Meu filho tem 5 anos e está gaguejando, além dele ser um pouco tímido sinto que isso o tem atrapalhado
5
respostas
Meu filho tem 5 anos e está gaguejando, além dele ser um pouco tímido sinto que isso o tem atrapalhado na escola, e tem o fator da mãe também gaguejar rsrs será que devo levá-lo ao fonoaudiólogo..? no caso dele talvez seja mais fácil por ser criança, no meu caso que fui adulto não tive resultado.
Sim, você deve leva-lo ao Fono para acompanhamento. A avaliação de um Neurologista também pode ser útil. Mas, se perceber que a gagueira ocorre com mais frequência ou aparece apenas em momentos pontuais, (Cito como exemplo: situações de ansiedade, de strees ou de fobia), aconselho fazer acompanhamento com Psicólogo especialista em atendimento infantil, para verificação destes sintomas e se for o caso tratar na questão que motiva a gagueira. É importante saber da questão genética como o caso da mãe também sofre de gagueira, mas não podemos focar neste fator como única causa. É necessário acompanhamento de profissionais para sair da situação de angústia do "não saber" e entender se tem algum problema genético, social ou de comportamento, propondo assim um tratamento adequado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim! É sempre bom ouvir profissionais, no caso, Fono, neuro e psicologo.
É importante lembrar que o ser humano é biopsicosocial.
Significa que somos parte resultante do meio SOCIAL (das interações sociais como família, amigos, sociedade ),
somos também constituídos pelo BIOLÓGICO
(hereditariedade, pré disposições genéticas)
e o pelo PSICOLÓGICO ( personalidade, comportamento entre outros fatores.) E todo esse conjunto implica no que somos e nos formamos.
Por isso é importante investigar, entender e cuidar.
É importante lembrar que o ser humano é biopsicosocial.
Significa que somos parte resultante do meio SOCIAL (das interações sociais como família, amigos, sociedade ),
somos também constituídos pelo BIOLÓGICO
(hereditariedade, pré disposições genéticas)
e o pelo PSICOLÓGICO ( personalidade, comportamento entre outros fatores.) E todo esse conjunto implica no que somos e nos formamos.
Por isso é importante investigar, entender e cuidar.
Com certeza o ideal será procurar um profissional da fonoaudiologia para avaliar seu filho. Este profissional solicitará avaliação e acompanhamento com psicologia e se necessário avaliação neurológica.
Att
Carmen C.Gonçalves
Att
Carmen C.Gonçalves
A gagueira pode estar associada a questoes emocionais, vc relata que seu filho é tímido. Eu recomendo tratamento fonoaudiológico e acompanhamento em psicoterapia, de preferência na abordagem cognitivo Comportamental, tanto para seu filho como para você também! Boa sorte
Olá, tudo bem? Conforme a Dra Carmen mencionou é importante procurar um profissional da fonoaudiologia e um profissional da psicologia. A fonoaudióloga conseguirá auxiliá-lo nas questões da fala e a psicóloga conseguirá trabalhar as questões da timidez, sociabilidade.
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, me chamo Jessica, sou mãe de uma criança de 5 anos, que tinha um dificuldades na sala, mas ao passar dos anos melhorou, porém tem 3 semanas que está apresentando uma gagueira. O que fazer? Já que procurei um fono e ela disse que não tratava de gagueira.
- Boa Noite, já faço tratamento com fonoaudióloga há 3 anos. Sendo a Gagueira(disfemia) uma doença neurológica, existe algum tratamento medicamentoso, mesmo auxiliar, para a gagueira?
- Tenho 20 anos e gaguejo um pouco. Desde sempre eu falo e repito as últimas palavras da minha frase em um tom baixo ou sem som(ex: amo beber água... beber água... beber água), além de repetir aleatoriamente algumas coisas que as pessoas falam/eu falo/trechos de músicas depois de um tempo. Às vezes me…
- Ola tenho uma filha de 2 anos e meio q comecou a gaguejar do nada. Ela eh bilingue e fala ingles na creche e portugues em casa. Ela nao tinha nenhum problema e derrepentea duas semanas atras comecou a gaguejar do nada. Meu pai eh gago, pouco mas eh. Gostaria de saber o que fazer, e devo procurar ajuda,…
- Tenho um filho de 3 anos, percebemos que ele tinha um leve grau de gagueira aos 2 anos, porém achávamos normal pois ainda estava aprendendo a falar algumas palavras, hoje aos 3 está nítido e de 4 meses pra cá só tem piorado, as vezes repete o início da mesma palavra 3 ou 4 vezes, vai falar a palavra…
- Ola .. tenho 33 anos e sou gago desde pequeno ... já fui prejudicado muito em entrevistas de emprego so por ser gago
- Tenho 21 anos, tenho gagueira desde criança. Será q com um especialista consigo melhorar ou não tem mais jeito?
- Boa tarde! Eu me chamo lucineia. Meu filho vai fazer 5 anos ele tem dificuldade na fala , agora comecou a falar frases mais estou preocupada por que começou uma gagueira , tem vezes que fala sem gaguejar mais tem horas que fica ansioso para falar repete umas 3 vezes ex:: eu,eu,eu entre outras palavras.…
- Tenho 53 anos e ultimamente tenho gaguejado quase toda vez que vou conversar, minha.mandibula parece que treme, é uma sensação horrível e estou me sentindo muito mal com isso, muitas vezes prefiro ficar calada para não passar vergonha, sou tímida e tenho muita ansiedade por tudo que vou fazer. Alguém…
- Meu filho de 4 anos está com dificuldade na fala, coloca as mãos nos ouvidos e pula pra conseguir falar, às vezes ele fala sem dificuldade. Isso é sinal de gagueira ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Gagueira
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.