logo se resolva.
Fico a disposição.
Um abraço
Um psicólogo poderá avaliará a situação, fará perguntas detalhadas sobre os hábitos alimentares do seu filho e pode recomendar uma abordagem que pode incluir a exposição gradual a novos alimentos, estratégias para tornar as refeições mais agradáveis e técnicas para diminuir a ansiedade relacionada à alimentação.
Olá! Neste caso é necessário um trabalho multidisciplinar, com pediatra, nutricionista e psicólogo. É preciso entender se há alguma causa orgânica, algum tipo de intolerância ou alergia alimentar. É preciso compreender as relações objetais desta criança no seu período inicial de vida, o desenvolvimento da sua oralidade, os processos de amamentação, desmame e introdução alimentar, a afetividade com seus cuidadores, assim como a relação de todo o ambiente familiar com a comida. Mas o mais importante neste momento é não forçar a ingestão desses alimentos, pois isso vai aumentar a sua aversão.